AO LONGO DA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COMO INTEGRANTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? PRP QUE FAZ PARTE DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDITAL CAPES 06/2018 DO SUBPROJETO BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), OCASIONADA DURANTE A IMERSÃO NA ESCOLA CONTEMPLADA, FOI NOTÁVEL A DIFICULDADE ENFRENTADA PELOS RESIDENTES NO QUE DIZ RESPEITO A EXECUÇÃO DA AULA, MESMO ESSA SENDO BEM PLANEJADA, A FALTA DE EXPERIÊNCIA PARA COM O COMPORTAMENTO DOS ALUNOS, IMPLICA NA SUA EXECUÇÃO.
O PRESENTE ESTUDO DE CARÁTER DESCRITIVO ? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM SALA DE AULA E DAS ATIVIDADES DIFERENCIADAS REALIZADAS DO M?S DE FEVEREIRO A JULHO DE 2019, COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA NA PERIFERIA DE CAMPINA GRANDE/PB DURANTE AS AULAS DE CIÊNCIAS MINISTRADAS NO PERÍODO DE REGÊNCIA. NA OPORTUNIDADE FORAM DESENVOLVIDAS E ANALISADAS NA TURMA DO 7º ANO A E ABORDANDO OS CONTEÚDOS DO 1? E 2º BIMESTRE E ALÉM DAS AULAS EXPOSITIVAS E DIALOGADAS, DIFERENCIANDO EM AULA PRÁTICA E DE CAMPO PARA DESPERTAR O MAIOR INTERESSE DOS ALUNOS. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL REALIZAR O DIAGNÓSTICO DOS PRINCIPAIS ASPECTOS OU FATORES QUE AUXILIAM NO DESINTERESSE DOS ALUNOS E AS DIFICULDADES QUE OS RESIDENTES SE DEPARAM PARA MINISTRAR SUA AULA. A PARTIR DA PRESENTE PESQUISA, FOI POSSÍVEL RELATAR AS OPINIÕES DOS RESIDENTES A RESPEITO DAS DIFICULDADES EM SALA DE AULA E, ASSIM, PODER? SERVIR DE APOIO, POSTERIORMENTE, NA PRODUÇÃO E EXECUÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS PARA MELHOR ATENDER AS CAR?NCIAS DE FUTUROS RESIDENTES E ALUNOS.