O OLHAR DO PROFESSOR DA EJA: METODOLOGIA COM CARÁTER INVESTIGATIVO EM SALA DE AULA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7632 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1197 "inscrito_id" => 5080 "titulo" => "O OLHAR DO PROFESSOR DA EJA: METODOLOGIA COM CARÁTER INVESTIGATIVO EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal investigar a concepção de professores da EJA sobre a aplicação de metodologias com caráter investigativo em sala de aula. Aborda o ensino por investigação no contexto da Educação para Jovens e Adultos, de forma que através deste ensino os alunos da EJA se sintam mais motivados para estar em sala de aula. A questão norteadora dessa pesquisa é descobrir qual a possibilidade para o professor da EJA utilizar uma metodologia com caráter investigativo em sala de aula. Para a aplicação desta metodologia, houve uma conversa primária com os professores da escola, expondo o objetivo da pesquisa, em seguida, utilizou-se uma entrevista semi – estruturada Os sujeitos da pesquisa são professores da EJA de uma determinada Escola Estadual da Cidade de Jequié- Bahia. Foi necessária a elaboração de um questionário bem formulado, conciso e claro, além da disponibilidade dos horários dos professores. Pode-se perceber que, apesar de todos os professores possuírem a mesma ideia de que a Educação para Jovens e Adultos desenvolve conteúdos em sua grade curricular relacionados com o cotidiano do aluno, para que este possa construir um pensamento crítico social, apenas um professor relatou a utilização de aulas com caráter investigativo em sala de aula. Os outros professores demonstraram certo comodismo relatando o tempo (devido à carga horária de 40H) como fator principal da não aplicação de metodologias diferenciadas em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EJA, PROFESSORES, CONCEPÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_21_47_00_idinscrito_5080_4a27c85df6e28c2b677b4c5114584def.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA NERY RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "natinhanery@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7632 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1197 "inscrito_id" => 5080 "titulo" => "O OLHAR DO PROFESSOR DA EJA: METODOLOGIA COM CARÁTER INVESTIGATIVO EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal investigar a concepção de professores da EJA sobre a aplicação de metodologias com caráter investigativo em sala de aula. Aborda o ensino por investigação no contexto da Educação para Jovens e Adultos, de forma que através deste ensino os alunos da EJA se sintam mais motivados para estar em sala de aula. A questão norteadora dessa pesquisa é descobrir qual a possibilidade para o professor da EJA utilizar uma metodologia com caráter investigativo em sala de aula. Para a aplicação desta metodologia, houve uma conversa primária com os professores da escola, expondo o objetivo da pesquisa, em seguida, utilizou-se uma entrevista semi – estruturada Os sujeitos da pesquisa são professores da EJA de uma determinada Escola Estadual da Cidade de Jequié- Bahia. Foi necessária a elaboração de um questionário bem formulado, conciso e claro, além da disponibilidade dos horários dos professores. Pode-se perceber que, apesar de todos os professores possuírem a mesma ideia de que a Educação para Jovens e Adultos desenvolve conteúdos em sua grade curricular relacionados com o cotidiano do aluno, para que este possa construir um pensamento crítico social, apenas um professor relatou a utilização de aulas com caráter investigativo em sala de aula. Os outros professores demonstraram certo comodismo relatando o tempo (devido à carga horária de 40H) como fator principal da não aplicação de metodologias diferenciadas em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EJA, PROFESSORES, CONCEPÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_21_47_00_idinscrito_5080_4a27c85df6e28c2b677b4c5114584def.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA NERY RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "natinhanery@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }