ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7262 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 605 "inscrito_id" => 9 "titulo" => "ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "As novas tecnologias impactam diversas dimensões da vida social contemporânea e sua incorporação aos processos de ensino e aprendizagem tem sido amplamente debatida pelas instituições educativas. No entanto, o papel e o uso que essas tecnologias desempenham no processo de ensino e aprendizagem são ainda pouco debatidos, principalmente na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Acredita-se que é necessário que o currículo da EJA efetive na prática o uso das novas tecnologias para contribuir com a inserção dos alunos na sociedade tecnológica. Neste sentido, o objetivo deste artigo é discutir as estratégias na EJA na perspectiva das novas tecnologias. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com uma representatividade de 5 (cinco) professores da EJA de uma escola pública municipal da cidade de Esperança-PB. O estudo foi apoiado em teorias de autores como, Sacristán (2000), Libâneo (2003, 2008) entre outros. De acordo com os dados obtidos foi possível perceber que a proposta pedagógica na escola campo da pesquisa não contempla no seu currículo o uso das TIC na EJA. Acredita-se que, a utilização das TIC na educação não garante por si só a aprendizagem dos alunos, pois as mesmas são recursos de ensino que podem e devem estar a serviço do processo de construção e apropriação do conhecimento dos aprendizes. A incorporação desses recursos na educação da EJA deve ser acompanhada de uma sólida formação dos professores para que eles possam utilizá-las de uma forma responsável e com potencialidades pedagógicas significativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_22_16_50_idinscrito_9_16dec625dd342b9b39ec37ecfb8820bc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILDA COELHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARILDA" "autor_email" => "marildagabriela@yahoo.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7262 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 605 "inscrito_id" => 9 "titulo" => "ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "As novas tecnologias impactam diversas dimensões da vida social contemporânea e sua incorporação aos processos de ensino e aprendizagem tem sido amplamente debatida pelas instituições educativas. No entanto, o papel e o uso que essas tecnologias desempenham no processo de ensino e aprendizagem são ainda pouco debatidos, principalmente na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Acredita-se que é necessário que o currículo da EJA efetive na prática o uso das novas tecnologias para contribuir com a inserção dos alunos na sociedade tecnológica. Neste sentido, o objetivo deste artigo é discutir as estratégias na EJA na perspectiva das novas tecnologias. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com uma representatividade de 5 (cinco) professores da EJA de uma escola pública municipal da cidade de Esperança-PB. O estudo foi apoiado em teorias de autores como, Sacristán (2000), Libâneo (2003, 2008) entre outros. De acordo com os dados obtidos foi possível perceber que a proposta pedagógica na escola campo da pesquisa não contempla no seu currículo o uso das TIC na EJA. Acredita-se que, a utilização das TIC na educação não garante por si só a aprendizagem dos alunos, pois as mesmas são recursos de ensino que podem e devem estar a serviço do processo de construção e apropriação do conhecimento dos aprendizes. A incorporação desses recursos na educação da EJA deve ser acompanhada de uma sólida formação dos professores para que eles possam utilizá-las de uma forma responsável e com potencialidades pedagógicas significativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_22_16_50_idinscrito_9_16dec625dd342b9b39ec37ecfb8820bc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILDA COELHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARILDA" "autor_email" => "marildagabriela@yahoo.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }