Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS

Palavra-chaves: TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TIC Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6700
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 17
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS"
    "resumo" => "A disciplina de Matemática, geralmente oferece mais obstáculos à aprendizagem dos alunos, do que as demais disciplinas, fato verificado na prática das salas de aulas por vários pesquisadores e professores durante anos. Quando se olha para as propostas programáticas das últimas décadas, vê-se que os objetivos da educação mudaram, passando, por exemplo, pela preparação profissional, por maior cobrança no desenvolvimento intelectual e emocional, pela preparação para a cidadania, pelo desenvolvimento do senso crítico. Sabemos das dificuldades que permeiam o ensino da matemática, as quais se devem, muitas vezes, ao uso de metodologias inadequadas para o ensino desta disciplina. Dentro deste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar as principais tendências metodológicas para o ensino da matemática na atualidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual recorreu-se a vários teóricos que tratam sobre a temática em estudo, a exemplo de Carvalho (1994), Bicudo, Viana e Penteado (2001), D' Ambrosio (1987), Bienbemgut e Hein, (2000), Bassanezi (2002), Borba(1994), Davis (1991), dentre outros.  A pesquisa traz estas tendências metodológicas utilizadas, enfocando a importância da história da matemática e da educação matemática, através de um breve histórico, bem como suas relações com o professor e a sala de aula, mostrando também a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), através dos seus contextos e cenários. Aborda ainda, sobre as demais tendências, as quais são resolução de problemas, Etnomatemática, Modelagem Matemática, os jogos e recreações e suas relações com as Diretrizes Curriculares Nacionais, as quais preconizam em seus referenciais, a importância destas tendencias metodológicas e suas relações com a pratica docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TIC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_21_07_2014_20_32_49_idinscrito_17_a5b45b2910afe4c76e3841cddbc7c5b2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO"
    "autor_nome_curto" => "RUTH"
    "autor_email" => "ruthmeloead@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6700
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 17
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS"
    "resumo" => "A disciplina de Matemática, geralmente oferece mais obstáculos à aprendizagem dos alunos, do que as demais disciplinas, fato verificado na prática das salas de aulas por vários pesquisadores e professores durante anos. Quando se olha para as propostas programáticas das últimas décadas, vê-se que os objetivos da educação mudaram, passando, por exemplo, pela preparação profissional, por maior cobrança no desenvolvimento intelectual e emocional, pela preparação para a cidadania, pelo desenvolvimento do senso crítico. Sabemos das dificuldades que permeiam o ensino da matemática, as quais se devem, muitas vezes, ao uso de metodologias inadequadas para o ensino desta disciplina. Dentro deste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar as principais tendências metodológicas para o ensino da matemática na atualidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual recorreu-se a vários teóricos que tratam sobre a temática em estudo, a exemplo de Carvalho (1994), Bicudo, Viana e Penteado (2001), D' Ambrosio (1987), Bienbemgut e Hein, (2000), Bassanezi (2002), Borba(1994), Davis (1991), dentre outros.  A pesquisa traz estas tendências metodológicas utilizadas, enfocando a importância da história da matemática e da educação matemática, através de um breve histórico, bem como suas relações com o professor e a sala de aula, mostrando também a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), através dos seus contextos e cenários. Aborda ainda, sobre as demais tendências, as quais são resolução de problemas, Etnomatemática, Modelagem Matemática, os jogos e recreações e suas relações com as Diretrizes Curriculares Nacionais, as quais preconizam em seus referenciais, a importância destas tendencias metodológicas e suas relações com a pratica docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TIC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_21_07_2014_20_32_49_idinscrito_17_a5b45b2910afe4c76e3841cddbc7c5b2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO"
    "autor_nome_curto" => "RUTH"
    "autor_email" => "ruthmeloead@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A disciplina de Matemática, geralmente oferece mais obstáculos à aprendizagem dos alunos, do que as demais disciplinas, fato verificado na prática das salas de aulas por vários pesquisadores e professores durante anos. Quando se olha para as propostas programáticas das últimas décadas, vê-se que os objetivos da educação mudaram, passando, por exemplo, pela preparação profissional, por maior cobrança no desenvolvimento intelectual e emocional, pela preparação para a cidadania, pelo desenvolvimento do senso crítico. Sabemos das dificuldades que permeiam o ensino da matemática, as quais se devem, muitas vezes, ao uso de metodologias inadequadas para o ensino desta disciplina. Dentro deste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar as principais tendências metodológicas para o ensino da matemática na atualidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual recorreu-se a vários teóricos que tratam sobre a temática em estudo, a exemplo de Carvalho (1994), Bicudo, Viana e Penteado (2001), D' Ambrosio (1987), Bienbemgut e Hein, (2000), Bassanezi (2002), Borba(1994), Davis (1991), dentre outros. A pesquisa traz estas tendências metodológicas utilizadas, enfocando a importância da história da matemática e da educação matemática, através de um breve histórico, bem como suas relações com o professor e a sala de aula, mostrando também a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), através dos seus contextos e cenários. Aborda ainda, sobre as demais tendências, as quais são resolução de problemas, Etnomatemática, Modelagem Matemática, os jogos e recreações e suas relações com as Diretrizes Curriculares Nacionais, as quais preconizam em seus referenciais, a importância destas tendencias metodológicas e suas relações com a pratica docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.