CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (CFP/UFCG) SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7013 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 723 "inscrito_id" => 5381 "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (CFP/UFCG) SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (CFP/UFCG) SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESO estágio supervisionado é o momento essencial para que o universitário possa fazer a conexão entre teoria e prática, tornando-se atividade relevante no que diz respeito ao desenvolvimento de competências indispensáveis à atuação pedagógica responsável. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo analisar os aspectos referentes aos processos de aprender a ensinar no estágio curricular supervisionado. A referida pesquisa foi realizada no período de 02 de junho a 21 de julho de 2014, contendo uma amostrarandomizada de 25 estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Formação de Professores – CFP, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. O presente estudo trata-se de uma investigação qualitativa sobre o Estágio Curricular Supervisionado e sua relevância para a formação docente, a pesquisa consistiu na elaboração de um questionário semi-estruturado, o referido questionário foi aplicado na forma de entrevistas com os estudantes do curso supramencionado que estão participando das atividades de Estágio Curricular Supervisionado. Os resultados obtidos indicam que68% dos estudantes entrevistados são do sexo feminino e 32% do sexo masculino, com média de idade de 23 anos. Foi verificado que a maior parte dos alunos entrevistados é oriunda de escola pública, trazem boas lembranças dos professores e das escolas da Educação Básica, porém, segundo os entrevistados, nas escolas de Educação Básica, as metodologias adotadas foram desenvolvidas de forma mecânica, apresentados assim pouca relevância para a aprendizagem dos conteúdos escolares. Segundo relato dos entrevistados (29%) ao optarem pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tinha interesse em exercer a docência, 22% escolheram por ser um curso próximo de sua residência, 18% responderam que escolheram para ter outra opção se não conseguissem exercer outro tipo de atividade. 9% por influencia de familiares e amigos; 9% porque teve um bom professor; 9% devido à abrangência do curso de Ciências Biológicas; 4% por não ter condições financeiras para cursar outro curso. Porém, com o desenvolvimento das disciplinas do curso, segundo relato dos entrevistados, os alunos passaram a ter interesse em exercer a profissão docente. Neste sentido, 87% dos entrevistados afirmaram que pretendem ser professor, porém apresentam idéias de senso comum acerca do exercício da profissão docente. De acordo com a resposta dos entrevistados, no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas foi possível fazer a relação entre as disciplinas específicas e as atividades de estágio supervisionado. Com relação ao ambiente de realização do estágio curricular, a maior parte dos alunos apresentaram boas impressões a cerca do espaço escolar, apresentando também uma visão otimista a cerca das possibilidades de intervenção na realidade escolar. Assim, foi observado que o estágio, segundo relato dos entrevistados, contribuiu significativamente na formação docente e sua futura ação no contexto escolar.Palavras-chave: atuação pedagógica,senso comum, formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ATUAÇÃO PEDAGÓGICA, SENSO COMUM, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_19_41_30_idinscrito_5381_b310d7e42ffc608e3105823f65a47c6d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANKLIN HERIK SOARES DE MATOS LOURENÇO" "autor_nome_curto" => "FRANKLIN HERIK" "autor_email" => "franklinheriksoares@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7013 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 723 "inscrito_id" => 5381 "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (CFP/UFCG) SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (CFP/UFCG) SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESO estágio supervisionado é o momento essencial para que o universitário possa fazer a conexão entre teoria e prática, tornando-se atividade relevante no que diz respeito ao desenvolvimento de competências indispensáveis à atuação pedagógica responsável. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo analisar os aspectos referentes aos processos de aprender a ensinar no estágio curricular supervisionado. A referida pesquisa foi realizada no período de 02 de junho a 21 de julho de 2014, contendo uma amostrarandomizada de 25 estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Formação de Professores – CFP, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. O presente estudo trata-se de uma investigação qualitativa sobre o Estágio Curricular Supervisionado e sua relevância para a formação docente, a pesquisa consistiu na elaboração de um questionário semi-estruturado, o referido questionário foi aplicado na forma de entrevistas com os estudantes do curso supramencionado que estão participando das atividades de Estágio Curricular Supervisionado. Os resultados obtidos indicam que68% dos estudantes entrevistados são do sexo feminino e 32% do sexo masculino, com média de idade de 23 anos. Foi verificado que a maior parte dos alunos entrevistados é oriunda de escola pública, trazem boas lembranças dos professores e das escolas da Educação Básica, porém, segundo os entrevistados, nas escolas de Educação Básica, as metodologias adotadas foram desenvolvidas de forma mecânica, apresentados assim pouca relevância para a aprendizagem dos conteúdos escolares. Segundo relato dos entrevistados (29%) ao optarem pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tinha interesse em exercer a docência, 22% escolheram por ser um curso próximo de sua residência, 18% responderam que escolheram para ter outra opção se não conseguissem exercer outro tipo de atividade. 9% por influencia de familiares e amigos; 9% porque teve um bom professor; 9% devido à abrangência do curso de Ciências Biológicas; 4% por não ter condições financeiras para cursar outro curso. Porém, com o desenvolvimento das disciplinas do curso, segundo relato dos entrevistados, os alunos passaram a ter interesse em exercer a profissão docente. Neste sentido, 87% dos entrevistados afirmaram que pretendem ser professor, porém apresentam idéias de senso comum acerca do exercício da profissão docente. De acordo com a resposta dos entrevistados, no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas foi possível fazer a relação entre as disciplinas específicas e as atividades de estágio supervisionado. Com relação ao ambiente de realização do estágio curricular, a maior parte dos alunos apresentaram boas impressões a cerca do espaço escolar, apresentando também uma visão otimista a cerca das possibilidades de intervenção na realidade escolar. Assim, foi observado que o estágio, segundo relato dos entrevistados, contribuiu significativamente na formação docente e sua futura ação no contexto escolar.Palavras-chave: atuação pedagógica,senso comum, formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ATUAÇÃO PEDAGÓGICA, SENSO COMUM, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_19_41_30_idinscrito_5381_b310d7e42ffc608e3105823f65a47c6d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANKLIN HERIK SOARES DE MATOS LOURENÇO" "autor_nome_curto" => "FRANKLIN HERIK" "autor_email" => "franklinheriksoares@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }