EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA RETÓRICA DA CIDADANIA NO CAPITAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7182 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 366 "inscrito_id" => 1656 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA RETÓRICA DA CIDADANIA NO CAPITAL" "resumo" => "As reflexões contidas neste debate trazem questionamentos acerca do modelo de educação brasileiro ao que toca o caráter reducionista imposto à tônica da “formação para a cidadania,” num processo educativo meramente mecanizado, pois, consideramos que a cidadania almejada no jugo do capital é uma falácia, haja vista, que não altera a desigualdade social, marca deste sistema sóciometabólico. Assim, os apontamentos contidos neste ensaio literário trazem para o debate a questão da educação como instrumento necessário para que indivíduos percebam as reais condições materiais as quais estão subjugados, e assim, possam somar suas forças sociais, tornando-se, efetivamente, “senhores da história”. Na tentativa de esclarecer o que de fato se constitui como o modelo ideal da educação tendo como norte as premissas anteriormente mencionadas, buscamos apontar o que seria realmente uma educação voltada à construção da emancipação humana, não estamos afirmando que é pela educação que os homens se tornarão livres, isto é, tarefa do trabalho, o que implica dizer que este nível de emancipação só será efetivado noutra sociabilidade, livre da exploração e alienação do trabalho. Porém, a educação deve está alicerçada em bases críticas e revolucionárias, evidenciando que só pela práxis os sujeitos possam suplantar a ordem burguesa, alcançando a cidadania substantiva e a liberdade plena, onde o desenvolvimento de um seja o desenvolvimento de todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CIDADANIA, EMANCIPAÇÃO HUMANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_08_2014_11_17_23_idinscrito_1656_ba676009e89552943edbe405ece4b2f2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA ALEXANDRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana_juss@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7182 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 366 "inscrito_id" => 1656 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA RETÓRICA DA CIDADANIA NO CAPITAL" "resumo" => "As reflexões contidas neste debate trazem questionamentos acerca do modelo de educação brasileiro ao que toca o caráter reducionista imposto à tônica da “formação para a cidadania,” num processo educativo meramente mecanizado, pois, consideramos que a cidadania almejada no jugo do capital é uma falácia, haja vista, que não altera a desigualdade social, marca deste sistema sóciometabólico. Assim, os apontamentos contidos neste ensaio literário trazem para o debate a questão da educação como instrumento necessário para que indivíduos percebam as reais condições materiais as quais estão subjugados, e assim, possam somar suas forças sociais, tornando-se, efetivamente, “senhores da história”. Na tentativa de esclarecer o que de fato se constitui como o modelo ideal da educação tendo como norte as premissas anteriormente mencionadas, buscamos apontar o que seria realmente uma educação voltada à construção da emancipação humana, não estamos afirmando que é pela educação que os homens se tornarão livres, isto é, tarefa do trabalho, o que implica dizer que este nível de emancipação só será efetivado noutra sociabilidade, livre da exploração e alienação do trabalho. Porém, a educação deve está alicerçada em bases críticas e revolucionárias, evidenciando que só pela práxis os sujeitos possam suplantar a ordem burguesa, alcançando a cidadania substantiva e a liberdade plena, onde o desenvolvimento de um seja o desenvolvimento de todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CIDADANIA, EMANCIPAÇÃO HUMANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_08_2014_11_17_23_idinscrito_1656_ba676009e89552943edbe405ece4b2f2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA ALEXANDRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana_juss@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }