ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O CURSO DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB/CAMPUS I), COORDENADO PELA PROF? DR? FRANCISCA PEREIRA SALVINO, QUE TEVE COMO PÚBLICO ALVO RESIDENTES (BOLSISTAS) E PRECEPTORES DO PROGRAMA COM PARTICIPAÇÃO DE PALESTRANTES CONVIDADOS. O CURSO TEVE COMO OBJETIVO PROMOVER A FORMAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DE ESTUDANTES E PROFESSORES/PRECEPTORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA E FOI REALIZADO NOS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO DE 2018, SENDO SUA PRIMEIRA ETAPA. TOMAMOS POR REFERÊNCIA OS ESCRITOS DE MORAIS (2012), GATTI E BARRETO (2009). TRATA-SE DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, CUJO PROCEDIMENTO TÉCNICO CONSISTIU EM PESQUISA EXPLICATIVA ACERCA DE PROCESSO FORMATIVO, QUE ENVOLVEU OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA PRIMEIRA ETAPA DO PRP, VISANDO UM MAIOR APROFUNDAMENTO E CONHECIMENTO A RESPEITO DA FORMAÇÃO DOCENTE, DO CURRÍCULO E DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, DENTRE OUTROS. CONCLUI-SE QUE O APRENDIZADO DO CURSO DE FORMAÇÃO FOI ENRIQUECEDOR E DE GRANDE VALIA ? PRÁTICA ENQUANTO RESIDENTES, POSSIBILITANDO COMPREENDER MELHOR A RESPEITO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, QUE PODEM PROMOVER APRENDIZAGENS COM CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO, AUTONOMIA, SENSO CRÍTICO E LIBERDADE DE PENSAR. TAMBÉM CONTRIBUIU PARA AMPLIAR E INTENSIFICAR NOSSO PROCESSO FORMATIVO COM QUALIDADE PARA QUE POSSAMOS CRIAR SITUAÇÕES QUE PROVOQUEM NOS ESTUDANTES O DESEJO DE EXPERIMENTAR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA SEU PLENO DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOCIAL, POLÍTICO, CULTURAL E ESTÁTICO, COMO CONQUISTA INDIVIDUAL E COLETIVA.