Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FEIRA DE CIÊNCIAS: INOVAÇÃO NO ENSINO DAS BACTÉRIAS

Palavra-chaves: BACTÉRIAS, FEIRA DE CIÊNCIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7298
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1351
    "inscrito_id" => 4882
    "titulo" => "FEIRA DE CIÊNCIAS: INOVAÇÃO NO ENSINO DAS BACTÉRIAS"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      As Feiras de Ciências são eventos em que os alunos são responsáveis pela comunicação de projetos planejados e executados por eles e seus professores. A realização de Feiras de Ciências em uma escola ou comunidade traz benefícios para alunos e professores e mudanças positivas no trabalho em ciências. As bactérias são essencialmente unicelulares e procariontes, estão relacionadas a doenças, ao equilíbrio das funções de nosso corpo e nos ecossistemas da Terra, podendo ter a forma de bastonetes retos, curvos, em forma de cocos ou filamentos. Tendo em vista a importância das bactérias para o meio ambiente, esse trabalho objetivou desenvolver metodologias didáticas que possibilitem uma melhor compreensão sobre as características que compõem a bactéria, bem como sua diversidade morfológica, forma de reprodução e doenças bacterianas. A feira de ciências foi realizada na Unidade Escolar Edison da Paz Cunha, localizada na cidade de Parnaíba-PI, com duas turmas de 7º ano, num total de 65 alunos. Foram desenvolvidos modelos didáticos de massa de modelar dos tipos de bactérias, cartazes para explicar os ciclo de vida e os tipos de doenças bacterianas. Além de um modelo geral estrutura da bactéria e um jogo didático em forma de tabuleiro. Também foram feitas coletas de bactérias em dois ambientes da escola, no banheiro (maçaneta, pia) e no bebedouro, com o auxilio de cotonetes e placas de Petri contendo meio de cultivo. Na ocasião os alunos se mostraram bastante participativos e dedicados em realizar seus trabalhos, para que a apresentação fosse interessante e atrativa ao público visitante. Durante a preparação dos modelos e cartazes os alunos demonstraram criatividade, raciocínio lógico, capacidade de pesquisa e conhecimentos científicos. Na coleta sobre as bactérias demonstraram interesse e curiosidade. Quanto ao jogo, este ofereceu estímulo e ambiente propício que favoreceram o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos. Essas são qualidades que todo ser humano pode demonstrar em sua maneira de viver, podendo assim ser observado que a criatividade no ensino pela qualidade de oportunidades efetivamente oferecidas pelo professor aos jovens propicie a estes experiências educativas. Ao final do processo, todo o material didático desenvolvido pelos alunos e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), foram expostos ao publico. A participação em Feiras de Ciências é, portanto, a culminância de um processo de estudo, que na ocasião alunos e professores têm oportunidade de ouvir comentários e serem questionados sobre o trabalho que produziram. De forma geral, o projeto da Feira de Ciências foi avaliado positivamente pelos alunos e pela escola, pois permitiu a interação dos estudantes na construção do saber científico articulado com o saber pedagógico. Palavras-chave: Bactérias; Feira de ciências; Ensino-aprendizagem. .
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "BACTÉRIAS, FEIRA DE CIÊNCIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_08_2014_18_58_59_idinscrito_4882_bafeabc0b6efe136de3f8052e9f815cd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYNARA CARVALHO DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "RAYNARA CARVALHO"
    "autor_email" => "raynaracarvalho1@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ/CMRV"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7298
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1351
    "inscrito_id" => 4882
    "titulo" => "FEIRA DE CIÊNCIAS: INOVAÇÃO NO ENSINO DAS BACTÉRIAS"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      As Feiras de Ciências são eventos em que os alunos são responsáveis pela comunicação de projetos planejados e executados por eles e seus professores. A realização de Feiras de Ciências em uma escola ou comunidade traz benefícios para alunos e professores e mudanças positivas no trabalho em ciências. As bactérias são essencialmente unicelulares e procariontes, estão relacionadas a doenças, ao equilíbrio das funções de nosso corpo e nos ecossistemas da Terra, podendo ter a forma de bastonetes retos, curvos, em forma de cocos ou filamentos. Tendo em vista a importância das bactérias para o meio ambiente, esse trabalho objetivou desenvolver metodologias didáticas que possibilitem uma melhor compreensão sobre as características que compõem a bactéria, bem como sua diversidade morfológica, forma de reprodução e doenças bacterianas. A feira de ciências foi realizada na Unidade Escolar Edison da Paz Cunha, localizada na cidade de Parnaíba-PI, com duas turmas de 7º ano, num total de 65 alunos. Foram desenvolvidos modelos didáticos de massa de modelar dos tipos de bactérias, cartazes para explicar os ciclo de vida e os tipos de doenças bacterianas. Além de um modelo geral estrutura da bactéria e um jogo didático em forma de tabuleiro. Também foram feitas coletas de bactérias em dois ambientes da escola, no banheiro (maçaneta, pia) e no bebedouro, com o auxilio de cotonetes e placas de Petri contendo meio de cultivo. Na ocasião os alunos se mostraram bastante participativos e dedicados em realizar seus trabalhos, para que a apresentação fosse interessante e atrativa ao público visitante. Durante a preparação dos modelos e cartazes os alunos demonstraram criatividade, raciocínio lógico, capacidade de pesquisa e conhecimentos científicos. Na coleta sobre as bactérias demonstraram interesse e curiosidade. Quanto ao jogo, este ofereceu estímulo e ambiente propício que favoreceram o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos. Essas são qualidades que todo ser humano pode demonstrar em sua maneira de viver, podendo assim ser observado que a criatividade no ensino pela qualidade de oportunidades efetivamente oferecidas pelo professor aos jovens propicie a estes experiências educativas. Ao final do processo, todo o material didático desenvolvido pelos alunos e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), foram expostos ao publico. A participação em Feiras de Ciências é, portanto, a culminância de um processo de estudo, que na ocasião alunos e professores têm oportunidade de ouvir comentários e serem questionados sobre o trabalho que produziram. De forma geral, o projeto da Feira de Ciências foi avaliado positivamente pelos alunos e pela escola, pois permitiu a interação dos estudantes na construção do saber científico articulado com o saber pedagógico. Palavras-chave: Bactérias; Feira de ciências; Ensino-aprendizagem. .
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "BACTÉRIAS, FEIRA DE CIÊNCIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_08_2014_18_58_59_idinscrito_4882_bafeabc0b6efe136de3f8052e9f815cd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYNARA CARVALHO DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "RAYNARA CARVALHO"
    "autor_email" => "raynaracarvalho1@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ/CMRV"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

RESUMO As Feiras de Ciências são eventos em que os alunos são responsáveis pela comunicação de projetos planejados e executados por eles e seus professores. A realização de Feiras de Ciências em uma escola ou comunidade traz benefícios para alunos e professores e mudanças positivas no trabalho em ciências. As bactérias são essencialmente unicelulares e procariontes, estão relacionadas a doenças, ao equilíbrio das funções de nosso corpo e nos ecossistemas da Terra, podendo ter a forma de bastonetes retos, curvos, em forma de cocos ou filamentos. Tendo em vista a importância das bactérias para o meio ambiente, esse trabalho objetivou desenvolver metodologias didáticas que possibilitem uma melhor compreensão sobre as características que compõem a bactéria, bem como sua diversidade morfológica, forma de reprodução e doenças bacterianas. A feira de ciências foi realizada na Unidade Escolar Edison da Paz Cunha, localizada na cidade de Parnaíba-PI, com duas turmas de 7º ano, num total de 65 alunos. Foram desenvolvidos modelos didáticos de massa de modelar dos tipos de bactérias, cartazes para explicar os ciclo de vida e os tipos de doenças bacterianas. Além de um modelo geral estrutura da bactéria e um jogo didático em forma de tabuleiro. Também foram feitas coletas de bactérias em dois ambientes da escola, no banheiro (maçaneta, pia) e no bebedouro, com o auxilio de cotonetes e placas de Petri contendo meio de cultivo. Na ocasião os alunos se mostraram bastante participativos e dedicados em realizar seus trabalhos, para que a apresentação fosse interessante e atrativa ao público visitante. Durante a preparação dos modelos e cartazes os alunos demonstraram criatividade, raciocínio lógico, capacidade de pesquisa e conhecimentos científicos. Na coleta sobre as bactérias demonstraram interesse e curiosidade. Quanto ao jogo, este ofereceu estímulo e ambiente propício que favoreceram o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos. Essas são qualidades que todo ser humano pode demonstrar em sua maneira de viver, podendo assim ser observado que a criatividade no ensino pela qualidade de oportunidades efetivamente oferecidas pelo professor aos jovens propicie a estes experiências educativas. Ao final do processo, todo o material didático desenvolvido pelos alunos e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), foram expostos ao publico. A participação em Feiras de Ciências é, portanto, a culminância de um processo de estudo, que na ocasião alunos e professores têm oportunidade de ouvir comentários e serem questionados sobre o trabalho que produziram. De forma geral, o projeto da Feira de Ciências foi avaliado positivamente pelos alunos e pela escola, pois permitiu a interação dos estudantes na construção do saber científico articulado com o saber pedagógico. Palavras-chave: Bactérias; Feira de ciências; Ensino-aprendizagem. .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.