O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), TEM SE CONFIGURADO COMO UMA DAS MAIS IMPORTANTES POLÍTICAS PÚBLICAS DE VALORIZAÇÃO ? DOCÊNCIA, POIS, PERMITE A APROXIMAÇÃO DOS BOLSISTAS, FUTUROS DOCENTES, COM A REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA E COM O FAZER DOCENTE COTIDIANO, E, POR CONSEGUINTE A INTERAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. ATRAVÉS DO SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIVENCIAMOS NOSSA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA NUMA TURMA DE 1º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARLOS ERNESTO EM QUEIMADAS/PB. NESTE SENTIDO, OBJETIVAMOS NO PRESENTE TRABALHO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES TENDO COMO BASE A NOSSA EXPERIÊNCIA NA EMEF CARLOS ERNESTO. ESTE RELATO ALÉM DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DE SE TER FORMAÇÃO INICIAL O QUE JÁ ? OPORTUNIZADO PELO PROGRAMA DO PIBID, MOSTRA TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE SE TER POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES. AS PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS NESSA EXPERIÊNCIA FOI O PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS ATIVIDADES JUNTO COM A PROFESSORA DA ESCOLA, PARA FAZER UM ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO INDIVIDUALIZADO A ALGUNS ALUNOS QUE APRESENTAVAM MAIORES DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA. TENDO A LITERATURA INFANTIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, ATRATIVOS DE ATENÇÃO, FAZENDO COM QUE AS CRIANÇAS VEJAM A LEITURA DE FORMA PRAZEROSA, DESPERTANDO ASSIM, O SEU ENCANTAMENTO E MELHOR APRECIAÇÃO PELOS LIVROS, O QUE ? DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA OS TORNA-LOS BONS LEITORES.