TRAZEMOS O RELATO DE UMA AÇÃO POR NÓS DESENVOLVIDA JUNTO AO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE FÍSICA, QUANDO PLANEJAMOS UMA PROPOSTA DE MINICURSO SOBRE GRAVITAÇÃO E EQUIL?BRIO PARA OS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MONSENHOR JOSE BORGES DE CARVALHO, LOCALIZADO NA CIDADE DE ALAGOA NOVA, PB, EM QUE NOS APOIAMOS NA ABORDAGEM EXPERIMENTAL E HISTÓRICA PARA ABORDAR O TEMA. A DINÂMICA DAS AULAS OCORREU NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA DE ENSINO, QUE PODEM ACONTECER EM TRÊS MOMENTOS: PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM DE GRANDE SIGNIFICADO PARA N?S, FUTUROS PROFESSORES, POR ENTENDERMOS A RIQUEZA QUE PODE SER PROPORCIONADA EM SALA DE AULA, QUANDO SE FAZ USO DE ABORDAGENS DIVERSAS E PRINCIPALMENTE POR NOS MOTIVAR CRIAR ALTERNATIVAS PARA SUPRIR LACUNAS NO ENSINO, NESTE CASO, A REALIZAÇÃO DE MINICURSO PARA ABORDAR OS TEMAS QUE NÃO FORAM ESTUDADOS ANTERIORMENTE NA ESCOLA.