A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É UMA DIMENSÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA COM UM AMPLO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO DENTRE ELES OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS, EM ESPECIAL A PROVA, APRESENTAM-SE COMO OBJETOS DO DESTE CAMPO A SER EXPLORADO. E EM MEIO A ESTE CONTEXTO QUE O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A PROVA, INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA COM BASE NOS CRITÉRIOS DE APRESENTAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO ABORDADO; EMPREGO DA LINGUAGEM; COMPATIBILIDADE ENTRE O ENSINADO E APRENDIDO E A PRECISÃO (LUCKESI, 2018), IDENTIFICANDO INDICADORES DE FRAGILIDADE QUANTO A ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO. PARA TANTO PROCEDE-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO COM EMPREGO QUESTIONÁRIOS A PROFESSORES QUE LECIONAM GEOGRAFIA NA SÉRIE DO 6º ANO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ALÉM DE DESCRITIVA A PESQUISA CLASSIFICASSE COMO DOCUMENTAL AO DEBRUÇAR-SE SOBRE ANÁLISES NAS PROVAS CEDIDAS VOLUNTARIAMENTE PELOS PROFESSORES COLABORADORES. ESTE ESTUDO TEM COMO CAMPO DE PESQUISA O MUNICÍPIO DE ARACATI – CE, SENDO UM RECORTE DE UM CAMPO MAIOR DE INVESTIGAÇÕES JÁ INICIADAS NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (GEOPROF) VINCULADO A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN). OBSERVA-SE QUE OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS CONSTRUÍDOS PELOS PROFESSORES, NESTE CASO A PROVA, PRECISA SER (RE)PENSADO DESDE O SEU PLANEJAMENTO AO ATO FINAL AO QUAL SE DESTINA, DE MODO QUE POSSA COLABORAR COM O PROFESSOR NA SUA AÇÃO DIAGNÓSTICA FRENTE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM.