A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS PARA A CONTINUIDADE DA ESCOLARIDADE: POR UMA SUPERAÇÃO DA IDEIA DE “FRACASSO”.
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Não é novidade que muitas crianças e jovens finalizam o ciclo destinado ao pleno domínio da leitura e da escrita sem, no entanto, poder/saber fazê-lo. Isso é preocupante já que, além de seu futuro de plena interação com a cultura escrita, o “futuro do país” também fica “comprometido”, como diz a propaganda oficial.O esforço efetivado no tempo presente certamente será decisivo para que não tenhamos, daqui a alguns anos ou décadas, um vultuoso número de pessoas em situação de analfabetismo no Brasil. No entanto, essa significativa parcela da sociedade brasileira, 13,9 milhões segundo o Censo 2010, permanece fora do foco das políticas educacionais, apesar das temáticas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos – EJA, ganharem espaços significativos nas atuais discussões acadêmicas, principalmente no que se refere à alfabetização e ao letramento. 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