Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FEIRA DE CIÊNCIAS: INOVAÇÃO NO ENSINO DAS BACTÉRIAS

Palavra-chaves: BACTÉRIAS, FEIRA DE CIÊNCIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

RESUMO As Feiras de Ciências são eventos em que os alunos são responsáveis pela comunicação de projetos planejados e executados por eles e seus professores. A realização de Feiras de Ciências em uma escola ou comunidade traz benefícios para alunos e professores e mudanças positivas no trabalho em ciências. As bactérias são essencialmente unicelulares e procariontes, estão relacionadas a doenças, ao equilíbrio das funções de nosso corpo e nos ecossistemas da Terra, podendo ter a forma de bastonetes retos, curvos, em forma de cocos ou filamentos. Tendo em vista a importância das bactérias para o meio ambiente, esse trabalho objetivou desenvolver metodologias didáticas que possibilitem uma melhor compreensão sobre as características que compõem a bactéria, bem como sua diversidade morfológica, forma de reprodução e doenças bacterianas. A feira de ciências foi realizada na Unidade Escolar Edison da Paz Cunha, localizada na cidade de Parnaíba-PI, com duas turmas de 7º ano, num total de 65 alunos. Foram desenvolvidos modelos didáticos de massa de modelar dos tipos de bactérias, cartazes para explicar os ciclo de vida e os tipos de doenças bacterianas. Além de um modelo geral estrutura da bactéria e um jogo didático em forma de tabuleiro. Também foram feitas coletas de bactérias em dois ambientes da escola, no banheiro (maçaneta, pia) e no bebedouro, com o auxilio de cotonetes e placas de Petri contendo meio de cultivo. Na ocasião os alunos se mostraram bastante participativos e dedicados em realizar seus trabalhos, para que a apresentação fosse interessante e atrativa ao público visitante. Durante a preparação dos modelos e cartazes os alunos demonstraram criatividade, raciocínio lógico, capacidade de pesquisa e conhecimentos científicos. Na coleta sobre as bactérias demonstraram interesse e curiosidade. Quanto ao jogo, este ofereceu estímulo e ambiente propício que favoreceram o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos. Essas são qualidades que todo ser humano pode demonstrar em sua maneira de viver, podendo assim ser observado que a criatividade no ensino pela qualidade de oportunidades efetivamente oferecidas pelo professor aos jovens propicie a estes experiências educativas. Ao final do processo, todo o material didático desenvolvido pelos alunos e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), foram expostos ao publico. A participação em Feiras de Ciências é, portanto, a culminância de um processo de estudo, que na ocasião alunos e professores têm oportunidade de ouvir comentários e serem questionados sobre o trabalho que produziram. De forma geral, o projeto da Feira de Ciências foi avaliado positivamente pelos alunos e pela escola, pois permitiu a interação dos estudantes na construção do saber científico articulado com o saber pedagógico. Palavras-chave: Bactérias; Feira de ciências; Ensino-aprendizagem. .

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