ESTE ARTIGO ANALISOU A PERCEÇÃO DOS PROFISSIONAIS E DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE À IMPOSSIBILIDADE DAS AULAS PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, À IMPLEMENTAÇÃO DO TELETRABALHO NAS ESCOLAS, E COMO O ENSINO REMOTO FOI RECEBIDO E PERCEBIDO PELOS PROFISSIONAIS.
A CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA DESTE TRABALHO INCIDE NA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE OS IMPACTOS DO TELETRABALHO IMPLEMENTADO DE MANEIRA EMERGENCIAL PARA O ENSINO REMOTO, QUE AINDA VIGORA NA MAIOR PARTE DO PAÍS. ALÉM DA BASE BIBLIOGRÁFICA, O INSTRUMENTO DE PESQUISA TEVE COMO BASE OS DADOS DA PESQUISA DESCRITIVA, DE ABORDAGEM QUANTITATIVA, OBTIDOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS INDIVIDUAIS COM AMOSTRAGEM NÃO-PROBABILÍSTICA E POR CONVENIÊNCIA DE 247 PROFISSIONAIS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE DIVERSAS CIDADES DO ESTADO DE MINAS GERAIS, PÚBLICAS E PRIVADAS, ENTRE MAIO E JUNHO DE 2020. OS RESULTADOS OBTIDOS APRESENTARAM A DIFERENÇA DE PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA PARA A REDE PARTICULAR NO TOCANTE AO SUPORTE DA ESCOLA, PREPARAÇÃO DO DOCENTE, EXPERIÊNCIA COM A MODALIDADE REMOTA, E SEU IMPACTO NA PROFISSÃO. AO MESMO TEMPO EM QUE EVIDENCIOU QUE AMBOS OS GRUPOS TIVERAM RESPOSTA SIMILAR A DIFICULDADE DE DISCIPLINA PESSOAL, O RECONHECIMENTO DE UMA MAIOR EXIGÊNCIA NO CONHECIMENTO E PREPARO DO DOCENTE E NA PRETENSÃO EM SE ESPECIALIZAR NO USO DE FERRAMENTAS DO ENSINO REMOTO.