Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 202
PARA DESCONSTRUIR AS RELAÇÕES DE GÊNERO: UMA BRINQUEDOTECA EDUCATIVA E MAIS SUSTENTÁVEL PARA O CREI ANTONIETA ARANHA DE CARVALHO NA CIDADE JOÃO PESSOA (PB)

Palavra-chaves: BRINQUEDOTECA, GÊNERO, SUSTENTABILIDADE. Comunicação Oral (CO) GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

As creches são ambientes educativos e de socialização, mas, muitas vezes reprodutores de diferenças e desigualdades entre crianças. Mesmo antes de nascermos nossos corpos são marcados pelas relações hierárquicas de gênero, construída historicamente com base nos interesses de uma sociedade sexista. O conjunto de fatores socioculturais que para mantem ás desigualdades de gênero são fortalecidos pelas ciências biológicas que tentam justificar a causa das diferenças entre homens e mulheres com base no corpo.A brinquedoteca é um espaço que auxilia na construção e formação infantil. Propor um anteprojeto de uma brinquedoteca educativa e mais sustentável é uma oportunidade de conscientizar e ensinar as crianças, educadores e funcionários, quanto ao desequilíbrio ecológico do planeta, o consumo exagerado, o desperdício e a importância de sensibilizar, preservar e reutilizar materiais que muitas vezes são descartados no meio ambiente. Pode-se acrescentar a função de educar as crianças para uma relação de mais respeito a diversidade e equidade de gêneros, anulando a repetição dos padrões comportamentais sexistas. O presente trabalho teve como objetivo principal elaborar um anteprojeto de uma brinquedoteca educativa e mais sustentável para o CREI Antonieta Aranha de Carvalho, em João Pessoa (PB), com foco na desconstrução das relações de gênero. A metodologia consistiu de pesquisa bibliográfica e documental, levantamento físico-espacial, elaboração e aplicação do instrumento de coleta de dados (entrevistas e questionários), definição e desenvolvimento do anteprojeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.