A LÍNGUA PORTUGUESA, NO CONTEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCNS (1997) SE ORGANIZA EM TORNO DE DOIS EIXOS BÁSICOS: O USO DA LÍNGUA ORAL E ESCRITA, E A REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA E A LINGUAGEM. COM A INSTITUIÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC (2017), OS EIXOS: LEITURA, ORALIDADE, PRODUÇÃO TEXTUAL E ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA FORAM ASSOCIADOS ÀS PRÁTICAS DE LINGUAGEM. A AVALIAÇÃO DESSE COMPONENTE SE ORGANIZAVA COM BASE NOS EIXOS, AINDA DE MANEIRA NÃO INTEGRADA. DIANTE DA NECESSIDADE DE SE AMPLIAR AS REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO AVALIATIVO, PRETENDE-SE COM O PRESENTE TRABALHO ANALISAR A VIABILIDADE DE SISTEMATIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA E CUMULATIVA NO TRATO COM AS HABILIDADES PROPOSTAS PELA BNCC (2017), ADOTANDO A ANÁLISE LINGUÍSTICA COMO PROCESSO SISTEMATIZADOR DA CONEXÃO AVALIATIVA INTRACOMPONENTE. CONSIDERAMOS PERTINENTE A POSSIBILIDADE DE ADOÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO PROCEDIMENTO, COM BASE EM SCHNEUWLY E DOLZ (2004); A UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA, COM BASE NO TEXTO PRODUZIDO PELO ESTUDANTE, PROPOSTA POR GERALDI ([1984] 2016); E A ADESÃO ÀS ATIVIDADES LINGUÍSTICAS, EPILINGUÍSTICAS E METALINGUÍSTICAS, PROPOSTAS POR BEZERRA E REINALDO (2013), PARA ANÁLISE DESSAS PRODUÇÕES. ESSA DISCUSSÃO SE PAUTA EM EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COMO FORMADORES REGIONAIS DE PROFESSORES FORMADORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA 20ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – CREDE 20, ONDE MEDIAMOS ESTUDOS E REFLEXÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DESSA PROPOSIÇÃO, QUE TRATA DE URGÊNCIA DE SE INVESTIR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES APRESENTADAS PELA BNCC EM UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA INTRACOMPONENTE, COM BASE NO PROCESSO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA.