Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOBRE DEFICIÊNCIA NO OPERAR AS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS E PONTENCIAÇÃO POR VESTIBULANDOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CURSO PRÉ-VESTIBULAR, ANÁLISE DE ERROS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7955
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 603
    "inscrito_id" => 2069
    "titulo" => "SOBRE DEFICIÊNCIA NO OPERAR AS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS E PONTENCIAÇÃO POR VESTIBULANDOS"
    "resumo" => "Lecionamos Matemática em um curso preparatório, Pro-Enem, para o Vestibular (ENEM), organizado pela Universidade Estadual da Paraíba, onde também cursamos Licenciatura Plena em Matemática. Foi a partir das dificuldades dos alunos do Pro-Enem em entender conteúdos matemáticos do Ensino Médio que nos despertou o interesse em identificá-las. Com isso realizamos uma pesquisa qualitativa a qual consistiu na aplicação de dois Questionários (I e II) visando investigar o nível de conhecimento matemático em que os vestibulandos se encontravam. Em ambos os Questionários, contendo três questões e cada questão três subquestões, os vestibulandos puderam opinar sobre o nível de dificuldade e os problemas que encontraram para resolvê-las. Ao todo, os Questionários foram aplicados em dois dias com vestibulandos do curso Pro-Enem.  No Questionário I trabalharam-se questões referentes à potenciação e suas propriedades, equações e inequações e as quatro operações fundamentais da Matemática. Já no Questionário II questões sobre racionalização, expressões algébricas e extração de raízes. Neste artigo apenas discutimos as questões 1 e 3 do Questionário I, ou seja, questões que envolvem as propriedades das quatro operações matemáticas (soma, subtração, divisão e adição) e potenciação. Nossa discussão não só se centra nos erros matemáticos cometidos pelos vestibulandos, mas no compartilhar a visão de que erros típicos dos alunos podem vir a ajudar o professor a planejar atividades que auxiliem os alunos em suas dificuldades. Nossos resultados mostraram falhas e deficiências dos vestibulandos em conteúdos primordiais da Matemática, nos permitindo melhor assessorá-los na aprendizagem dos assuntos abordados, assim como dos assuntos em que se apresentou maior índice de erros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CURSO PRÉ-VESTIBULAR, ANÁLISE DE ERROS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_21_57_28_idinscrito_2069_9388bedb1ce04c4f2e9ce86969a699d0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALBENE BARBOSA GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "VALBENE"
    "autor_email" => "valbeneguedes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7955
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 603
    "inscrito_id" => 2069
    "titulo" => "SOBRE DEFICIÊNCIA NO OPERAR AS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS E PONTENCIAÇÃO POR VESTIBULANDOS"
    "resumo" => "Lecionamos Matemática em um curso preparatório, Pro-Enem, para o Vestibular (ENEM), organizado pela Universidade Estadual da Paraíba, onde também cursamos Licenciatura Plena em Matemática. Foi a partir das dificuldades dos alunos do Pro-Enem em entender conteúdos matemáticos do Ensino Médio que nos despertou o interesse em identificá-las. Com isso realizamos uma pesquisa qualitativa a qual consistiu na aplicação de dois Questionários (I e II) visando investigar o nível de conhecimento matemático em que os vestibulandos se encontravam. Em ambos os Questionários, contendo três questões e cada questão três subquestões, os vestibulandos puderam opinar sobre o nível de dificuldade e os problemas que encontraram para resolvê-las. Ao todo, os Questionários foram aplicados em dois dias com vestibulandos do curso Pro-Enem.  No Questionário I trabalharam-se questões referentes à potenciação e suas propriedades, equações e inequações e as quatro operações fundamentais da Matemática. Já no Questionário II questões sobre racionalização, expressões algébricas e extração de raízes. Neste artigo apenas discutimos as questões 1 e 3 do Questionário I, ou seja, questões que envolvem as propriedades das quatro operações matemáticas (soma, subtração, divisão e adição) e potenciação. Nossa discussão não só se centra nos erros matemáticos cometidos pelos vestibulandos, mas no compartilhar a visão de que erros típicos dos alunos podem vir a ajudar o professor a planejar atividades que auxiliem os alunos em suas dificuldades. Nossos resultados mostraram falhas e deficiências dos vestibulandos em conteúdos primordiais da Matemática, nos permitindo melhor assessorá-los na aprendizagem dos assuntos abordados, assim como dos assuntos em que se apresentou maior índice de erros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CURSO PRÉ-VESTIBULAR, ANÁLISE DE ERROS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_21_57_28_idinscrito_2069_9388bedb1ce04c4f2e9ce86969a699d0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALBENE BARBOSA GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "VALBENE"
    "autor_email" => "valbeneguedes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Lecionamos Matemática em um curso preparatório, Pro-Enem, para o Vestibular (ENEM), organizado pela Universidade Estadual da Paraíba, onde também cursamos Licenciatura Plena em Matemática. Foi a partir das dificuldades dos alunos do Pro-Enem em entender conteúdos matemáticos do Ensino Médio que nos despertou o interesse em identificá-las. Com isso realizamos uma pesquisa qualitativa a qual consistiu na aplicação de dois Questionários (I e II) visando investigar o nível de conhecimento matemático em que os vestibulandos se encontravam. Em ambos os Questionários, contendo três questões e cada questão três subquestões, os vestibulandos puderam opinar sobre o nível de dificuldade e os problemas que encontraram para resolvê-las. Ao todo, os Questionários foram aplicados em dois dias com vestibulandos do curso Pro-Enem. No Questionário I trabalharam-se questões referentes à potenciação e suas propriedades, equações e inequações e as quatro operações fundamentais da Matemática. Já no Questionário II questões sobre racionalização, expressões algébricas e extração de raízes. Neste artigo apenas discutimos as questões 1 e 3 do Questionário I, ou seja, questões que envolvem as propriedades das quatro operações matemáticas (soma, subtração, divisão e adição) e potenciação. Nossa discussão não só se centra nos erros matemáticos cometidos pelos vestibulandos, mas no compartilhar a visão de que erros típicos dos alunos podem vir a ajudar o professor a planejar atividades que auxiliem os alunos em suas dificuldades. Nossos resultados mostraram falhas e deficiências dos vestibulandos em conteúdos primordiais da Matemática, nos permitindo melhor assessorá-los na aprendizagem dos assuntos abordados, assim como dos assuntos em que se apresentou maior índice de erros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.