O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DOS TEMAS DA CULTURA CORPORAL: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID-UEPB.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7560 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1105 "inscrito_id" => 5003 "titulo" => "O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DOS TEMAS DA CULTURA CORPORAL: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID-UEPB." "resumo" => "A Educação Física escolar passou por um período onde a falta de identidade de conteúdos tornou-a “marginalizada” provocando um desestímulo aos docentes e um pré-conceito de uma disciplina banalizada pela sociedade. Não havendo um objetivo e diretrizes para desenvolver as aulas, a visão do ensino da Educação Física ficou limitada apenas pelo jogar bola ou o correr em volta de um espaço físico contrapondo-se assim as reais funções da disciplina (EF) de contribuir na formação física e intelectual dos indivíduos. Isso tudo deve-se ao processo histórico pelo qual a Educação Física passou até conseguir conquistar o seu espaço mediante a sua legitimação e com o surgimento de propostas de ensino que estão unificando as metodologias e os conteúdos a serem ministrados nas aulas. A cultura corporal é a proposta de conteúdos indicada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S) do ensino fundamental ao médio, que em seu conteúdo está: o jogo, a dança, a ginástica, a luta e o esporte. Com as propostas dos PCN’S e com a noção de construção cultural dos docentes é que desenvolvemos um trabalho de ensino-aprendizagem por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/Educação Física), através de observações, pesquisas, intervenções, com o uso da abordagem crítico-superadora e o auxilio de dois professores formados na área (um supervisor/coordenador de área do Programa docente da universidade e o outro, professor da disciplina educação física atuante na escola pública de ensino fundamental e médio), temos como objetivo desenvolver através dos temas da Cultura Corporal, uma Educação Física, que seja inclusiva a todos, que proponha ao aluno transformações no processo de aprendizagem, que seja capaz de formar cidadãos e que os alunos desenvolvam suas capacidades biopsicossociais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, CULTURA CORPORAL, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_18_32_26_idinscrito_5003_912394650a8e185904404586c2a8ae83.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA MARIA SOUSA TRAJANO" "autor_nome_curto" => "KARLA" "autor_email" => "karlastrajano@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTAUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7560 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1105 "inscrito_id" => 5003 "titulo" => "O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DOS TEMAS DA CULTURA CORPORAL: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID-UEPB." "resumo" => "A Educação Física escolar passou por um período onde a falta de identidade de conteúdos tornou-a “marginalizada” provocando um desestímulo aos docentes e um pré-conceito de uma disciplina banalizada pela sociedade. Não havendo um objetivo e diretrizes para desenvolver as aulas, a visão do ensino da Educação Física ficou limitada apenas pelo jogar bola ou o correr em volta de um espaço físico contrapondo-se assim as reais funções da disciplina (EF) de contribuir na formação física e intelectual dos indivíduos. Isso tudo deve-se ao processo histórico pelo qual a Educação Física passou até conseguir conquistar o seu espaço mediante a sua legitimação e com o surgimento de propostas de ensino que estão unificando as metodologias e os conteúdos a serem ministrados nas aulas. A cultura corporal é a proposta de conteúdos indicada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S) do ensino fundamental ao médio, que em seu conteúdo está: o jogo, a dança, a ginástica, a luta e o esporte. Com as propostas dos PCN’S e com a noção de construção cultural dos docentes é que desenvolvemos um trabalho de ensino-aprendizagem por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/Educação Física), através de observações, pesquisas, intervenções, com o uso da abordagem crítico-superadora e o auxilio de dois professores formados na área (um supervisor/coordenador de área do Programa docente da universidade e o outro, professor da disciplina educação física atuante na escola pública de ensino fundamental e médio), temos como objetivo desenvolver através dos temas da Cultura Corporal, uma Educação Física, que seja inclusiva a todos, que proponha ao aluno transformações no processo de aprendizagem, que seja capaz de formar cidadãos e que os alunos desenvolvam suas capacidades biopsicossociais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, CULTURA CORPORAL, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_18_32_26_idinscrito_5003_912394650a8e185904404586c2a8ae83.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA MARIA SOUSA TRAJANO" "autor_nome_curto" => "KARLA" "autor_email" => "karlastrajano@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTAUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }