PIBID UEPB ? FÍSICA (CAMPUS VIII) ? ARARUNA:
DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE ENSINO
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64638 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 336 "inscrito_id" => 288 "titulo" => """ PIBID UEPB ? FÍSICA (CAMPUS VIII) ? ARARUNA:\r\n DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE ENSINO """ "resumo" => "AS DIFICULDADES NO APRENDER EM FÍSICA SÃO UMA CONSTANTE DISCUSSÃO NA ACADEMIA, MUITO EMBORA SEJA VASTA A PESQUISA NO DESENVOLVIMENTO DE TEORIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O QUE DENOMINAMOS DE PESQUISA TRANSLACIONAL ? A APLICAÇÃO DE UM FERRAMENTAL DE PESQUISA EM UM COTIDIANO PROP?CIO PARA O APRIMORAMENTO DOS SEUS RESULTADOS, SEM A NECESSIDADE OBRIGAT?RIA DO AVANÇO NA TÉCNICA. ISSO TIPIFICA ESPECIALMENTE AS INTERVENÇÕES DE ENSINO, EM QUE UMA MIR?ADE DE TEORIAS E PESQUISAS ESTÃO DISPONÍVEIS. A VIVÊNCIA ESCOLAR EM QUE BUSCAMOS INSERIR OS NOSSOS DISCENTES BOLSISTAS DO PIBID SEGUEM ESSA TOMADA DE DECISÃO. OS SUPERVISORES BOLSISTAS DAS ESCOLAS EM CONJUNTO COM A EQUIPE DE COORDENADORES DIRECIONARAM AÇÕES COM O INTUITO DA PESQUISA TRANSLACIONAL, EVIDENCIANDO A AÇÃO DO DOCENTE NO SEU AMBIENTE DE TRABALHO. ESSA POTENCIALIDADE DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS ATINGE UMA ÁREA CARENTE DE AÇÕES E PRESENÇA DA UNIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR TRAZENDO A POSSIBILIDADE DE UMA MAIOR RELAÇÃO INTEGRADA QUE BUSCA COMO UMA PRIMEIRA CONSEQUÊNCIA A MUDANÇA QUALIFICADA DA PRÁTICA DOCENTE E INSERE O NOSSO ESTUDANTE EM UM AMBIENTE DE REFLEXÃO SOBRE O ATO DE ENSINAR E TODAS AS ETAPAS E PROCEDIMENTOS ASSOCIADOS, QUE TORNAM O MOMENTO DE SALA DE AULA O DESFECHO DE UM PROCESSO PLANEJADO E COMPLEXO. O OBJETIVO CENTRAL DESTE TRABALHO ? RELATAR A INCLUSÃO DO DISCENTE BOLSISTA NA VIVÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE, EVIDENCIANDO UM PROCESSO DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA INTEGRADORA, AO MESMO TEMPO EM QUE BUSCAMOS SUA CAPACITAÇÃO PARA O ESTUDO APLICADO DE TEORIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS CONDIZENTES COM A PROGRAMAÇÃO CURRICULAR EXECUTADA NO PLANEJAMENTO DA ESCOLA ENVOLVIDA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "PIBID, FÍSICA, UEPB, ARARUNA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA20_ID288_19102019145952.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE JAMILTON RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAMILTON RODRIGUES" "autor_email" => "jjrodrigues@uepb.edu.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64638 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 336 "inscrito_id" => 288 "titulo" => """ PIBID UEPB ? FÍSICA (CAMPUS VIII) ? ARARUNA:\r\n DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE ENSINO """ "resumo" => "AS DIFICULDADES NO APRENDER EM FÍSICA SÃO UMA CONSTANTE DISCUSSÃO NA ACADEMIA, MUITO EMBORA SEJA VASTA A PESQUISA NO DESENVOLVIMENTO DE TEORIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O QUE DENOMINAMOS DE PESQUISA TRANSLACIONAL ? A APLICAÇÃO DE UM FERRAMENTAL DE PESQUISA EM UM COTIDIANO PROP?CIO PARA O APRIMORAMENTO DOS SEUS RESULTADOS, SEM A NECESSIDADE OBRIGAT?RIA DO AVANÇO NA TÉCNICA. ISSO TIPIFICA ESPECIALMENTE AS INTERVENÇÕES DE ENSINO, EM QUE UMA MIR?ADE DE TEORIAS E PESQUISAS ESTÃO DISPONÍVEIS. A VIVÊNCIA ESCOLAR EM QUE BUSCAMOS INSERIR OS NOSSOS DISCENTES BOLSISTAS DO PIBID SEGUEM ESSA TOMADA DE DECISÃO. OS SUPERVISORES BOLSISTAS DAS ESCOLAS EM CONJUNTO COM A EQUIPE DE COORDENADORES DIRECIONARAM AÇÕES COM O INTUITO DA PESQUISA TRANSLACIONAL, EVIDENCIANDO A AÇÃO DO DOCENTE NO SEU AMBIENTE DE TRABALHO. ESSA POTENCIALIDADE DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS ATINGE UMA ÁREA CARENTE DE AÇÕES E PRESENÇA DA UNIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR TRAZENDO A POSSIBILIDADE DE UMA MAIOR RELAÇÃO INTEGRADA QUE BUSCA COMO UMA PRIMEIRA CONSEQUÊNCIA A MUDANÇA QUALIFICADA DA PRÁTICA DOCENTE E INSERE O NOSSO ESTUDANTE EM UM AMBIENTE DE REFLEXÃO SOBRE O ATO DE ENSINAR E TODAS AS ETAPAS E PROCEDIMENTOS ASSOCIADOS, QUE TORNAM O MOMENTO DE SALA DE AULA O DESFECHO DE UM PROCESSO PLANEJADO E COMPLEXO. O OBJETIVO CENTRAL DESTE TRABALHO ? RELATAR A INCLUSÃO DO DISCENTE BOLSISTA NA VIVÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE, EVIDENCIANDO UM PROCESSO DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA INTEGRADORA, AO MESMO TEMPO EM QUE BUSCAMOS SUA CAPACITAÇÃO PARA O ESTUDO APLICADO DE TEORIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS CONDIZENTES COM A PROGRAMAÇÃO CURRICULAR EXECUTADA NO PLANEJAMENTO DA ESCOLA ENVOLVIDA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "PIBID, FÍSICA, UEPB, ARARUNA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA20_ID288_19102019145952.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE JAMILTON RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAMILTON RODRIGUES" "autor_email" => "jjrodrigues@uepb.edu.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }