LEITURA: UM PASSO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7457 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 809 "inscrito_id" => 3649 "titulo" => "LEITURA: UM PASSO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER" "resumo" => "O presente artigo se configura a partir do desenvolvimento das atividades realizadas no Projeto “Leitura: um passo para a construção do saber”, realizado na E.E.E.F e Médio Senador Humberto Lucena, na Cidade de Cacimba de Dentro – PB, no ano de 2013. O qual se caracterizou em leituras e apresentações das mesmas, com objetivo de melhorar a oralidade e a escrita, ao mesmo tempo em que os educandos desenvolviam o gosto pela leitura, já que a idéia de ler, para alguns, era algo visto como difícil, justificado ora por não terem o hábito da leitura, ora por simplesmente pensarem que ler é algo ruim e cansativo. Nesse sentido, destaca-se a valorização do ser humano em todo o seu potencial, com objetivo de conscientizá-lo de seus direitos e deveres, contribuindo com a sociedade na qual estar alicerçada. O projeto desenvolvido buscou possibilitar aos educandos uma experiência real e significativa que o torne capaz de seguir seus estudos e caminhar nos espaços das universidades. A fundamentação teórica é constituída a partir das idéias de Koch e Elias (2007), Ferreira (2001), Moysés (1994), estes que com seus questionamentos nos ajudaram a entender como ocorre o processo ensino aprendizagem e se, em sua constituição ocorre a valorização dos conhecimentos adquiridos antes do ingresso a uma determinada fase escolar, sendo então a partir desta análise que poderemos identificar as falhas existentes no ensino de produção de textos e por meio delas construir uma nova perspectiva para as aulas de produção textual, buscando enfatizar sempre o papel do educando como crítico e formador de opinião." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "EDUCANDO, PONTENCIAL, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_06_01_17_idinscrito_3649_34d73a179576e8a89c95704d5c6d16e0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA DA PAZ ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "GABRIELA PAZ" "autor_email" => "uepbestudantegaby@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7457 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 809 "inscrito_id" => 3649 "titulo" => "LEITURA: UM PASSO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER" "resumo" => "O presente artigo se configura a partir do desenvolvimento das atividades realizadas no Projeto “Leitura: um passo para a construção do saber”, realizado na E.E.E.F e Médio Senador Humberto Lucena, na Cidade de Cacimba de Dentro – PB, no ano de 2013. O qual se caracterizou em leituras e apresentações das mesmas, com objetivo de melhorar a oralidade e a escrita, ao mesmo tempo em que os educandos desenvolviam o gosto pela leitura, já que a idéia de ler, para alguns, era algo visto como difícil, justificado ora por não terem o hábito da leitura, ora por simplesmente pensarem que ler é algo ruim e cansativo. Nesse sentido, destaca-se a valorização do ser humano em todo o seu potencial, com objetivo de conscientizá-lo de seus direitos e deveres, contribuindo com a sociedade na qual estar alicerçada. O projeto desenvolvido buscou possibilitar aos educandos uma experiência real e significativa que o torne capaz de seguir seus estudos e caminhar nos espaços das universidades. A fundamentação teórica é constituída a partir das idéias de Koch e Elias (2007), Ferreira (2001), Moysés (1994), estes que com seus questionamentos nos ajudaram a entender como ocorre o processo ensino aprendizagem e se, em sua constituição ocorre a valorização dos conhecimentos adquiridos antes do ingresso a uma determinada fase escolar, sendo então a partir desta análise que poderemos identificar as falhas existentes no ensino de produção de textos e por meio delas construir uma nova perspectiva para as aulas de produção textual, buscando enfatizar sempre o papel do educando como crítico e formador de opinião." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "EDUCANDO, PONTENCIAL, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_06_01_17_idinscrito_3649_34d73a179576e8a89c95704d5c6d16e0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA DA PAZ ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "GABRIELA PAZ" "autor_email" => "uepbestudantegaby@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }