FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA COMO REFLEXO DE SUA FORMAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7323 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 807 "inscrito_id" => 681 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA COMO REFLEXO DE SUA FORMAÇÃO" "resumo" => "Esta comunicação objetiva discutir sobre a formação do professor de Geografia e a sua atuação, a partir da sua experiência no âmbito do contexto de sala de aula. O estudo dessa temática está inserido no cotidiano de toda sociedade, em especial, dos professores, pais e alunos, visto que, o modo com o qual formamos o sujeito aprendente seja de forma mecânica ou critica, traz repercussão no modelo de vida do cidadão de amanhã. Daí que a problematização desse estudo surgiu com as seguintes preocupações: Qual a diferença entre a formação tradicional e transformadora do professor de Geografia? Será que a prática da formação continuada que o professor de Geografia possui contribui ou não, para sair da ação educativa tradicional e assumir as necessidades da sociedade contemporânea? E de que maneira é a atuação em sala de aula de quem não teve nenhuma formação continuada? E, finalmente, como deve ser o perfil do professor de Geografia necessário para os dias atuais? Este estudo adota a pesquisa de campo, de natureza qualitativa com a aplicação de questionário composto por questões abertas e fechadas acerca da formação e atuação dos 9 professores entrevistados, no intuito de encontrar respostas para essas indagações. O aporte teórico que discute essas questões se apoia no documento oficial Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia (1998) e, nas pesquisas de Azanha (2006) e Callai (2003), entre outros. Os resultados apontam como conclusão que, apesar das transformações ainda, existe no Brasil a presença de uma Geografia tradicional, que não é muito valorizada se comparada com a Geografia contemporânea, que exige a criticidade do professor e do aluno e busca incessantemente, uma transformação que é aceita pelos sujeitos da ação educativa e atenda as necessidades do mundo moderno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PROFESSOR DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO, SOCIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_03_17_53_idinscrito_681_365f5af30fd0b899ac15d561d178e6e8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO DOS SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "MARCOS ANTÔNIO" "autor_email" => "marcos-santos44@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7323 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 807 "inscrito_id" => 681 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA COMO REFLEXO DE SUA FORMAÇÃO" "resumo" => "Esta comunicação objetiva discutir sobre a formação do professor de Geografia e a sua atuação, a partir da sua experiência no âmbito do contexto de sala de aula. O estudo dessa temática está inserido no cotidiano de toda sociedade, em especial, dos professores, pais e alunos, visto que, o modo com o qual formamos o sujeito aprendente seja de forma mecânica ou critica, traz repercussão no modelo de vida do cidadão de amanhã. Daí que a problematização desse estudo surgiu com as seguintes preocupações: Qual a diferença entre a formação tradicional e transformadora do professor de Geografia? Será que a prática da formação continuada que o professor de Geografia possui contribui ou não, para sair da ação educativa tradicional e assumir as necessidades da sociedade contemporânea? E de que maneira é a atuação em sala de aula de quem não teve nenhuma formação continuada? E, finalmente, como deve ser o perfil do professor de Geografia necessário para os dias atuais? Este estudo adota a pesquisa de campo, de natureza qualitativa com a aplicação de questionário composto por questões abertas e fechadas acerca da formação e atuação dos 9 professores entrevistados, no intuito de encontrar respostas para essas indagações. O aporte teórico que discute essas questões se apoia no documento oficial Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia (1998) e, nas pesquisas de Azanha (2006) e Callai (2003), entre outros. Os resultados apontam como conclusão que, apesar das transformações ainda, existe no Brasil a presença de uma Geografia tradicional, que não é muito valorizada se comparada com a Geografia contemporânea, que exige a criticidade do professor e do aluno e busca incessantemente, uma transformação que é aceita pelos sujeitos da ação educativa e atenda as necessidades do mundo moderno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PROFESSOR DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO, SOCIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_03_17_53_idinscrito_681_365f5af30fd0b899ac15d561d178e6e8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO DOS SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "MARCOS ANTÔNIO" "autor_email" => "marcos-santos44@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }