Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

(RES)SIGNIFICANDO PRÁTICAS AMBIENTAIS DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MÍDIA-EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Pôster (PO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6637
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 792
    "inscrito_id" => 1287
    "titulo" => "(RES)SIGNIFICANDO PRÁTICAS AMBIENTAIS DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "Vivemos atualmente em um momento de crise. A situação ambiental tem se agravado e as discussões a esse respeito vêm aumentando. Soma-se a essa crise o bombardeio da mídia com notícias alarmantes, bem como publicidades estimulando o consumismo. Portanto, faz-se necessário formar profissionais para intervir criticamente na sociedade a fim alcançar a sustentabilidade. Surge, então, o questionamento: como (re)ssignificar práticas ambientais arraigadas na experiência social, sobretudo familiar, utilizando a mídia como ponto de partida? Tendo em vista que o respeito ao meio ambiente se constrói num fazer e pensar diário, definimos como objetivos: identificar a concepção dos alunos (que ingressaram no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental em 2014.1, no IFRN, Campus Natal Central) acerca das condições ambientais atuais e sua postura diante disso; despertar-lhes a criticidade a partir da leitura mediada de mídias variadas; planejar e produzir vídeos, com os sujeitos da pesquisa, que retratem práticas ambientais, para difusão em campanhas de educação ambiental. Adotamos então a pesquisa-ação como estratégia metodológica. Para tanto, realizaremos a observação participante, aplicação de questionário inicial e final para coleta de dados, como também intervenções na turma com oficinas de leitura crítica e produção de vídeos - a partir da técnica do stop motion. Para a análise dos dados coletados, fundamentaremos nosso trabalho na pesquisa bibliográfica e documental acerca da temática. Até o presente momento, fomos autorizados, pela coordenação do curso, a realizar a pesquisa com a turma, iniciar as observações (que está em curso, bem como a pesquisa bibliográfica e documental), aplicar os questionários e planejar e executar as intervenções. Mas, por se encontrar na fase inicial da pesquisa empírica ainda não temos resultados previamente definidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MÍDIA-EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_23_56_02_idinscrito_1287_7705528d8d0fb28362f99c4ce2e5fcc0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOARACY LIMA DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "JOARACY"
    "autor_email" => "jolipa7@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN/UAB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6637
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 792
    "inscrito_id" => 1287
    "titulo" => "(RES)SIGNIFICANDO PRÁTICAS AMBIENTAIS DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "Vivemos atualmente em um momento de crise. A situação ambiental tem se agravado e as discussões a esse respeito vêm aumentando. Soma-se a essa crise o bombardeio da mídia com notícias alarmantes, bem como publicidades estimulando o consumismo. Portanto, faz-se necessário formar profissionais para intervir criticamente na sociedade a fim alcançar a sustentabilidade. Surge, então, o questionamento: como (re)ssignificar práticas ambientais arraigadas na experiência social, sobretudo familiar, utilizando a mídia como ponto de partida? Tendo em vista que o respeito ao meio ambiente se constrói num fazer e pensar diário, definimos como objetivos: identificar a concepção dos alunos (que ingressaram no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental em 2014.1, no IFRN, Campus Natal Central) acerca das condições ambientais atuais e sua postura diante disso; despertar-lhes a criticidade a partir da leitura mediada de mídias variadas; planejar e produzir vídeos, com os sujeitos da pesquisa, que retratem práticas ambientais, para difusão em campanhas de educação ambiental. Adotamos então a pesquisa-ação como estratégia metodológica. Para tanto, realizaremos a observação participante, aplicação de questionário inicial e final para coleta de dados, como também intervenções na turma com oficinas de leitura crítica e produção de vídeos - a partir da técnica do stop motion. Para a análise dos dados coletados, fundamentaremos nosso trabalho na pesquisa bibliográfica e documental acerca da temática. Até o presente momento, fomos autorizados, pela coordenação do curso, a realizar a pesquisa com a turma, iniciar as observações (que está em curso, bem como a pesquisa bibliográfica e documental), aplicar os questionários e planejar e executar as intervenções. Mas, por se encontrar na fase inicial da pesquisa empírica ainda não temos resultados previamente definidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MÍDIA-EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_23_56_02_idinscrito_1287_7705528d8d0fb28362f99c4ce2e5fcc0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOARACY LIMA DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "JOARACY"
    "autor_email" => "jolipa7@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN/UAB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Vivemos atualmente em um momento de crise. A situação ambiental tem se agravado e as discussões a esse respeito vêm aumentando. Soma-se a essa crise o bombardeio da mídia com notícias alarmantes, bem como publicidades estimulando o consumismo. Portanto, faz-se necessário formar profissionais para intervir criticamente na sociedade a fim alcançar a sustentabilidade. Surge, então, o questionamento: como (re)ssignificar práticas ambientais arraigadas na experiência social, sobretudo familiar, utilizando a mídia como ponto de partida? Tendo em vista que o respeito ao meio ambiente se constrói num fazer e pensar diário, definimos como objetivos: identificar a concepção dos alunos (que ingressaram no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental em 2014.1, no IFRN, Campus Natal Central) acerca das condições ambientais atuais e sua postura diante disso; despertar-lhes a criticidade a partir da leitura mediada de mídias variadas; planejar e produzir vídeos, com os sujeitos da pesquisa, que retratem práticas ambientais, para difusão em campanhas de educação ambiental. Adotamos então a pesquisa-ação como estratégia metodológica. Para tanto, realizaremos a observação participante, aplicação de questionário inicial e final para coleta de dados, como também intervenções na turma com oficinas de leitura crítica e produção de vídeos - a partir da técnica do stop motion. Para a análise dos dados coletados, fundamentaremos nosso trabalho na pesquisa bibliográfica e documental acerca da temática. Até o presente momento, fomos autorizados, pela coordenação do curso, a realizar a pesquisa com a turma, iniciar as observações (que está em curso, bem como a pesquisa bibliográfica e documental), aplicar os questionários e planejar e executar as intervenções. Mas, por se encontrar na fase inicial da pesquisa empírica ainda não temos resultados previamente definidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.