RELAÇÃO HISTORIOGRÁFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7907 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 651 "inscrito_id" => 32739 "titulo" => "RELAÇÃO HISTORIOGRÁFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "A pesquisa bibliográfica, qualitatitva e participante apresentada se prôpos a investigar a historiografia da educação física na educação profissional no que concerne a prática pedagógica da Educação Física, como esta se deu e se reflete na formação do discente advindo da educação Profissional, tendo como objeto central de estudo a relação historiográfica da Prática Pedagógica de Educação Física na Educação Profissional desde a década de 1970 na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte - ETFRN ao momento atual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, considerando-se as convergências e especificidades em consonância com os fundamentos legais abrangentes ao campo da educação quanto aos aspectos históricos da educação física e de suas práticas pedagógicas. E como questão principal a ser estudado temos: Houve uma evolução histórica da educação física do IFRN na educação profissional nos útimos anos?. A paritr deste questionamento objetivamos investigar historicamente a relação entre a educação física na educação profissional a partir da prática pedagógica da educação física na ETFRN e no IFRN, historiar as contribuições relevantes que essas práticas produziram para o desenvolvimento da educação profissonal na ETFRN; realizar levantamento histórico dos aspectos legais que orientam as práticas pedagógicas da educação física na ETFRN e IFRN. Por meio desses estudos, procurou situar, analisar e interpretar o desenvolvimento da pesquisa e produção do conhecimento histórico em educação física, na Educação Profissional, dentre outros objetivos. Reunimos referenciais teóricos que abordam historicamente a relação entre as práticas pedagógicas da educação básica, da educação profissional e da educação física (escolar). No entanto, dentre as diversas literaturas acerca do tema, temos como base: os . Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) (PCN’s EM) Parte I e II (BRASIL, 2000); Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 1996); Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica - FPEPT (BRASIL, 2008); Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo (MOLL, 2010); O processo histórico, social e político da evolução da Educação Física (BAGNARA, 2010); Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos (BOGDAN e BINKLEN, 1994); A constituição das teorias pedagógicas da educação física.( BRACHT, 1999); Revista Brasileira de Ciências do Esporte (2009); Metodologia do ensino da educação física (COLETIVO DE AUTORES, 1992); Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão (FOUCAULT, 2009); Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (FREIRE, 1996); Cultura escolar, cultivo de corpos: educação physica e gymnastica como práticas constitutivas dos corpos de crianças no ensino público primário em Belo Horizonte (1906-1920) (VAGO, 2002); e leis que regulamentam e consolidam a educação básica e educação profissional no brasil. Nesta pesquisa pretende-se acompanhar a trajetória dos estudos historiográficos da educação física: saberes e fazeres e da educação profissional, como demanda do Estado, aqui o período privilegiado remete à década de 1970 ao momento atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "HISTóRIA DA EDUCAçãO FíSICA, EDUCAçãO PROFISSIONAL, FORMAçãO INTEGRAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_12_36_19_idinscrito_32739_774af9e5d4e31ea4cb71083a0c11617d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA SLANY SOARES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA SLANY" "autor_email" => "peteedfisica@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE GAMA FILHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7907 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 651 "inscrito_id" => 32739 "titulo" => "RELAÇÃO HISTORIOGRÁFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "A pesquisa bibliográfica, qualitatitva e participante apresentada se prôpos a investigar a historiografia da educação física na educação profissional no que concerne a prática pedagógica da Educação Física, como esta se deu e se reflete na formação do discente advindo da educação Profissional, tendo como objeto central de estudo a relação historiográfica da Prática Pedagógica de Educação Física na Educação Profissional desde a década de 1970 na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte - ETFRN ao momento atual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, considerando-se as convergências e especificidades em consonância com os fundamentos legais abrangentes ao campo da educação quanto aos aspectos históricos da educação física e de suas práticas pedagógicas. E como questão principal a ser estudado temos: Houve uma evolução histórica da educação física do IFRN na educação profissional nos útimos anos?. A paritr deste questionamento objetivamos investigar historicamente a relação entre a educação física na educação profissional a partir da prática pedagógica da educação física na ETFRN e no IFRN, historiar as contribuições relevantes que essas práticas produziram para o desenvolvimento da educação profissonal na ETFRN; realizar levantamento histórico dos aspectos legais que orientam as práticas pedagógicas da educação física na ETFRN e IFRN. Por meio desses estudos, procurou situar, analisar e interpretar o desenvolvimento da pesquisa e produção do conhecimento histórico em educação física, na Educação Profissional, dentre outros objetivos. Reunimos referenciais teóricos que abordam historicamente a relação entre as práticas pedagógicas da educação básica, da educação profissional e da educação física (escolar). No entanto, dentre as diversas literaturas acerca do tema, temos como base: os . Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) (PCN’s EM) Parte I e II (BRASIL, 2000); Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 1996); Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica - FPEPT (BRASIL, 2008); Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo (MOLL, 2010); O processo histórico, social e político da evolução da Educação Física (BAGNARA, 2010); Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos (BOGDAN e BINKLEN, 1994); A constituição das teorias pedagógicas da educação física.( BRACHT, 1999); Revista Brasileira de Ciências do Esporte (2009); Metodologia do ensino da educação física (COLETIVO DE AUTORES, 1992); Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão (FOUCAULT, 2009); Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (FREIRE, 1996); Cultura escolar, cultivo de corpos: educação physica e gymnastica como práticas constitutivas dos corpos de crianças no ensino público primário em Belo Horizonte (1906-1920) (VAGO, 2002); e leis que regulamentam e consolidam a educação básica e educação profissional no brasil. Nesta pesquisa pretende-se acompanhar a trajetória dos estudos historiográficos da educação física: saberes e fazeres e da educação profissional, como demanda do Estado, aqui o período privilegiado remete à década de 1970 ao momento atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "HISTóRIA DA EDUCAçãO FíSICA, EDUCAçãO PROFISSIONAL, FORMAçãO INTEGRAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_12_36_19_idinscrito_32739_774af9e5d4e31ea4cb71083a0c11617d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA SLANY SOARES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA SLANY" "autor_email" => "peteedfisica@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE GAMA FILHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }