A FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ EM NÚMEROS: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS EGRESSOS NO ÂMBITO PROFISSIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6721 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1183 "inscrito_id" => 5088 "titulo" => "A FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ EM NÚMEROS: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS EGRESSOS NO ÂMBITO PROFISSIONAL" "resumo" => "O presente pôster é resultante da pesquisa em desenvolvimento “A Faculdade de Formação de Professores em números: um estudo sobre estudantes egressos das Licenciaturas no período de 1998- 2008”, coordenada pelas pesquisadoras Maria Tereza Goudard Tavares e Gláucia Braga Ladeira Fernandes, com a participação do bolsista PROATEC Mariel Costa Moderno. O trabalho tem por objetivo problematizar um dos resultados da pesquisa desenvolvida de forma contínua, através de procedimentos metodológicos, como gráficos e entrevistas com egressos das Licenciaturas da FFP, produzidos no escopo da pesquisa quali-quantitativa. Intenciona-se dar visibilidade institucional, problematizar e explicitar diferentes vozes e situações dos egressos dos sete cursos, que se encontram inseridos no mercado de trabalho, vivenciando a carreira docente e suas perspectivas em relação ao futuro na profissão do magistério, relacionando e comparando os dados entre as licenciaturas pesquisadas. Apesar das conhecidas condições salariais e dos problemas enfrentados no dia a dia, a maioria dos egressos que responderam o questionário, mantêm esperanças e acreditam na profissão docente, demonstrando que ainda possuem boas perspectivas profissionais. Espera-se que o trabalho possa oportunizar um debate sobre a prática dos egressos no magistério, bem como a troca de experiências, criando e fortalecendo o diálogo sobre sua formação de forma mais ampla e sistemática. Tal estudo possibilitará, também, mapear a inserção profissional dos egressos, investigando sua situação ocupacional, bem como contatando-os a partir de instrumentos específicos (redes sociais, página do campus, endereço eletrônico e microblog), visando avaliar os cursos oferecidas pela FFP e a formação do egresso para a profissão docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ESTUDO DE EGRESSOS, INSERÇÃO PROFISSIONAL, PERSPECTIVA PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_21_06_34_idinscrito_5088_a3f246941c1717ba48a8f50a5e065c51.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIEL COSTA MODERNO" "autor_nome_curto" => "MARIEL MODERNO" "autor_email" => "mmmoderno@gmail.com" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6721 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1183 "inscrito_id" => 5088 "titulo" => "A FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ EM NÚMEROS: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS EGRESSOS NO ÂMBITO PROFISSIONAL" "resumo" => "O presente pôster é resultante da pesquisa em desenvolvimento “A Faculdade de Formação de Professores em números: um estudo sobre estudantes egressos das Licenciaturas no período de 1998- 2008”, coordenada pelas pesquisadoras Maria Tereza Goudard Tavares e Gláucia Braga Ladeira Fernandes, com a participação do bolsista PROATEC Mariel Costa Moderno. O trabalho tem por objetivo problematizar um dos resultados da pesquisa desenvolvida de forma contínua, através de procedimentos metodológicos, como gráficos e entrevistas com egressos das Licenciaturas da FFP, produzidos no escopo da pesquisa quali-quantitativa. Intenciona-se dar visibilidade institucional, problematizar e explicitar diferentes vozes e situações dos egressos dos sete cursos, que se encontram inseridos no mercado de trabalho, vivenciando a carreira docente e suas perspectivas em relação ao futuro na profissão do magistério, relacionando e comparando os dados entre as licenciaturas pesquisadas. Apesar das conhecidas condições salariais e dos problemas enfrentados no dia a dia, a maioria dos egressos que responderam o questionário, mantêm esperanças e acreditam na profissão docente, demonstrando que ainda possuem boas perspectivas profissionais. Espera-se que o trabalho possa oportunizar um debate sobre a prática dos egressos no magistério, bem como a troca de experiências, criando e fortalecendo o diálogo sobre sua formação de forma mais ampla e sistemática. Tal estudo possibilitará, também, mapear a inserção profissional dos egressos, investigando sua situação ocupacional, bem como contatando-os a partir de instrumentos específicos (redes sociais, página do campus, endereço eletrônico e microblog), visando avaliar os cursos oferecidas pela FFP e a formação do egresso para a profissão docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ESTUDO DE EGRESSOS, INSERÇÃO PROFISSIONAL, PERSPECTIVA PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_21_06_34_idinscrito_5088_a3f246941c1717ba48a8f50a5e065c51.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIEL COSTA MODERNO" "autor_nome_curto" => "MARIEL MODERNO" "autor_email" => "mmmoderno@gmail.com" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }