ESTA PESQUISA ? RESULTADO DAS EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA ? UEPB TEVE POR OBJETIVO APRESENTAR AS ETAPAS DO PROGRAMA E A SUA RELEVÂNCIA JUNTO AO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO DO LICENCIANDO, A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DAS REALIDADES ESTRUTURAIS, METODOLÓGICAS, DIDÁTICAS, TEÓRICAS E PRÁTICAS OBSERVADAS ENTRE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO E A ESCOLA BÁSICA. A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA VIVÊNCIA E OBSERVÊNCIA DAS SEMELHANÇAS E DIFEREN?AS ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS NAS TRÊS ETAPAS DO PROGRAMA CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES, COMPETÊNCIAS E APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM DO FUTURO DOCENTE, PRÁTICA REALIZADA ATRAVÉS DA S?NTESE DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, METODOLÓGICA E DA PRÁTICA. APÓS ANÁLISE DAS PROPOSTAS DO PROGRAMA E OS RESULTADOS ADQUIRIDOS NA PESQUISA FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE HOUVER UM APRIMORAMENTO DOS CONHECIMENTOS TANTO NO CAMPO TEÓRICO COMO NO PR?TICO, PROPORCIONANDO DESSE MODO UM DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES EDUCACIONAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.