Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA COMO REFLEXO DE SUA FORMAÇÃO

Palavra-chaves: PROFESSOR DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO, SOCIEDADE Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7323
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 807
    "inscrito_id" => 681
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA COMO REFLEXO DE SUA FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Esta comunicação objetiva discutir sobre a formação do professor de Geografia e a sua atuação, a partir da sua experiência no âmbito do contexto de sala de aula. O estudo dessa temática está inserido no cotidiano de toda sociedade, em especial, dos professores, pais e alunos, visto que, o modo com o qual formamos o sujeito aprendente seja de forma mecânica ou critica, traz repercussão no modelo de vida do cidadão de amanhã. Daí que a problematização desse estudo surgiu com as seguintes preocupações: Qual a diferença entre a formação tradicional e transformadora do professor de Geografia? Será que a prática da formação continuada que o professor de Geografia possui contribui ou não, para sair da ação educativa tradicional e assumir as necessidades da sociedade contemporânea? E de que maneira é a atuação em sala de aula de quem não teve nenhuma formação continuada? E, finalmente, como deve ser o perfil do professor de Geografia necessário para os dias atuais? Este estudo adota a pesquisa de campo, de natureza qualitativa com a aplicação de questionário composto por questões abertas e fechadas acerca da formação e atuação dos 9 professores entrevistados, no intuito de encontrar respostas para essas indagações. O aporte teórico que discute essas questões se apoia no documento oficial Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia (1998) e, nas pesquisas de Azanha (2006) e Callai (2003), entre outros. Os resultados apontam como conclusão que, apesar das transformações ainda, existe no Brasil a presença de uma Geografia tradicional, que não é muito valorizada se comparada com a Geografia contemporânea, que exige a criticidade do professor e do aluno e busca incessantemente, uma transformação que é aceita pelos sujeitos da ação educativa e atenda as necessidades do mundo moderno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO, SOCIEDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_03_17_53_idinscrito_681_365f5af30fd0b899ac15d561d178e6e8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO DOS SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ANTÔNIO"
    "autor_email" => "marcos-santos44@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7323
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 807
    "inscrito_id" => 681
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA COMO REFLEXO DE SUA FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Esta comunicação objetiva discutir sobre a formação do professor de Geografia e a sua atuação, a partir da sua experiência no âmbito do contexto de sala de aula. O estudo dessa temática está inserido no cotidiano de toda sociedade, em especial, dos professores, pais e alunos, visto que, o modo com o qual formamos o sujeito aprendente seja de forma mecânica ou critica, traz repercussão no modelo de vida do cidadão de amanhã. Daí que a problematização desse estudo surgiu com as seguintes preocupações: Qual a diferença entre a formação tradicional e transformadora do professor de Geografia? Será que a prática da formação continuada que o professor de Geografia possui contribui ou não, para sair da ação educativa tradicional e assumir as necessidades da sociedade contemporânea? E de que maneira é a atuação em sala de aula de quem não teve nenhuma formação continuada? E, finalmente, como deve ser o perfil do professor de Geografia necessário para os dias atuais? Este estudo adota a pesquisa de campo, de natureza qualitativa com a aplicação de questionário composto por questões abertas e fechadas acerca da formação e atuação dos 9 professores entrevistados, no intuito de encontrar respostas para essas indagações. O aporte teórico que discute essas questões se apoia no documento oficial Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia (1998) e, nas pesquisas de Azanha (2006) e Callai (2003), entre outros. Os resultados apontam como conclusão que, apesar das transformações ainda, existe no Brasil a presença de uma Geografia tradicional, que não é muito valorizada se comparada com a Geografia contemporânea, que exige a criticidade do professor e do aluno e busca incessantemente, uma transformação que é aceita pelos sujeitos da ação educativa e atenda as necessidades do mundo moderno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO, SOCIEDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_03_17_53_idinscrito_681_365f5af30fd0b899ac15d561d178e6e8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO DOS SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ANTÔNIO"
    "autor_email" => "marcos-santos44@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Esta comunicação objetiva discutir sobre a formação do professor de Geografia e a sua atuação, a partir da sua experiência no âmbito do contexto de sala de aula. O estudo dessa temática está inserido no cotidiano de toda sociedade, em especial, dos professores, pais e alunos, visto que, o modo com o qual formamos o sujeito aprendente seja de forma mecânica ou critica, traz repercussão no modelo de vida do cidadão de amanhã. Daí que a problematização desse estudo surgiu com as seguintes preocupações: Qual a diferença entre a formação tradicional e transformadora do professor de Geografia? Será que a prática da formação continuada que o professor de Geografia possui contribui ou não, para sair da ação educativa tradicional e assumir as necessidades da sociedade contemporânea? E de que maneira é a atuação em sala de aula de quem não teve nenhuma formação continuada? E, finalmente, como deve ser o perfil do professor de Geografia necessário para os dias atuais? Este estudo adota a pesquisa de campo, de natureza qualitativa com a aplicação de questionário composto por questões abertas e fechadas acerca da formação e atuação dos 9 professores entrevistados, no intuito de encontrar respostas para essas indagações. O aporte teórico que discute essas questões se apoia no documento oficial Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia (1998) e, nas pesquisas de Azanha (2006) e Callai (2003), entre outros. Os resultados apontam como conclusão que, apesar das transformações ainda, existe no Brasil a presença de uma Geografia tradicional, que não é muito valorizada se comparada com a Geografia contemporânea, que exige a criticidade do professor e do aluno e busca incessantemente, uma transformação que é aceita pelos sujeitos da ação educativa e atenda as necessidades do mundo moderno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.