Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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SUJEIÇÃO VELADA: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ BELIZÁRIO DE SOUSA COMO INSTITUIÇÃO SEM AUTONOMIA

Palavra-chaves: POLITICAS, AUTONOMIA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente estudo se dá atrelado às experiências vividas no primeiro estágio realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Belizário De Sousa, localizado no município de Maracanacaú – CE. Estudo este observando as condições da escola, na relação desta com a comunidade e para com os órgãos da educação municipal, no sentido de como se dá essa relação e como a escola se comporta para amparar os alunos. A escola vai aparecer como convergente espacial no sentido de que está inserida em uma comunidade. Os atores que a compõem trarão questões da comunidade à escola, o que muitas vezes é ponto para outras funcionalidades (mesmo esporádicas) que interagem com a comunidade, no caso da escola em questão, em certos momentos, funciona como posto de saúde (como na aplicação de vacinas aos alunos), zona eleitoral, além de posto veterinário (em períodos de vacinação animal). Sobre os desafios da profissão docente, faz um apanhado acerca do professor que foi acompanhado durante as visitas, como uma forma de se entender alguns pontos que o fez ser o profissional que é, assim como perceber as implicações da profissão. Tem-se como objetivo dialogar quanto a relação das políticas sobre a autonomia da escola, alem de entender como esta influencia na didática do professor.

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