OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NA BUSCA POR EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS EXITOSAS NOS AMBIENTES PEDAGÓGICOS SÃO ENORMES, POIS MUITAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DIRECIONAM TODAS AS ATIVIDADES ESCOLARES COM O INTUITO DOS ESTUDANTES OBTEREM AS MELHORES PONTUAÇÕES NO ENEM OU AS MELHORES COLOCAÇÕES NO VESTIBULAR. A EDUCAÇÃO QUE CONTEMPLA A FORMAÇÃO ESTÉTICA É AINDA MAIS DESAFIADORA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, TENDO EM VISTA QUE A EXIGÊNCIA MAIOR É NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPECÍFICAS DO SABER FAZER DA ÁREA PROFISSIONAL EM ESTUDO. COM BASE NESSES DESAFIOS BUSCAMOS IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO ESTÉTICA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, ATRAVÉS DE PESQUISA EM DOCUMENTOS NORMATIVOS E INSTITUCIONAIS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE). A METODOLOGIA UTILIZADA É DE ABORDAGEM QUALITATIVA E PARA O TRATAMENTO DOS DADOS UTILIZAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO TEMÁTICA. NOS RESULTADOS IDENTIFICAMOS 124 UNIDADES DE REGISTRO QUE CORRESPONDEM A CARACTERÍSTICAS DE FORMAÇÃO ESTÉTICA QUE FORAM AGRUPADAS PELAS SEMELHANÇAS SEMÂNTICAS NAS SEGUINTES CATEGORIAS: A. VALORES SOCIAIS, B. LINGUAGEM E C. TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. OS RESULTADOS DA PESQUISA PERMITEM AFIRMAR QUE AS CATEGORIAS QUE SURGIRAM DOS DADOS À LUZ DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS, DIALOGAM COM UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO ESTÉTICA NO SENTIDO DE FORTALECER A DIMENSÃO SUBJETIVA DOS ESTUDANTES OPORTUNIZANDO TEMAS GERADORES DE SIGNIFICAÇÃO, NO CONTEXTO ESCOLAR, QUE PROPICIAM ATITUDES E COMPORTAMENTOS MAIS HUMANOS. CONCLUÍMOS QUE PROJETOS INTERDISCIPLINARES QUE DIALOGAM COM A ARTE AO VISAR À FORMAÇÃO ESTÉTICA PODEM DESENVOLVER UMA VISÃO MAIS GLOBAL NOS EDUCANDOS, COM RELAÇÃO À REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS PRÁTICAS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE.