Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ EM NÚMEROS: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS EGRESSOS NO ÂMBITO PROFISSIONAL

Palavra-chaves: ESTUDO DE EGRESSOS, INSERÇÃO PROFISSIONAL, PERSPECTIVA PROFISSIONAL Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6721
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1183
    "inscrito_id" => 5088
    "titulo" => "A FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ EM NÚMEROS: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS EGRESSOS NO ÂMBITO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "O presente pôster é resultante da pesquisa em desenvolvimento “A Faculdade de Formação de Professores em números: um estudo sobre estudantes egressos das Licenciaturas no período de 1998- 2008”, coordenada pelas pesquisadoras Maria Tereza Goudard Tavares e Gláucia Braga Ladeira Fernandes, com a participação do bolsista PROATEC Mariel Costa Moderno. O trabalho tem por objetivo problematizar um dos resultados da pesquisa desenvolvida de forma contínua, através de procedimentos metodológicos, como gráficos e entrevistas com egressos das Licenciaturas da FFP, produzidos no escopo da pesquisa quali-quantitativa. Intenciona-se dar visibilidade institucional, problematizar e explicitar diferentes vozes e situações dos egressos dos sete cursos, que se encontram inseridos no mercado de trabalho, vivenciando a carreira docente e suas perspectivas em relação ao futuro na profissão do magistério, relacionando e comparando os dados entre as licenciaturas pesquisadas. Apesar das conhecidas condições salariais e dos problemas enfrentados no dia a dia, a maioria dos egressos que responderam o questionário, mantêm esperanças e acreditam na profissão docente, demonstrando que ainda possuem boas perspectivas profissionais. Espera-se que o trabalho possa oportunizar um debate sobre a prática dos egressos no magistério, bem como a troca de experiências, criando e fortalecendo o diálogo sobre sua formação de forma mais ampla e sistemática. Tal estudo possibilitará, também, mapear a inserção profissional dos egressos, investigando sua situação ocupacional, bem como contatando-os a partir de instrumentos específicos (redes sociais, página do campus, endereço eletrônico e microblog), visando avaliar os cursos oferecidas pela FFP e a formação do egresso para a profissão docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ESTUDO DE EGRESSOS, INSERÇÃO PROFISSIONAL, PERSPECTIVA PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_21_06_34_idinscrito_5088_a3f246941c1717ba48a8f50a5e065c51.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIEL COSTA MODERNO"
    "autor_nome_curto" => "MARIEL MODERNO"
    "autor_email" => "mmmoderno@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6721
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1183
    "inscrito_id" => 5088
    "titulo" => "A FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ EM NÚMEROS: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS EGRESSOS NO ÂMBITO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "O presente pôster é resultante da pesquisa em desenvolvimento “A Faculdade de Formação de Professores em números: um estudo sobre estudantes egressos das Licenciaturas no período de 1998- 2008”, coordenada pelas pesquisadoras Maria Tereza Goudard Tavares e Gláucia Braga Ladeira Fernandes, com a participação do bolsista PROATEC Mariel Costa Moderno. O trabalho tem por objetivo problematizar um dos resultados da pesquisa desenvolvida de forma contínua, através de procedimentos metodológicos, como gráficos e entrevistas com egressos das Licenciaturas da FFP, produzidos no escopo da pesquisa quali-quantitativa. Intenciona-se dar visibilidade institucional, problematizar e explicitar diferentes vozes e situações dos egressos dos sete cursos, que se encontram inseridos no mercado de trabalho, vivenciando a carreira docente e suas perspectivas em relação ao futuro na profissão do magistério, relacionando e comparando os dados entre as licenciaturas pesquisadas. Apesar das conhecidas condições salariais e dos problemas enfrentados no dia a dia, a maioria dos egressos que responderam o questionário, mantêm esperanças e acreditam na profissão docente, demonstrando que ainda possuem boas perspectivas profissionais. Espera-se que o trabalho possa oportunizar um debate sobre a prática dos egressos no magistério, bem como a troca de experiências, criando e fortalecendo o diálogo sobre sua formação de forma mais ampla e sistemática. Tal estudo possibilitará, também, mapear a inserção profissional dos egressos, investigando sua situação ocupacional, bem como contatando-os a partir de instrumentos específicos (redes sociais, página do campus, endereço eletrônico e microblog), visando avaliar os cursos oferecidas pela FFP e a formação do egresso para a profissão docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ESTUDO DE EGRESSOS, INSERÇÃO PROFISSIONAL, PERSPECTIVA PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_21_06_34_idinscrito_5088_a3f246941c1717ba48a8f50a5e065c51.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIEL COSTA MODERNO"
    "autor_nome_curto" => "MARIEL MODERNO"
    "autor_email" => "mmmoderno@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente pôster é resultante da pesquisa em desenvolvimento “A Faculdade de Formação de Professores em números: um estudo sobre estudantes egressos das Licenciaturas no período de 1998- 2008”, coordenada pelas pesquisadoras Maria Tereza Goudard Tavares e Gláucia Braga Ladeira Fernandes, com a participação do bolsista PROATEC Mariel Costa Moderno. O trabalho tem por objetivo problematizar um dos resultados da pesquisa desenvolvida de forma contínua, através de procedimentos metodológicos, como gráficos e entrevistas com egressos das Licenciaturas da FFP, produzidos no escopo da pesquisa quali-quantitativa. Intenciona-se dar visibilidade institucional, problematizar e explicitar diferentes vozes e situações dos egressos dos sete cursos, que se encontram inseridos no mercado de trabalho, vivenciando a carreira docente e suas perspectivas em relação ao futuro na profissão do magistério, relacionando e comparando os dados entre as licenciaturas pesquisadas. Apesar das conhecidas condições salariais e dos problemas enfrentados no dia a dia, a maioria dos egressos que responderam o questionário, mantêm esperanças e acreditam na profissão docente, demonstrando que ainda possuem boas perspectivas profissionais. Espera-se que o trabalho possa oportunizar um debate sobre a prática dos egressos no magistério, bem como a troca de experiências, criando e fortalecendo o diálogo sobre sua formação de forma mais ampla e sistemática. Tal estudo possibilitará, também, mapear a inserção profissional dos egressos, investigando sua situação ocupacional, bem como contatando-os a partir de instrumentos específicos (redes sociais, página do campus, endereço eletrônico e microblog), visando avaliar os cursos oferecidas pela FFP e a formação do egresso para a profissão docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.