AS DIFICULDADES NO APRENDER EM FÍSICA SÃO UMA CONSTANTE DISCUSSÃO NA ACADEMIA, MUITO EMBORA SEJA VASTA A PESQUISA NO DESENVOLVIMENTO DE TEORIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O QUE DENOMINAMOS DE PESQUISA TRANSLACIONAL ? A APLICAÇÃO DE UM FERRAMENTAL DE PESQUISA EM UM COTIDIANO PROP?CIO PARA O APRIMORAMENTO DOS SEUS RESULTADOS, SEM A NECESSIDADE OBRIGAT?RIA DO AVANÇO NA TÉCNICA. ISSO TIPIFICA ESPECIALMENTE AS INTERVENÇÕES DE ENSINO, EM QUE UMA MIR?ADE DE TEORIAS E PESQUISAS ESTÃO DISPONÍVEIS. A VIVÊNCIA ESCOLAR EM QUE BUSCAMOS INSERIR OS NOSSOS DISCENTES BOLSISTAS DO PIBID SEGUEM ESSA TOMADA DE DECISÃO. OS SUPERVISORES BOLSISTAS DAS ESCOLAS EM CONJUNTO COM A EQUIPE DE COORDENADORES DIRECIONARAM AÇÕES COM O INTUITO DA PESQUISA TRANSLACIONAL, EVIDENCIANDO A AÇÃO DO DOCENTE NO SEU AMBIENTE DE TRABALHO. ESSA POTENCIALIDADE DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS ATINGE UMA ÁREA CARENTE DE AÇÕES E PRESENÇA DA UNIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR TRAZENDO A POSSIBILIDADE DE UMA MAIOR RELAÇÃO INTEGRADA QUE BUSCA COMO UMA PRIMEIRA CONSEQUÊNCIA A MUDANÇA QUALIFICADA DA PRÁTICA DOCENTE E INSERE O NOSSO ESTUDANTE EM UM AMBIENTE DE REFLEXÃO SOBRE O ATO DE ENSINAR E TODAS AS ETAPAS E PROCEDIMENTOS ASSOCIADOS, QUE TORNAM O MOMENTO DE SALA DE AULA O DESFECHO DE UM PROCESSO PLANEJADO E COMPLEXO. O OBJETIVO CENTRAL DESTE TRABALHO ? RELATAR A INCLUSÃO DO DISCENTE BOLSISTA NA VIVÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE, EVIDENCIANDO UM PROCESSO DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA INTEGRADORA, AO MESMO TEMPO EM QUE BUSCAMOS SUA CAPACITAÇÃO PARA O ESTUDO APLICADO DE TEORIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS CONDIZENTES COM A PROGRAMAÇÃO CURRICULAR EXECUTADA NO PLANEJAMENTO DA ESCOLA ENVOLVIDA.