ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO E INVESTIGAR AS FORMAS AVALIATIVAS MAIS ADOTADAS PELOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA SE DEU POR UM ESTUDO EXPLORATÓRIO-DESCRITIVO DE CAMPO QUALITATIVO REALIZADA EM UMA DAS ESCOLAS PÚBLICAS, DA REDE MUNICIPAL, DO MUNICÍPIO DE PASSIRA-PE, COM A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A ESCOLA MUNICIPAL ESTUDADA VEM TRABALHANDO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM CLAREZA E COM OBJETIVOS, PROMOVENDO AOS ALUNOS CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO DIANTE DE CONHECIMENTOS BEM ELABORADOS. ENTRE OS RESULTADOS ALCANÇADOS, AINDA ESTÃO ALGUMAS REFLEXÕES E CONCEPÇÕES SOBRE AS VISÕES DIFERENTES FRENTE À AVALIAÇÃO ESCOLAR, COMO TAMBÉM CONHECIMENTO SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS A PARTIR DAS ANÁLISES DOS QUESTIONÁRIOS E PESQUISAS EXECUTADAS. DE MODO GERAL, PODE-SE DIZER QUE A PESQUISA REVELOU QUE AS CONCEPÇÕES AVALIATIVAS DOS PROFESSORES ESTÃO EM (RE) CONSTRUÇÃO, PROGREDINDO PARA FORMULAÇÃO DE UMA POSTURA CRITICA, EMANCIPATÓRIA E FORMATIVA. O TRABALHO DESENVOLVIDO COM A PESQUISA E OS RESULTADOS POR ELA APRESENTADOS APONTAM A NECESSIDADE DE QUE OUTRAS PROPOSTAS DE INVESTIGAÇÃO SEJAM PENSADAS, TENDO COMO PROPÓSITO MELHOR CONHECIMENTO SOBRE AS CONCEPÇÕES DOCENTES, BUSCANDO ALÉM DE INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA A ÁREA ESTUDADA, A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES POSSIBILITANDO DESENVOLVER PROFISSIONAL.