ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR E DISCUTIR O TRABALHO DO PEDAGOGO NO PROCESSO DA GESTÃO DE DEMOCRÁTICA. PARA ISSO FORAM REVISADOS BIBLIOGRAFIAS QUE TRATAM DO TEMA PROPOSTO E DISCORREM SOBRE O ASSUNTO. ESTA PESQUISA NÃO TRAZ UM ESTUDO AMPLIADO, MAS TEM A PRETENSÃO DE DESTACAR AS PRINCIPAIS MUDANÇAS NO TRABALHO DO PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA. NESSE CONTEXTO ESTE TRABALHO QUALIFICA-SE ENQUANTO SUA NATUREZA COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA E REFERENTE AO OBJETIVO COMO EXPLORATÓRIA. SOBRE A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FORAM DISCORRIDOS SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ESPAÇO ESCOLAR DESTACANDO SUAS PRINCIPAIS MUDANÇAS, O TRABALHO DO PROFISSIONAL DE PEDAGOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DO ENSINO- APRENDIZAGEM E, POR FIM O TRABALHO DO PEDAGOGO NA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA.