RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: (RE)SIGNIFICANDO A FORMAÇÃO DOCENTE
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64699 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 355 "inscrito_id" => 533 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: (RE)SIGNIFICANDO A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O CURSO DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB/CAMPUS I), COORDENADO PELA PROF? DR? FRANCISCA PEREIRA SALVINO, QUE TEVE COMO PÚBLICO ALVO RESIDENTES (BOLSISTAS) E PRECEPTORES DO PROGRAMA COM PARTICIPAÇÃO DE PALESTRANTES CONVIDADOS. O CURSO TEVE COMO OBJETIVO PROMOVER A FORMAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DE ESTUDANTES E PROFESSORES/PRECEPTORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA E FOI REALIZADO NOS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO DE 2018, SENDO SUA PRIMEIRA ETAPA. TOMAMOS POR REFERÊNCIA OS ESCRITOS DE MORAIS (2012), GATTI E BARRETO (2009). TRATA-SE DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, CUJO PROCEDIMENTO TÉCNICO CONSISTIU EM PESQUISA EXPLICATIVA ACERCA DE PROCESSO FORMATIVO, QUE ENVOLVEU OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA PRIMEIRA ETAPA DO PRP, VISANDO UM MAIOR APROFUNDAMENTO E CONHECIMENTO A RESPEITO DA FORMAÇÃO DOCENTE, DO CURRÍCULO E DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, DENTRE OUTROS. CONCLUI-SE QUE O APRENDIZADO DO CURSO DE FORMAÇÃO FOI ENRIQUECEDOR E DE GRANDE VALIA ? PRÁTICA ENQUANTO RESIDENTES, POSSIBILITANDO COMPREENDER MELHOR A RESPEITO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, QUE PODEM PROMOVER APRENDIZAGENS COM CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO, AUTONOMIA, SENSO CRÍTICO E LIBERDADE DE PENSAR. TAMBÉM CONTRIBUIU PARA AMPLIAR E INTENSIFICAR NOSSO PROCESSO FORMATIVO COM QUALIDADE PARA QUE POSSAMOS CRIAR SITUAÇÕES QUE PROVOQUEM NOS ESTUDANTES O DESEJO DE EXPERIMENTAR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA SEU PLENO DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOCIAL, POLÍTICO, CULTURAL E ESTÁTICO, COMO CONQUISTA INDIVIDUAL E COLETIVA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE, APRENDIZAGEM, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID533_19102019160032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CL?UDIA MONIQUE LIMA DE ASSIS BRASIL" "autor_nome_curto" => "MONIQUE" "autor_email" => "moniquebrasil82@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64699 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 355 "inscrito_id" => 533 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: (RE)SIGNIFICANDO A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O CURSO DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB/CAMPUS I), COORDENADO PELA PROF? DR? FRANCISCA PEREIRA SALVINO, QUE TEVE COMO PÚBLICO ALVO RESIDENTES (BOLSISTAS) E PRECEPTORES DO PROGRAMA COM PARTICIPAÇÃO DE PALESTRANTES CONVIDADOS. O CURSO TEVE COMO OBJETIVO PROMOVER A FORMAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DE ESTUDANTES E PROFESSORES/PRECEPTORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA E FOI REALIZADO NOS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO DE 2018, SENDO SUA PRIMEIRA ETAPA. TOMAMOS POR REFERÊNCIA OS ESCRITOS DE MORAIS (2012), GATTI E BARRETO (2009). TRATA-SE DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, CUJO PROCEDIMENTO TÉCNICO CONSISTIU EM PESQUISA EXPLICATIVA ACERCA DE PROCESSO FORMATIVO, QUE ENVOLVEU OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA PRIMEIRA ETAPA DO PRP, VISANDO UM MAIOR APROFUNDAMENTO E CONHECIMENTO A RESPEITO DA FORMAÇÃO DOCENTE, DO CURRÍCULO E DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, DENTRE OUTROS. CONCLUI-SE QUE O APRENDIZADO DO CURSO DE FORMAÇÃO FOI ENRIQUECEDOR E DE GRANDE VALIA ? PRÁTICA ENQUANTO RESIDENTES, POSSIBILITANDO COMPREENDER MELHOR A RESPEITO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, QUE PODEM PROMOVER APRENDIZAGENS COM CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO, AUTONOMIA, SENSO CRÍTICO E LIBERDADE DE PENSAR. TAMBÉM CONTRIBUIU PARA AMPLIAR E INTENSIFICAR NOSSO PROCESSO FORMATIVO COM QUALIDADE PARA QUE POSSAMOS CRIAR SITUAÇÕES QUE PROVOQUEM NOS ESTUDANTES O DESEJO DE EXPERIMENTAR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA SEU PLENO DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOCIAL, POLÍTICO, CULTURAL E ESTÁTICO, COMO CONQUISTA INDIVIDUAL E COLETIVA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE, APRENDIZAGEM, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID533_19102019160032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CL?UDIA MONIQUE LIMA DE ASSIS BRASIL" "autor_nome_curto" => "MONIQUE" "autor_email" => "moniquebrasil82@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }