O TRABALHO OBJETIVA COMPREENDER AS PRÁTICAS DE LEITURA DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DO SERTÃO CENTRAL (FECLESC) À LUZ DA SEMIFORMAÇÃO EM ADORNO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO, REALIZADA NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – PPGE/UECE. COMO PROCEDIMENTOS DE APREENSÃO DE DADOS, RECORREU-SE ÀS REVISÕES BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, ALÉM DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OITO PROFESSORES SUPERVISORES DO PIBID/FECLESC. DENTRE OS REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA A ANÁLISE DOS DADOS, DESTACARAM-SE ADORNO (1995, 2002, 2010), SILVA (2008, 2009) E LÜDKE E ANDRÉ (1986). OS RESULTADOS EVIDENCIARAM, COMO PRÁTICAS LEITORAS, OS ENCONTROS PARA ESTUDOS E REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ESPECÍFICAS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS AO TRABALHO DOCENTE, ALÉM DE MOMENTOS DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL. EM OUTRAS OCASIÕES, NO ENTANTO, TAIS PRÁTICAS SE MOSTRARAM LIMITADAS A LEITURAS INFORMATIVAS, DE REVISÃO DE CONTEÚDOS E DE ORIENTAÇÃO PARA SIMPLES ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTAIS E A ESTUDOS PARA ENTENDIMENTO SUPERFICIAL DE PROPOSIÇÕES E ASSUNTOS TEXTUAIS, EM QUE SE CONSIDEROU ERRONEAMENTE QUE O SENTIDO DE UM ESCRITO FOSSE SIMPLESMENTE EXTRAÍDO E NÃO COMPREENDIDO COMO PROCESSO MULTIDIMENSIONAL. CERTAS NUANÇAS DAS PRÁTICAS LEITORAS EXPRESSAM CONTEXTOS ADAPTATIVOS À SEMIFORMAÇÃO ADORNIANA, CARACTERIZADA POR UMA CONSCIÊNCIA QUE, AO RENUNCIAR A AUTORREFLEXÃO E A AUTODETERMINAÇÃO, CONFORMA-SE À REPRODUTIVIDADE SOCIAL, ECONÔMICA, POLÍTICA E CULTURAL. ANTE O CONTEXTO DE LEITURA SEMIFORMATIVA, EMERGE A NECESSIDADE DE PROCESSOS DE LEITURA CRÍTICO-REFLEXIVA DE RESGATE À CULTURA IMPRESCINDÍVEIS AO NÃO OCULTAMENTO DAS RELAÇÕES SIMBÓLICAS DE DOMINAÇÃO E DE DESTRUTIVIDADE HUMANA.