A MATEMÁTICA NO DISCURSO MIDIÁTICO: O ETHOS NO PROGRAMA DE TV "PASSA OU REPASSA"
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6639 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 463 "inscrito_id" => 457 "titulo" => "A MATEMÁTICA NO DISCURSO MIDIÁTICO: O ETHOS NO PROGRAMA DE TV "PASSA OU REPASSA"" "resumo" => "A matemática é uma disciplina marcada por discursos que a concebem por seu extremo grau de dificuldade e consequente domínio por poucas pessoas. A mídia televisa, na figura dos apresentadores dos programas de entretenimento, também é responsável pela difusão de tais discursos numa enunciação que mobiliza determinados discursos atrelados a um modo de dizer. É a noção própria do ethos que é trazida à discussão: de sua instituição pela retórica aristotélica à sua abordagem discursiva, convergindo para a análise das relações enunciativas que são firmadas entre o locutor (apresentador) e o destinatário. O presente trabalho, que se constitui numa pesquisa de cunho documental, tem por objeto de análise o programa de TV “Passa ou Repassa” apresentado pelo comunicador Celso Portiolli no SBT e que traz semanalmente uma disputa entre alunos de duas escolas. Nessa perspectiva, tem-se por objetivo investigar, no discurso do apresentador, o ethos discursivo no tratar com a matemática, apontando seu reflexo sobre a imagem atual que se tem da matemática. Para isso, foram utilizados vídeos disponíveis no site Youtube de dois programas, voltando a análise para momentos em que a enunciação focava na matemática. A discussão foi feita à luz da noção do ethos retórico aristotélico em suas múltiplas acepções e sua incidência na análise do discurso, tendo ancoragem teórica em Amossy (2005), Maingueneau (2008), Charaudeau (2008), Pêcheux (1999) e Silveira (2000). A análise aponta para a percepção, no ethos do apresentador, de um caráter desafiador e de um intenso grau de dificuldade dado à matemática. Em sua enunciação, ele se coloca como o fiador desse amplo discurso sobre a disciplina, evidenciando, na atualidade, uma matemática carregada de crenças negativas quanto à sua compreensão e ao domínio de suas habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "ETHOS, DISCURSO, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_01_03_19_idinscrito_457_7a3c23b4fe56d1c638ab335f5090b928.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR DE ARAÚJO FILGUEIRAS" "autor_nome_curto" => "FILGUEIRAS" "autor_email" => "arthurfilgueiras@yahoo.co" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6639 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 463 "inscrito_id" => 457 "titulo" => "A MATEMÁTICA NO DISCURSO MIDIÁTICO: O ETHOS NO PROGRAMA DE TV "PASSA OU REPASSA"" "resumo" => "A matemática é uma disciplina marcada por discursos que a concebem por seu extremo grau de dificuldade e consequente domínio por poucas pessoas. A mídia televisa, na figura dos apresentadores dos programas de entretenimento, também é responsável pela difusão de tais discursos numa enunciação que mobiliza determinados discursos atrelados a um modo de dizer. É a noção própria do ethos que é trazida à discussão: de sua instituição pela retórica aristotélica à sua abordagem discursiva, convergindo para a análise das relações enunciativas que são firmadas entre o locutor (apresentador) e o destinatário. O presente trabalho, que se constitui numa pesquisa de cunho documental, tem por objeto de análise o programa de TV “Passa ou Repassa” apresentado pelo comunicador Celso Portiolli no SBT e que traz semanalmente uma disputa entre alunos de duas escolas. Nessa perspectiva, tem-se por objetivo investigar, no discurso do apresentador, o ethos discursivo no tratar com a matemática, apontando seu reflexo sobre a imagem atual que se tem da matemática. Para isso, foram utilizados vídeos disponíveis no site Youtube de dois programas, voltando a análise para momentos em que a enunciação focava na matemática. A discussão foi feita à luz da noção do ethos retórico aristotélico em suas múltiplas acepções e sua incidência na análise do discurso, tendo ancoragem teórica em Amossy (2005), Maingueneau (2008), Charaudeau (2008), Pêcheux (1999) e Silveira (2000). A análise aponta para a percepção, no ethos do apresentador, de um caráter desafiador e de um intenso grau de dificuldade dado à matemática. Em sua enunciação, ele se coloca como o fiador desse amplo discurso sobre a disciplina, evidenciando, na atualidade, uma matemática carregada de crenças negativas quanto à sua compreensão e ao domínio de suas habilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "ETHOS, DISCURSO, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_01_03_19_idinscrito_457_7a3c23b4fe56d1c638ab335f5090b928.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR DE ARAÚJO FILGUEIRAS" "autor_nome_curto" => "FILGUEIRAS" "autor_email" => "arthurfilgueiras@yahoo.co" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }