AS PRÁTICAS DE LEITURA POR MEIO DA CONTAÇÃO POSSIBILITAM O ENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E SUA PARTICIPAÇÃO ATIVA INTERAGINDO COM O LÚDICO, A IMAGINAÇÃO, A MAGIA E O ENCANTO DOS CONTOS LIDOS, FAZENDO-OS RECONHECER QUE O LIVRO PODE TER MUITAS FINALIDADES NA SOCIEDADE E QUE MUITO SE PODE FAZER COM UM LIVRO, DIVERTIR-SE, RELAXAR, LIBERTAR E PRINCIPALMENTE APRENDER. A METODOLOGIA FOI APOIADA EM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E OFICINAS DE PREPARAÇÃO E REALIZAÇÃO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. O OBJETIVO DE CONSOLIDAR AS PRÁTICAS DE LEITURA COM CRIANÇAS ATRAVÉS DA CONTAÇÃO FOI ALCANÇADO COM A LEITURA DE DUAS HISTÓRIAS, POSSIBILITANDO O QUESTIONAMENTO SOBRE OS TEMAS ABORDADOS E A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO QUE FACILITASSE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ALÉM DO SEU AMBIENTE ESCOLAR. CONSIDERAMOS QUE O PROJETO EXTENSIONISTA CONTANDO E APRENDENDO COM HISTÓRIAS AGREGA E ENRIQUECE NOSSA FORMAÇÃO INICIAL EM LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, TRAZENDO PARA NÓS UMA VISÃO MAIS CRÍTICA E UMA ADEQUAÇÃO EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE NOSSA PROFISSÃO PARA ATENDERMOS AS EXPECTATIVAS SOCIAIS E DA NOVA GERAÇÃO DE ESTUDANTES DO SÉCULO XXI.