ESTE TRABALHO VISA APRESENTAR O PROJETO DE ESCRITA LITERÁRIA COM O GÊNERO CRÔNICA LITERÁRIA, DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA EEEFM RODRIGUES DE CARVALHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI/PB. AS AÇÕES PARTEM DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM SALA DE AULA PELOS ALUNOS DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA) DO SUBPROJETO LETRAS PORTUGUÊS/1475 DA UEPB (UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA), CAMPUS III, GUARABIRA - PB. ADV?M DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS DA AUTORA DESTE TRABALHO. UTILIZOU-SE COMO BASE TEÓRICA OS ESTUDOS DE BAKHTIN (2000 E 2014); COSSON (2014); OS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS (1998); BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017), ENTRE OUTROS. COMO RESULTADOS, APESAR DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO, CONSTATOU-SE QUE A ESCRITA LITERÁRIA, POR MEIO DO PROCESSO DE INTERAÇÃO VERBAL, OS DISCENTES ESCREVEM, REESCREVEM SUAS HISTÓRIAS, TORNANDO-SE CAPAZES DE ASSUMIR A PALAVRA E, COMO CIDADÃO, DE PRODUZIR TEXTOS EFICAZES NAS MAIS VARIADAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO.