UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE O IMAGINÁRIO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8002 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1527 "inscrito_id" => 3808 "titulo" => "UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE O IMAGINÁRIO" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem proporcionado experiências relevantes no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Curso de Licenciatura em Dança da UFPB, uma vez que os inserem no cotidiano de escolas públicas da cidade de João Pessoa-PB. Uma das instituições em que está se atuando é o Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário. Com o apoio da Cooperativa de Ensino de João Pessoa Ltda., tem-se desenvolvido com as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I, o projeto pedagógico intitulado “Capas da Invisibilidade”, cujo objetivo é trabalhar de forma transdisciplinar com as linguagens artísticas das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, apresentando como tema norteador no ano de 2014 as lendas urbanas. A aplicação do Projeto para as turmas em questão tem se dado por meio da pesquisa e estudo acerca de fatos acontecidos ou não – lendas e causos - que são enriquecidos pela imaginação dos povos e transmitidos oralmente. Consequentemente, as aulas trazem à tona temas sociais e atuais que podem ser trabalhados com os alunos nas aulas de artes, como por exemplo, a construção de personagens. Essa ocorre a partir das sensações vivenciadas no cotidiano de cada um dos alunos acrescidos da utilização dos fatores do movimento (peso, espaço, fluência e tempo) e das ações básicas (torcer, flutuar, pressionar, entre outras) que foram desenvolvidos pelo teórico do movimento, Rudolf Laban. Geralmente as lendas se baseiam em conclusões filosóficas e ensinamentos morais, neste caso, em um primeiro momento o Projeto preocupa-se em tornar visível através da criatividade e do movimento o que está no imaginário das crianças para, posteriormente, traçar relações com a temática da invisibilidade social. Tendo como ferramenta didática principal a imaginação, fomentam-se espaços para se expressar aquilo que não se vê ou que não se quer enxergar na escola, na comunidade e no mundo. Portanto, por meio do ensino das artes, especialmente da dança, explora-se de forma consciente, crítica e criativa possibilidades de desenvolver temas sociais complexos com crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "IMAGINÁRIO, ENSINO DE ARTES, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_08_2014_22_43_04_idinscrito_3808_7aec57aacf79707b59599bfb1b6cb8cb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE LUCENA DE MOURA DINIZ" "autor_nome_curto" => "GISELLE LUCENA" "autor_email" => "gilucena@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8002 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1527 "inscrito_id" => 3808 "titulo" => "UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE O IMAGINÁRIO" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem proporcionado experiências relevantes no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Curso de Licenciatura em Dança da UFPB, uma vez que os inserem no cotidiano de escolas públicas da cidade de João Pessoa-PB. Uma das instituições em que está se atuando é o Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário. Com o apoio da Cooperativa de Ensino de João Pessoa Ltda., tem-se desenvolvido com as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I, o projeto pedagógico intitulado “Capas da Invisibilidade”, cujo objetivo é trabalhar de forma transdisciplinar com as linguagens artísticas das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, apresentando como tema norteador no ano de 2014 as lendas urbanas. A aplicação do Projeto para as turmas em questão tem se dado por meio da pesquisa e estudo acerca de fatos acontecidos ou não – lendas e causos - que são enriquecidos pela imaginação dos povos e transmitidos oralmente. Consequentemente, as aulas trazem à tona temas sociais e atuais que podem ser trabalhados com os alunos nas aulas de artes, como por exemplo, a construção de personagens. Essa ocorre a partir das sensações vivenciadas no cotidiano de cada um dos alunos acrescidos da utilização dos fatores do movimento (peso, espaço, fluência e tempo) e das ações básicas (torcer, flutuar, pressionar, entre outras) que foram desenvolvidos pelo teórico do movimento, Rudolf Laban. Geralmente as lendas se baseiam em conclusões filosóficas e ensinamentos morais, neste caso, em um primeiro momento o Projeto preocupa-se em tornar visível através da criatividade e do movimento o que está no imaginário das crianças para, posteriormente, traçar relações com a temática da invisibilidade social. Tendo como ferramenta didática principal a imaginação, fomentam-se espaços para se expressar aquilo que não se vê ou que não se quer enxergar na escola, na comunidade e no mundo. Portanto, por meio do ensino das artes, especialmente da dança, explora-se de forma consciente, crítica e criativa possibilidades de desenvolver temas sociais complexos com crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "IMAGINÁRIO, ENSINO DE ARTES, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_08_2014_22_43_04_idinscrito_3808_7aec57aacf79707b59599bfb1b6cb8cb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE LUCENA DE MOURA DINIZ" "autor_nome_curto" => "GISELLE LUCENA" "autor_email" => "gilucena@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }