SOBRE DEFICIÊNCIA NO OPERAR AS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS E PONTENCIAÇÃO POR VESTIBULANDOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7955 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 603 "inscrito_id" => 2069 "titulo" => "SOBRE DEFICIÊNCIA NO OPERAR AS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS E PONTENCIAÇÃO POR VESTIBULANDOS" "resumo" => "Lecionamos Matemática em um curso preparatório, Pro-Enem, para o Vestibular (ENEM), organizado pela Universidade Estadual da Paraíba, onde também cursamos Licenciatura Plena em Matemática. Foi a partir das dificuldades dos alunos do Pro-Enem em entender conteúdos matemáticos do Ensino Médio que nos despertou o interesse em identificá-las. Com isso realizamos uma pesquisa qualitativa a qual consistiu na aplicação de dois Questionários (I e II) visando investigar o nível de conhecimento matemático em que os vestibulandos se encontravam. Em ambos os Questionários, contendo três questões e cada questão três subquestões, os vestibulandos puderam opinar sobre o nível de dificuldade e os problemas que encontraram para resolvê-las. Ao todo, os Questionários foram aplicados em dois dias com vestibulandos do curso Pro-Enem. No Questionário I trabalharam-se questões referentes à potenciação e suas propriedades, equações e inequações e as quatro operações fundamentais da Matemática. Já no Questionário II questões sobre racionalização, expressões algébricas e extração de raízes. Neste artigo apenas discutimos as questões 1 e 3 do Questionário I, ou seja, questões que envolvem as propriedades das quatro operações matemáticas (soma, subtração, divisão e adição) e potenciação. Nossa discussão não só se centra nos erros matemáticos cometidos pelos vestibulandos, mas no compartilhar a visão de que erros típicos dos alunos podem vir a ajudar o professor a planejar atividades que auxiliem os alunos em suas dificuldades. Nossos resultados mostraram falhas e deficiências dos vestibulandos em conteúdos primordiais da Matemática, nos permitindo melhor assessorá-los na aprendizagem dos assuntos abordados, assim como dos assuntos em que se apresentou maior índice de erros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CURSO PRÉ-VESTIBULAR, ANÁLISE DE ERROS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_21_57_28_idinscrito_2069_9388bedb1ce04c4f2e9ce86969a699d0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALBENE BARBOSA GUEDES" "autor_nome_curto" => "VALBENE" "autor_email" => "valbeneguedes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7955 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 603 "inscrito_id" => 2069 "titulo" => "SOBRE DEFICIÊNCIA NO OPERAR AS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS E PONTENCIAÇÃO POR VESTIBULANDOS" "resumo" => "Lecionamos Matemática em um curso preparatório, Pro-Enem, para o Vestibular (ENEM), organizado pela Universidade Estadual da Paraíba, onde também cursamos Licenciatura Plena em Matemática. Foi a partir das dificuldades dos alunos do Pro-Enem em entender conteúdos matemáticos do Ensino Médio que nos despertou o interesse em identificá-las. Com isso realizamos uma pesquisa qualitativa a qual consistiu na aplicação de dois Questionários (I e II) visando investigar o nível de conhecimento matemático em que os vestibulandos se encontravam. Em ambos os Questionários, contendo três questões e cada questão três subquestões, os vestibulandos puderam opinar sobre o nível de dificuldade e os problemas que encontraram para resolvê-las. Ao todo, os Questionários foram aplicados em dois dias com vestibulandos do curso Pro-Enem. No Questionário I trabalharam-se questões referentes à potenciação e suas propriedades, equações e inequações e as quatro operações fundamentais da Matemática. Já no Questionário II questões sobre racionalização, expressões algébricas e extração de raízes. Neste artigo apenas discutimos as questões 1 e 3 do Questionário I, ou seja, questões que envolvem as propriedades das quatro operações matemáticas (soma, subtração, divisão e adição) e potenciação. Nossa discussão não só se centra nos erros matemáticos cometidos pelos vestibulandos, mas no compartilhar a visão de que erros típicos dos alunos podem vir a ajudar o professor a planejar atividades que auxiliem os alunos em suas dificuldades. Nossos resultados mostraram falhas e deficiências dos vestibulandos em conteúdos primordiais da Matemática, nos permitindo melhor assessorá-los na aprendizagem dos assuntos abordados, assim como dos assuntos em que se apresentou maior índice de erros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CURSO PRÉ-VESTIBULAR, ANÁLISE DE ERROS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_21_57_28_idinscrito_2069_9388bedb1ce04c4f2e9ce86969a699d0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALBENE BARBOSA GUEDES" "autor_nome_curto" => "VALBENE" "autor_email" => "valbeneguedes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }