O SEGUINTE ARTIGO FOI REDIGIDO COM BASE NAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS PELAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS PROPOSTAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAS DA CAPES, NOS CURSOS DE LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA ? UEPB, CAMPUS VII. A PESQUISA DISCUTE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA COMO MODELO DE ESTÁGIO PARA AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS, POIS A MESMA BUSCA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO, NO CAMPO PROFISSIONAL, DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PR?TICOS ADQUIRIDOS PELOS DISCENTES DURANTE A SUA FORMAÇÃO. POR CONSEGUINTE, O ATUAL MODELO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO VIGENTE NAS UNIVERSIDADES ? TEÓRICO POR DEMAIS E DEIXA UMA LACUNA NO TOCANTE A ASSOCIAÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA. O PRESENTE TRABALHO TRATA DE UMA PESQUISA DE CAMPO COM UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA, NA QUAL SE APLICOU UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS RESIDENTES COM O OBJETIVO SABER O GRAU DE SATISFAÇÃO QUANTO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO VIGENTE E A PROPOSTA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO MODELO DE ESTÁGIO A SER ADOTADO PELAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS.