(RES)SIGNIFICANDO PRÁTICAS AMBIENTAIS DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6637 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 792 "inscrito_id" => 1287 "titulo" => "(RES)SIGNIFICANDO PRÁTICAS AMBIENTAIS DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO AMBIENTAL" "resumo" => "Vivemos atualmente em um momento de crise. A situação ambiental tem se agravado e as discussões a esse respeito vêm aumentando. Soma-se a essa crise o bombardeio da mídia com notícias alarmantes, bem como publicidades estimulando o consumismo. Portanto, faz-se necessário formar profissionais para intervir criticamente na sociedade a fim alcançar a sustentabilidade. Surge, então, o questionamento: como (re)ssignificar práticas ambientais arraigadas na experiência social, sobretudo familiar, utilizando a mídia como ponto de partida? Tendo em vista que o respeito ao meio ambiente se constrói num fazer e pensar diário, definimos como objetivos: identificar a concepção dos alunos (que ingressaram no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental em 2014.1, no IFRN, Campus Natal Central) acerca das condições ambientais atuais e sua postura diante disso; despertar-lhes a criticidade a partir da leitura mediada de mídias variadas; planejar e produzir vídeos, com os sujeitos da pesquisa, que retratem práticas ambientais, para difusão em campanhas de educação ambiental. Adotamos então a pesquisa-ação como estratégia metodológica. Para tanto, realizaremos a observação participante, aplicação de questionário inicial e final para coleta de dados, como também intervenções na turma com oficinas de leitura crítica e produção de vídeos - a partir da técnica do stop motion. Para a análise dos dados coletados, fundamentaremos nosso trabalho na pesquisa bibliográfica e documental acerca da temática. Até o presente momento, fomos autorizados, pela coordenação do curso, a realizar a pesquisa com a turma, iniciar as observações (que está em curso, bem como a pesquisa bibliográfica e documental), aplicar os questionários e planejar e executar as intervenções. Mas, por se encontrar na fase inicial da pesquisa empírica ainda não temos resultados previamente definidos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MÍDIA-EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_23_56_02_idinscrito_1287_7705528d8d0fb28362f99c4ce2e5fcc0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOARACY LIMA DE PAULA" "autor_nome_curto" => "JOARACY" "autor_email" => "jolipa7@hotmail.com" "autor_ies" => "IFRN/UAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6637 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 792 "inscrito_id" => 1287 "titulo" => "(RES)SIGNIFICANDO PRÁTICAS AMBIENTAIS DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO AMBIENTAL" "resumo" => "Vivemos atualmente em um momento de crise. A situação ambiental tem se agravado e as discussões a esse respeito vêm aumentando. Soma-se a essa crise o bombardeio da mídia com notícias alarmantes, bem como publicidades estimulando o consumismo. Portanto, faz-se necessário formar profissionais para intervir criticamente na sociedade a fim alcançar a sustentabilidade. Surge, então, o questionamento: como (re)ssignificar práticas ambientais arraigadas na experiência social, sobretudo familiar, utilizando a mídia como ponto de partida? Tendo em vista que o respeito ao meio ambiente se constrói num fazer e pensar diário, definimos como objetivos: identificar a concepção dos alunos (que ingressaram no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental em 2014.1, no IFRN, Campus Natal Central) acerca das condições ambientais atuais e sua postura diante disso; despertar-lhes a criticidade a partir da leitura mediada de mídias variadas; planejar e produzir vídeos, com os sujeitos da pesquisa, que retratem práticas ambientais, para difusão em campanhas de educação ambiental. Adotamos então a pesquisa-ação como estratégia metodológica. Para tanto, realizaremos a observação participante, aplicação de questionário inicial e final para coleta de dados, como também intervenções na turma com oficinas de leitura crítica e produção de vídeos - a partir da técnica do stop motion. Para a análise dos dados coletados, fundamentaremos nosso trabalho na pesquisa bibliográfica e documental acerca da temática. Até o presente momento, fomos autorizados, pela coordenação do curso, a realizar a pesquisa com a turma, iniciar as observações (que está em curso, bem como a pesquisa bibliográfica e documental), aplicar os questionários e planejar e executar as intervenções. Mas, por se encontrar na fase inicial da pesquisa empírica ainda não temos resultados previamente definidos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MÍDIA-EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_23_56_02_idinscrito_1287_7705528d8d0fb28362f99c4ce2e5fcc0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOARACY LIMA DE PAULA" "autor_nome_curto" => "JOARACY" "autor_email" => "jolipa7@hotmail.com" "autor_ies" => "IFRN/UAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }