NO PROCESSO DO CONHECIMENTO O SER HUMANO PERPASSA POR ALGUMAS FASES DA VIDA, QUE EM MUITAS SITUAÇÕES ACABAM AFETANDO SUA AUTOESTIMA E MEXENDO COM A EMOÇÃO. ASSIM, É PRIMORDIAL QUE O PROFESSOR COMO MEDIADOR DO CONHECIMENTO TENHA UM OLHAR REFERENCIADO EM DIREÇÃO A AFETIVIDADE DA CRIANÇA OFERTANDO MEIOS QUE TRANSMITA SEGURANÇA, ALEGRIA E AMOR PARA QUE AS MESMAS, POSSAM DESENVOLVER UM HARMONIOSO APRENDIZADO E UMA EXCELENTE INTEGRAÇÃO SOCIAL QUE É FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, NOVOS DESAFIOS E CONQUISTAS NA SOCIEDADE ONDE ESSAS CRIANÇAS SÃO INSERIDAS. É POSSÍVEL COMPREENDER QUE O CONTATO SOCIAL CONFIGURA-SE COMO O SUPORTE AFETIVO DO DESENVOLVIMENTO DOS SENTIMENTOS DOS INDIVÍDUOS EM RELAÇÃO AO MUNDO, POIS, POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DE ESQUEMAS DE AÇÕES E COMPORTAMENTOS FRENTE AOS OBJETOS, SITUAÇÕES E PESSOAS. ASSIM ESSE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A RELAÇÃO DE AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO E SUA IMPORTÂNCIA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. AS ATITUDES SÃO DESTA FORMA, RESPOSTAS INTEGRADAS PELAS DIMENSÕES COGNITIVA, EMOCIONAL E COMPORTAMENTAL CONSTRUÍDAS SOCIALMENTE, DADOS OS ESTÍMULOS RECEBIDOS. ESTA APRENDIZAGEM É PROPORCIONADA PELOS NÍVEIS DE INTERAÇÃO COM O MEIO EM QUE SE VIVE E DETERMINAM O TIPO DE COMPORTAMENTO SOCIAL ADQUIRIDO. ASSIM, A RELAÇÃO ENTRE O ADULTO E A CRIANÇA É RICA DE SIGNIFICADOS À MEDIDA QUE SE TORNE UMA RELAÇÃO PRAZEROSA, SOLIDÁRIA E COMUNICATIVA PARA AMBAS AS PARTES.