A ATIVIDADE DOCENTE E A MÁQUINA-ESCOLA: UMA CRÍTICA À EDUCAÇÃO SALVACIONISTA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6653 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1499 "inscrito_id" => 33045 "titulo" => "A ATIVIDADE DOCENTE E A MÁQUINA-ESCOLA: UMA CRÍTICA À EDUCAÇÃO SALVACIONISTA" "resumo" => "Este trabalho é um desdobramento da minha pesquisa de mestrado realizado no PPFH-UERJ. O estudo conceitual e os debates em sala colocaram-me a pensar, dentre outras coisas, na prática docente que é vivida, muitas vezes como uma missão. Ou seja, o professor (aquele que professa) é o profissional que cuida de salvar alunos de um estado de ignorância, conduzido às luzes do conhecimento. O termo aluno em si já alude a isso, pois se origina do latim e significa sem luz. A relação professor-aluno baliza-se em tal pressuposto ao passo que a escola opera como uma máquina de fazer sujeitos aptos ao mercado de trabalho. Logo, o objetivo aqui é problematizar a prática pedagógica salvacionista que visa curar o mau estudante, que, como um imã, atrai diagnósticos e demanda cada vez mais controle. Portanto, o conceito de produção de subjetividade em Foucault é fundamental para entender as relações de poder e saber, que aqui perpassam discentes e seus educadores na escola, o lócus gritante na produção de assujeitamentos. Gallo nos ajuda a criticar o modo de funcionar daquele que se percebe e é reconhecido como o arauto nas classes escolares, que critica o presente ao mesmo tempo que, pela sua função quase sacerdotal, produz grande desmobilização politica em termos de militância ou gestão escolar. Contudo, o docente tem grande visibilidade ao operar a máquina-escola produzindo classificações, exames, qualificações, aferindo notas e transmitindo conteúdos. Algo que atende a uma prática quase religiosa e qualifica-se com uma lógica empresarial por busca de excelência e resultados. Isto aparentemente é um contrassenso, porém, reforça a forma como lidamos com a docência. Absorvendo a lógica mercantil e a fazendo expandir, as práticas pedagógicas subsistem calcadas em uma missão e, justamente, cabem aqui ser problematizada. Para afirmar outra noção de trabalho docente o conceito de atividade explorado por Barros aponta para a experiência laboral que está além de aferir notas e conceitos e ancora-se na definição de ergologia (Schwartz e Durrivel) que reconhece as possibilidades de mudança no trabalho (neste caso docente, escolar) por meio do conhecimento de processos antigos, da implantação de outros métodos, possibilitando militâncias e a exuberância de pedagogias produzidas em coletivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "TRABALHO, DOCÊNCIA, PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_20_58_01_idinscrito_33045_18378369341ce2741a4d3f7eb83e20a6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUAN SÁVIO DE CASTRO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUAN SÁVIO" "autor_email" => "lsnave@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6653 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1499 "inscrito_id" => 33045 "titulo" => "A ATIVIDADE DOCENTE E A MÁQUINA-ESCOLA: UMA CRÍTICA À EDUCAÇÃO SALVACIONISTA" "resumo" => "Este trabalho é um desdobramento da minha pesquisa de mestrado realizado no PPFH-UERJ. O estudo conceitual e os debates em sala colocaram-me a pensar, dentre outras coisas, na prática docente que é vivida, muitas vezes como uma missão. Ou seja, o professor (aquele que professa) é o profissional que cuida de salvar alunos de um estado de ignorância, conduzido às luzes do conhecimento. O termo aluno em si já alude a isso, pois se origina do latim e significa sem luz. A relação professor-aluno baliza-se em tal pressuposto ao passo que a escola opera como uma máquina de fazer sujeitos aptos ao mercado de trabalho. Logo, o objetivo aqui é problematizar a prática pedagógica salvacionista que visa curar o mau estudante, que, como um imã, atrai diagnósticos e demanda cada vez mais controle. Portanto, o conceito de produção de subjetividade em Foucault é fundamental para entender as relações de poder e saber, que aqui perpassam discentes e seus educadores na escola, o lócus gritante na produção de assujeitamentos. Gallo nos ajuda a criticar o modo de funcionar daquele que se percebe e é reconhecido como o arauto nas classes escolares, que critica o presente ao mesmo tempo que, pela sua função quase sacerdotal, produz grande desmobilização politica em termos de militância ou gestão escolar. Contudo, o docente tem grande visibilidade ao operar a máquina-escola produzindo classificações, exames, qualificações, aferindo notas e transmitindo conteúdos. Algo que atende a uma prática quase religiosa e qualifica-se com uma lógica empresarial por busca de excelência e resultados. Isto aparentemente é um contrassenso, porém, reforça a forma como lidamos com a docência. Absorvendo a lógica mercantil e a fazendo expandir, as práticas pedagógicas subsistem calcadas em uma missão e, justamente, cabem aqui ser problematizada. Para afirmar outra noção de trabalho docente o conceito de atividade explorado por Barros aponta para a experiência laboral que está além de aferir notas e conceitos e ancora-se na definição de ergologia (Schwartz e Durrivel) que reconhece as possibilidades de mudança no trabalho (neste caso docente, escolar) por meio do conhecimento de processos antigos, da implantação de outros métodos, possibilitando militâncias e a exuberância de pedagogias produzidas em coletivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "TRABALHO, DOCÊNCIA, PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_20_58_01_idinscrito_33045_18378369341ce2741a4d3f7eb83e20a6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUAN SÁVIO DE CASTRO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUAN SÁVIO" "autor_email" => "lsnave@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }