Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Palavra-chaves: CURRÍCULO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7262
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 605
    "inscrito_id" => 9
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS"
    "resumo" => "As novas tecnologias impactam diversas dimensões da vida social contemporânea e sua incorporação aos processos de ensino e aprendizagem tem sido amplamente debatida pelas instituições educativas. No entanto, o papel e o uso que essas tecnologias desempenham no processo de ensino e aprendizagem são ainda pouco debatidos, principalmente na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Acredita-se que é necessário que o currículo da EJA efetive na prática o uso das novas tecnologias para contribuir com a inserção dos alunos na sociedade tecnológica. Neste sentido, o objetivo deste artigo é discutir as estratégias na EJA na perspectiva das novas tecnologias. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com uma representatividade de 5 (cinco) professores da EJA de uma escola pública municipal da cidade de Esperança-PB. O estudo foi apoiado em teorias de autores como, Sacristán (2000), Libâneo (2003, 2008) entre outros. De acordo com os dados obtidos foi possível perceber que a proposta pedagógica na escola campo da pesquisa não contempla no seu currículo o uso das TIC na EJA. Acredita-se que, a utilização das TIC na educação não garante por si só a aprendizagem dos alunos, pois as mesmas são recursos de ensino que podem e devem estar a serviço do processo de construção e apropriação do conhecimento dos aprendizes. A incorporação desses recursos na educação da EJA deve ser acompanhada de uma sólida formação dos professores para que eles possam utilizá-las de uma forma responsável e com potencialidades pedagógicas significativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_22_16_50_idinscrito_9_16dec625dd342b9b39ec37ecfb8820bc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILDA COELHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARILDA"
    "autor_email" => "marildagabriela@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7262
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 605
    "inscrito_id" => 9
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS"
    "resumo" => "As novas tecnologias impactam diversas dimensões da vida social contemporânea e sua incorporação aos processos de ensino e aprendizagem tem sido amplamente debatida pelas instituições educativas. No entanto, o papel e o uso que essas tecnologias desempenham no processo de ensino e aprendizagem são ainda pouco debatidos, principalmente na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Acredita-se que é necessário que o currículo da EJA efetive na prática o uso das novas tecnologias para contribuir com a inserção dos alunos na sociedade tecnológica. Neste sentido, o objetivo deste artigo é discutir as estratégias na EJA na perspectiva das novas tecnologias. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com uma representatividade de 5 (cinco) professores da EJA de uma escola pública municipal da cidade de Esperança-PB. O estudo foi apoiado em teorias de autores como, Sacristán (2000), Libâneo (2003, 2008) entre outros. De acordo com os dados obtidos foi possível perceber que a proposta pedagógica na escola campo da pesquisa não contempla no seu currículo o uso das TIC na EJA. Acredita-se que, a utilização das TIC na educação não garante por si só a aprendizagem dos alunos, pois as mesmas são recursos de ensino que podem e devem estar a serviço do processo de construção e apropriação do conhecimento dos aprendizes. A incorporação desses recursos na educação da EJA deve ser acompanhada de uma sólida formação dos professores para que eles possam utilizá-las de uma forma responsável e com potencialidades pedagógicas significativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_22_16_50_idinscrito_9_16dec625dd342b9b39ec37ecfb8820bc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILDA COELHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARILDA"
    "autor_email" => "marildagabriela@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

As novas tecnologias impactam diversas dimensões da vida social contemporânea e sua incorporação aos processos de ensino e aprendizagem tem sido amplamente debatida pelas instituições educativas. No entanto, o papel e o uso que essas tecnologias desempenham no processo de ensino e aprendizagem são ainda pouco debatidos, principalmente na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Acredita-se que é necessário que o currículo da EJA efetive na prática o uso das novas tecnologias para contribuir com a inserção dos alunos na sociedade tecnológica. Neste sentido, o objetivo deste artigo é discutir as estratégias na EJA na perspectiva das novas tecnologias. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com uma representatividade de 5 (cinco) professores da EJA de uma escola pública municipal da cidade de Esperança-PB. O estudo foi apoiado em teorias de autores como, Sacristán (2000), Libâneo (2003, 2008) entre outros. De acordo com os dados obtidos foi possível perceber que a proposta pedagógica na escola campo da pesquisa não contempla no seu currículo o uso das TIC na EJA. Acredita-se que, a utilização das TIC na educação não garante por si só a aprendizagem dos alunos, pois as mesmas são recursos de ensino que podem e devem estar a serviço do processo de construção e apropriação do conhecimento dos aprendizes. A incorporação desses recursos na educação da EJA deve ser acompanhada de uma sólida formação dos professores para que eles possam utilizá-las de uma forma responsável e com potencialidades pedagógicas significativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.