LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA REGINALDO CLAUDINO DE SALES NO ASSENTAMENTO DONA ANTÔNIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7450 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1423 "inscrito_id" => 2137 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA REGINALDO CLAUDINO DE SALES NO ASSENTAMENTO DONA ANTÔNIA" "resumo" => "Leitura e escrita estão relacionados com a função das práticas pedagógicas, que deixam consequências impactantes e são cobrados pela sociedade, esses dois componentes são parte da socialização entre as pessoas e do processo de integração social que devem ser adequadas ás crianças provenientes do campo, com suas características especificas e suas temporalidades, e a educação do campo defendida pelos movimentos sociais, respeita as especificidades dos educando do campo e sua realidade dialogando a pratica escolar e o cotidiano local. Esta pesquisa em andamento tem como objetivo analisar a prática da Leitura e da Escrita com os educandos do 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental I na escola Reginaldo Sales, com isso, pretendemos de forma contextualizada e problematizadora trabalharmos com os temas geradores, a fim de gerar discussões que possibilitem a motivar o senso crítico do educando, estimular a aquisição de competências leituras e de interpretação, desenvolver a produção textual com a produção de um livro infantil, sistematizando a ortografia e a compreensão fonética através da leitura e leitura em quadrinhos. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e revisão de literatura como instrumento de coleta de dados utilizaremos a observação participante, registros e relatórios. A relação pedagógica estabelecida até o momento com os educando da Escola Reginaldo Claudino de Sales tem sido de reciprocidade, dialógica, onde eles participam e interagem cada vez mais no processo de leitura para podermos confeccionar um livro infantil, com a participação e colaboração de todos. As análises serão desenvolvidas a partir das contribuições teóricas que tratam da questão entre eles os autores: Freire (1996); Mendonça (2009); Brandão (2000), Lacerda (2008) entre outros. A questão não é de prepará-la tecnicamente para a leitura e a escrita na primeira série, mas sim, de oferecer diferentes possibilidades de aprendizado e mostrar que ela pode aprender em qualquer lugar, e não só dentro da escola. Pretendemos identificar estratégias de intervenção de desenvolvimento de competências da leitura, da escrita e da linguagem, a fim de provocar mudanças importantes no processo de ensino e aprendizagem, na interação e socialização de conhecimento entre educandos e educadores, sobretudo, para que os mesmos despertem para o desejo e a curiosidade da leitura e da escrita." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, EDUCAÇÃO NO CAMPO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_08_2014_11_20_03_idinscrito_2137_152160d41baf47f19b6b98411bc2e725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA CARNEIRO CLÁUDIO" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "faelacarneiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7450 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1423 "inscrito_id" => 2137 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA REGINALDO CLAUDINO DE SALES NO ASSENTAMENTO DONA ANTÔNIA" "resumo" => "Leitura e escrita estão relacionados com a função das práticas pedagógicas, que deixam consequências impactantes e são cobrados pela sociedade, esses dois componentes são parte da socialização entre as pessoas e do processo de integração social que devem ser adequadas ás crianças provenientes do campo, com suas características especificas e suas temporalidades, e a educação do campo defendida pelos movimentos sociais, respeita as especificidades dos educando do campo e sua realidade dialogando a pratica escolar e o cotidiano local. Esta pesquisa em andamento tem como objetivo analisar a prática da Leitura e da Escrita com os educandos do 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental I na escola Reginaldo Sales, com isso, pretendemos de forma contextualizada e problematizadora trabalharmos com os temas geradores, a fim de gerar discussões que possibilitem a motivar o senso crítico do educando, estimular a aquisição de competências leituras e de interpretação, desenvolver a produção textual com a produção de um livro infantil, sistematizando a ortografia e a compreensão fonética através da leitura e leitura em quadrinhos. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e revisão de literatura como instrumento de coleta de dados utilizaremos a observação participante, registros e relatórios. A relação pedagógica estabelecida até o momento com os educando da Escola Reginaldo Claudino de Sales tem sido de reciprocidade, dialógica, onde eles participam e interagem cada vez mais no processo de leitura para podermos confeccionar um livro infantil, com a participação e colaboração de todos. As análises serão desenvolvidas a partir das contribuições teóricas que tratam da questão entre eles os autores: Freire (1996); Mendonça (2009); Brandão (2000), Lacerda (2008) entre outros. A questão não é de prepará-la tecnicamente para a leitura e a escrita na primeira série, mas sim, de oferecer diferentes possibilidades de aprendizado e mostrar que ela pode aprender em qualquer lugar, e não só dentro da escola. Pretendemos identificar estratégias de intervenção de desenvolvimento de competências da leitura, da escrita e da linguagem, a fim de provocar mudanças importantes no processo de ensino e aprendizagem, na interação e socialização de conhecimento entre educandos e educadores, sobretudo, para que os mesmos despertem para o desejo e a curiosidade da leitura e da escrita." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, EDUCAÇÃO NO CAMPO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_08_2014_11_20_03_idinscrito_2137_152160d41baf47f19b6b98411bc2e725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA CARNEIRO CLÁUDIO" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "faelacarneiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }