O PAPEL DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS NO PROCESSO DE LETRAMENTO E APOIO À CONSTRUÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DO ALUNO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7640 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 761 "inscrito_id" => 5265 "titulo" => "O PAPEL DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS NO PROCESSO DE LETRAMENTO E APOIO À CONSTRUÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DO ALUNO" "resumo" => "A objetivação maior deste trabalho é a procura pela efetivação da interação, com apoio nos recursos audiovisuais, entre as várias formas comunicativas, as quais sugerem visões diversas de interpretação no que concerne ao ensino de Literatura – qual sentido de ensino-aprendizagem almeja-se nessa área? Quais resultados são desejados? Com respaldo em “O ensino da literatura e a problemática dos gêneros literários”, de Cristina Mello (1998) e “Ler e compreender os sentidos do texto”, de Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2011), que reconhecem, respectivamente, a necessidade de estudo dos diversos gêneros literários como facilitador do processo de compreensão, buscamos explicar o papel do aluno como construtor crítico de significados das análises literárias e a importância da interação do aluno com o texto e o autor, causa do processo de reflexão através da inferência pragmática. Para tanto, tem-se em mente a quebra de paradigmas escolares como, por exemplo, a afirmação de que não é possível e não proveitoso ler e analisar uma obra literária em sala de aula e a inexistência do professor como mediador do processo de compreensão do discente, usando os recursos audiovisuais a fim de facilitar a interdisciplinaridade. Desse modo, pode-se elencar o quão indispensável é tentar mediar para os alunos práticas de ensino mais dinâmicas, que sejam mais atrativas e que agucem também sua capacidade criativa, ajudando assim a desenvolver os alunos como sujeitos construtores de significações a partir das diversas linguagens – e não só a verbal, como há muito vista como única. Tais mediações são de extrema importância para a ampliação do letramento do alunado, independente da área focalizada, resultando assim maior aproveitamento, inclusive, do processo de letramento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, INTERDISCIPLINARIDADE, SIGNIFICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_22_23_20_idinscrito_5265_83996fe897f3bffdf2f34fab74322c6d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID CRUZ DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "INGRID CRUZ" "autor_email" => "ingridcruznascimento@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7640 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 761 "inscrito_id" => 5265 "titulo" => "O PAPEL DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS NO PROCESSO DE LETRAMENTO E APOIO À CONSTRUÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DO ALUNO" "resumo" => "A objetivação maior deste trabalho é a procura pela efetivação da interação, com apoio nos recursos audiovisuais, entre as várias formas comunicativas, as quais sugerem visões diversas de interpretação no que concerne ao ensino de Literatura – qual sentido de ensino-aprendizagem almeja-se nessa área? Quais resultados são desejados? Com respaldo em “O ensino da literatura e a problemática dos gêneros literários”, de Cristina Mello (1998) e “Ler e compreender os sentidos do texto”, de Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2011), que reconhecem, respectivamente, a necessidade de estudo dos diversos gêneros literários como facilitador do processo de compreensão, buscamos explicar o papel do aluno como construtor crítico de significados das análises literárias e a importância da interação do aluno com o texto e o autor, causa do processo de reflexão através da inferência pragmática. Para tanto, tem-se em mente a quebra de paradigmas escolares como, por exemplo, a afirmação de que não é possível e não proveitoso ler e analisar uma obra literária em sala de aula e a inexistência do professor como mediador do processo de compreensão do discente, usando os recursos audiovisuais a fim de facilitar a interdisciplinaridade. Desse modo, pode-se elencar o quão indispensável é tentar mediar para os alunos práticas de ensino mais dinâmicas, que sejam mais atrativas e que agucem também sua capacidade criativa, ajudando assim a desenvolver os alunos como sujeitos construtores de significações a partir das diversas linguagens – e não só a verbal, como há muito vista como única. Tais mediações são de extrema importância para a ampliação do letramento do alunado, independente da área focalizada, resultando assim maior aproveitamento, inclusive, do processo de letramento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, INTERDISCIPLINARIDADE, SIGNIFICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_22_23_20_idinscrito_5265_83996fe897f3bffdf2f34fab74322c6d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID CRUZ DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "INGRID CRUZ" "autor_email" => "ingridcruznascimento@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }