A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA EMEF CARLOS ERNESTO/QUEIMADAS-PB
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64347 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 315 "inscrito_id" => 667 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA EMEF CARLOS ERNESTO/QUEIMADAS-PB" "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), TEM SE CONFIGURADO COMO UMA DAS MAIS IMPORTANTES POLÍTICAS PÚBLICAS DE VALORIZAÇÃO ? DOCÊNCIA, POIS, PERMITE A APROXIMAÇÃO DOS BOLSISTAS, FUTUROS DOCENTES, COM A REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA E COM O FAZER DOCENTE COTIDIANO, E, POR CONSEGUINTE A INTERAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. ATRAVÉS DO SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIVENCIAMOS NOSSA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA NUMA TURMA DE 1º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARLOS ERNESTO EM QUEIMADAS/PB. NESTE SENTIDO, OBJETIVAMOS NO PRESENTE TRABALHO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES TENDO COMO BASE A NOSSA EXPERIÊNCIA NA EMEF CARLOS ERNESTO. ESTE RELATO ALÉM DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DE SE TER FORMAÇÃO INICIAL O QUE JÁ ? OPORTUNIZADO PELO PROGRAMA DO PIBID, MOSTRA TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE SE TER POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES. AS PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS NESSA EXPERIÊNCIA FOI O PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS ATIVIDADES JUNTO COM A PROFESSORA DA ESCOLA, PARA FAZER UM ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO INDIVIDUALIZADO A ALGUNS ALUNOS QUE APRESENTAVAM MAIORES DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA. TENDO A LITERATURA INFANTIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, ATRATIVOS DE ATENÇÃO, FAZENDO COM QUE AS CRIANÇAS VEJAM A LEITURA DE FORMA PRAZEROSA, DESPERTANDO ASSIM, O SEU ENCANTAMENTO E MELHOR APRECIAÇÃO PELOS LIVROS, O QUE ? DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA OS TORNA-LOS BONS LEITORES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DOCENTE, RELATO DE EXPERIÊNCIA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID667_19102019113907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIZETE ARA?JO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIZETE" "autor_email" => "marizetesantos611@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64347 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 315 "inscrito_id" => 667 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA EMEF CARLOS ERNESTO/QUEIMADAS-PB" "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), TEM SE CONFIGURADO COMO UMA DAS MAIS IMPORTANTES POLÍTICAS PÚBLICAS DE VALORIZAÇÃO ? DOCÊNCIA, POIS, PERMITE A APROXIMAÇÃO DOS BOLSISTAS, FUTUROS DOCENTES, COM A REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA E COM O FAZER DOCENTE COTIDIANO, E, POR CONSEGUINTE A INTERAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. ATRAVÉS DO SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIVENCIAMOS NOSSA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA NUMA TURMA DE 1º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARLOS ERNESTO EM QUEIMADAS/PB. NESTE SENTIDO, OBJETIVAMOS NO PRESENTE TRABALHO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES TENDO COMO BASE A NOSSA EXPERIÊNCIA NA EMEF CARLOS ERNESTO. ESTE RELATO ALÉM DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DE SE TER FORMAÇÃO INICIAL O QUE JÁ ? OPORTUNIZADO PELO PROGRAMA DO PIBID, MOSTRA TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE SE TER POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES. AS PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS NESSA EXPERIÊNCIA FOI O PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS ATIVIDADES JUNTO COM A PROFESSORA DA ESCOLA, PARA FAZER UM ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO INDIVIDUALIZADO A ALGUNS ALUNOS QUE APRESENTAVAM MAIORES DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA. TENDO A LITERATURA INFANTIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, ATRATIVOS DE ATENÇÃO, FAZENDO COM QUE AS CRIANÇAS VEJAM A LEITURA DE FORMA PRAZEROSA, DESPERTANDO ASSIM, O SEU ENCANTAMENTO E MELHOR APRECIAÇÃO PELOS LIVROS, O QUE ? DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA OS TORNA-LOS BONS LEITORES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DOCENTE, RELATO DE EXPERIÊNCIA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID667_19102019113907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIZETE ARA?JO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIZETE" "autor_email" => "marizetesantos611@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }