ESTE ARTIGO É UM RECORTE DA PESQUISA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E TRAZ A INVESTIGAÇÃO DO PROGRAMA LUZ DO SABER INFANTIL COMO FERRAMENTA DE APRIMORAMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA. A ESCOLHA DO TEMA JUSTIFICA-SE DEVIDO À PROPOSTA QUE ENVOLVE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE, ALÉM DE CONSTITUIR-SE UM INSTRUMENTO DE AUXÍLIO PARA A ELEVAÇÃO DOS ÍNDICES DE LEITURA E ESCRITA, TAMBÉM POSSIBILITAR A INSERÇÃO DESSAS HABILIDADES NO UNIVERSO TECNOLÓGICO NA SALA DE AULA. ASSIM, OBJETIVAMOS ANALISAR OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E DE LETRAMENTO, DESENVOLVENDO AS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO USO DO SOFTWARE EDUCATIVO LUZ DO SABER INFANTIL, INVESTIGANDO A SUA FUNCIONALIDADE DIANTE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS POR MEIO DE ATIVIDADES NELE PROPOSTAS. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, BUSCAMOS OBSERVAR OS ASPECTOS QUE FACILITAM A AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PELOS ALUNOS AO UTILIZAREM AS ATIVIDADES OFERECIDAS PELO REFERIDO SOFTWARE; LEVANTAR DADOS SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DOS DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA COM O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS; E CONSOLIDAR OS RESULTADOS OBTIDOS NO AMBIENTE PEDAGÓGICO NA ANÁLISE DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO SOFTWARE APRESENTADO. QUANTO À METODOLOGIA, ADOTAMOS A PERSPECTIVA EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, CONSTITUÍDA DE COLETA DE DADOS BASEADA EM ENTREVISTAS E ATIVIDADE DE SONDAGEM, ALIADAS À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. ALÉM DISSO, O REFERIDO SOFTWARE FOI UTILIZADO NA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, A FIM DE MINIMIZAR AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA. AO FINAL, OBSERVAMOS O QUANTO O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EDUCATIVOS PODE ENVOLVER OS DISCENTES NAS AULAS, PROPORCIONANDO UM DESENVOLVIMENTO SIGNIFICATIVO DA APRENDIZAGEM.