Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, ATIVIDADES PRÁTICAS, IMPORTÂNCIA DO LÚDICO Pôster (PO) GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64340
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 254
    "inscrito_id" => 994
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "AS ATIVIDADES DIVERSIFICADAS SÃO IMPORTANTES ALIADAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E DEVER?O ESTAR ADEQUADAS AOS INTERESSES NÃO S? DOS PROFESSORES, MAS TAMBÉM DOS ALUNOS.O ENSINO ATUAL DA DISCIPLINA FOCA A PRÁTICA NO DIA A DIA E MESCLA ATIVIDADES DE FALA, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO DESDE CEDO. QUANDO DESENVOLVEMOS AULAS PRÁTICAS, ESTAMOS OFERECENDO ATIVIDADES CONCRETAS, OPORTUNIZANDO DESAFIOS E ESTIMULANDO A TROCA DE CONHECIMENTO. ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO E DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM SALA DE AULA E NA ESCOLA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO DE CUNHO QUALITATIVO, NA QUAL FORAM DESENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES JUNTO ÀS AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNINASSAU DE CAMPINA GRANDE - PB.. COMO PERCURSO MET ODOLÓGICO REALIZAMOS OBSERVAÇÕES NAS AULAS E AINDA REALIZAMOS LEITURAS COM REFERENCIA NAS CONTRIBUIÇÕES DE RONQUI (2009), FREIRE (1996), PENIN (1994), VASCONCELOS (1995), ENTRE OUTROS. AO TÉRMINO DESTE ESTUDO DE CASO CONCLUI-SE QUE O LÚDICO ? UMA FORMA FACILITADORA DE APRENDIZAGEM. COM ELA, O ALUNO DESENVOLVE ASPECTOS AFETIVOS, COGNITIVOS, MOTORES E SOCIAIS, PODENDO ASSIM INTERAGIR COM O MEIO EM QUE VIVE DE UMA FORMA DINÂMICA E PRESEROZA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, ATIVIDADES PRÁTICAS, IMPORTÂNCIA DO LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID994_18102019163521.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINE SILVA DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "KARINE SILVA"
    "autor_email" => "karinesksf12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNINASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64340
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 254
    "inscrito_id" => 994
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "AS ATIVIDADES DIVERSIFICADAS SÃO IMPORTANTES ALIADAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E DEVER?O ESTAR ADEQUADAS AOS INTERESSES NÃO S? DOS PROFESSORES, MAS TAMBÉM DOS ALUNOS.O ENSINO ATUAL DA DISCIPLINA FOCA A PRÁTICA NO DIA A DIA E MESCLA ATIVIDADES DE FALA, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO DESDE CEDO. QUANDO DESENVOLVEMOS AULAS PRÁTICAS, ESTAMOS OFERECENDO ATIVIDADES CONCRETAS, OPORTUNIZANDO DESAFIOS E ESTIMULANDO A TROCA DE CONHECIMENTO. ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO E DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM SALA DE AULA E NA ESCOLA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO DE CUNHO QUALITATIVO, NA QUAL FORAM DESENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES JUNTO ÀS AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNINASSAU DE CAMPINA GRANDE - PB.. COMO PERCURSO MET ODOLÓGICO REALIZAMOS OBSERVAÇÕES NAS AULAS E AINDA REALIZAMOS LEITURAS COM REFERENCIA NAS CONTRIBUIÇÕES DE RONQUI (2009), FREIRE (1996), PENIN (1994), VASCONCELOS (1995), ENTRE OUTROS. AO TÉRMINO DESTE ESTUDO DE CASO CONCLUI-SE QUE O LÚDICO ? UMA FORMA FACILITADORA DE APRENDIZAGEM. COM ELA, O ALUNO DESENVOLVE ASPECTOS AFETIVOS, COGNITIVOS, MOTORES E SOCIAIS, PODENDO ASSIM INTERAGIR COM O MEIO EM QUE VIVE DE UMA FORMA DINÂMICA E PRESEROZA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, ATIVIDADES PRÁTICAS, IMPORTÂNCIA DO LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID994_18102019163521.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINE SILVA DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "KARINE SILVA"
    "autor_email" => "karinesksf12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNINASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

AS ATIVIDADES DIVERSIFICADAS SÃO IMPORTANTES ALIADAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E DEVER?O ESTAR ADEQUADAS AOS INTERESSES NÃO S? DOS PROFESSORES, MAS TAMBÉM DOS ALUNOS.O ENSINO ATUAL DA DISCIPLINA FOCA A PRÁTICA NO DIA A DIA E MESCLA ATIVIDADES DE FALA, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO DESDE CEDO. QUANDO DESENVOLVEMOS AULAS PRÁTICAS, ESTAMOS OFERECENDO ATIVIDADES CONCRETAS, OPORTUNIZANDO DESAFIOS E ESTIMULANDO A TROCA DE CONHECIMENTO. ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO E DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM SALA DE AULA E NA ESCOLA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO DE CUNHO QUALITATIVO, NA QUAL FORAM DESENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES JUNTO ÀS AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNINASSAU DE CAMPINA GRANDE - PB.. COMO PERCURSO MET ODOLÓGICO REALIZAMOS OBSERVAÇÕES NAS AULAS E AINDA REALIZAMOS LEITURAS COM REFERENCIA NAS CONTRIBUIÇÕES DE RONQUI (2009), FREIRE (1996), PENIN (1994), VASCONCELOS (1995), ENTRE OUTROS. AO TÉRMINO DESTE ESTUDO DE CASO CONCLUI-SE QUE O LÚDICO ? UMA FORMA FACILITADORA DE APRENDIZAGEM. COM ELA, O ALUNO DESENVOLVE ASPECTOS AFETIVOS, COGNITIVOS, MOTORES E SOCIAIS, PODENDO ASSIM INTERAGIR COM O MEIO EM QUE VIVE DE UMA FORMA DINÂMICA E PRESEROZA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.