Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESGATANDO A HISTÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR MANUEL VIEIRA, MUNICÍPIO DE PATOS-PB

Palavra-chaves: MEMÓRIA, CULTURA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7926
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 830
    "inscrito_id" => 3057
    "titulo" => "RESGATANDO A HISTÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR MANUEL VIEIRA, MUNICÍPIO DE PATOS-PB"
    "resumo" => "A história de uma instituição de ensino básico é um importante instrumento para a recuperação e a preservação das memórias e das identidades locais. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manuel Vieira - MMV - é um marco referencial da educação no sertão paraibano, sendo considerada a terceira maior escola do estado. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento histórico da Escola, para se medir o nível de conhecimento da comunidade escolar sobre a história da origem desta instituição. Foram realizadas consultas aos documentos escritos da direção, às placas e fotos fixados nas paredes da escola, bem como entrevistas estruturadas com a comunidade escolar. A participação nessas entrevistas foi voluntária e as mesmas foram gravadas com o consentimento de todos os entrevistados/participantes. Foi observado que grande parte da comunidade escolar da Escola Estadual MMV não conhecia a real história da instituição e que grande parte dos problemas na escola elencados por eles (estruturais, elétricos e de acústica da escola), podem ser explicados através do passado da escola (construção muito antiga, da década de 1930). Pode-se concluir que o resgate histórico ajudou na compreensão do presente por parte de sua comunidade escolar, promovendo a formação e o desenvolvimento dos alunos, funcionários, professores, direção, etc., tornando-os cidadãos mais conscientes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "MEMÓRIA, CULTURA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_08_58_00_idinscrito_3057_9cda9de641edac2caf32299953e347ec.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIONE GOMES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIONE"
    "autor_email" => "cionesb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7926
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 830
    "inscrito_id" => 3057
    "titulo" => "RESGATANDO A HISTÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR MANUEL VIEIRA, MUNICÍPIO DE PATOS-PB"
    "resumo" => "A história de uma instituição de ensino básico é um importante instrumento para a recuperação e a preservação das memórias e das identidades locais. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manuel Vieira - MMV - é um marco referencial da educação no sertão paraibano, sendo considerada a terceira maior escola do estado. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento histórico da Escola, para se medir o nível de conhecimento da comunidade escolar sobre a história da origem desta instituição. Foram realizadas consultas aos documentos escritos da direção, às placas e fotos fixados nas paredes da escola, bem como entrevistas estruturadas com a comunidade escolar. A participação nessas entrevistas foi voluntária e as mesmas foram gravadas com o consentimento de todos os entrevistados/participantes. Foi observado que grande parte da comunidade escolar da Escola Estadual MMV não conhecia a real história da instituição e que grande parte dos problemas na escola elencados por eles (estruturais, elétricos e de acústica da escola), podem ser explicados através do passado da escola (construção muito antiga, da década de 1930). Pode-se concluir que o resgate histórico ajudou na compreensão do presente por parte de sua comunidade escolar, promovendo a formação e o desenvolvimento dos alunos, funcionários, professores, direção, etc., tornando-os cidadãos mais conscientes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "MEMÓRIA, CULTURA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_08_58_00_idinscrito_3057_9cda9de641edac2caf32299953e347ec.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIONE GOMES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIONE"
    "autor_email" => "cionesb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A história de uma instituição de ensino básico é um importante instrumento para a recuperação e a preservação das memórias e das identidades locais. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manuel Vieira - MMV - é um marco referencial da educação no sertão paraibano, sendo considerada a terceira maior escola do estado. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento histórico da Escola, para se medir o nível de conhecimento da comunidade escolar sobre a história da origem desta instituição. Foram realizadas consultas aos documentos escritos da direção, às placas e fotos fixados nas paredes da escola, bem como entrevistas estruturadas com a comunidade escolar. A participação nessas entrevistas foi voluntária e as mesmas foram gravadas com o consentimento de todos os entrevistados/participantes. Foi observado que grande parte da comunidade escolar da Escola Estadual MMV não conhecia a real história da instituição e que grande parte dos problemas na escola elencados por eles (estruturais, elétricos e de acústica da escola), podem ser explicados através do passado da escola (construção muito antiga, da década de 1930). Pode-se concluir que o resgate histórico ajudou na compreensão do presente por parte de sua comunidade escolar, promovendo a formação e o desenvolvimento dos alunos, funcionários, professores, direção, etc., tornando-os cidadãos mais conscientes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.