O PROCESSO DE FORMAÇÃO ? DE GRANDE VALIA PARA A VIVÊNCIA NO DIA A DIA EM SALA DE AULA. DESTA FORMA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SE TORNA FUNDAMENTAL PARA UMA PRÁTICA CONSTRUTIVA NO AMBIENTE EDUCACIONAL. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO BUSCA RELATAR A AS EXPERIÊNCIAS DE UMA GRUPO DE ALUNAS
NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE SURGE COM O INTUITO DE PREPARAR ALUNOS DE LICENCIATURAS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE EM DIVERSAS ÁREAS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O PAPEL DE UM PROFESSOR QUE ? TÃO IMPORTANTE COMO QUALQUER OUTRO, SENDO ASSIM, QUANTO MAIS PREPARAÇÃO E CONHECIMENTO A RESPEITO DA PRÁTICA EDUCATIVA, MELHOR. A PARTIR DESSE ENTENDIMENTO, BUSCAREMOS DESCREVER A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE FORMAÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA, COORDENADO PELA PROFESSORA DR? FRANCISCA PEREIRA SALVINO. O PROGRAMA ? UMA INICIATIVA DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) E DO MINIST?RIO DA EDUCAÇÃO (MEC), QUE VEM COM O INTUITO DE OFERTAR AOS ESTUDANTES DE LICENCIATURAS UMA FAMILIARIZAÇÃO COM A SALA DE AULA, PARA QUE ADQUIRAM EXPERIÊNCIAS E APRIMOREM SEUS CONHECIMENTOS, CONCILIANDO TEORIA E PRÁTICA. O RESUMO, BUSCA DESCREVER TAIS EXPERIÊNCIAS, DANDO ENFOQUE AOS MATERIAIS QUE FORAM UTILIZADOS E AS CONTRIBUIÇÕES QUE O MESMO NOS PROPORCIONOU. FAZENDO UM RELATO COMO FOI PARTICIPAR DESTES ENCONTROS, O APRENDIZADO QUE ELES OBJETIVAVAM, E QUAIS FORMAM TRANSMITIDOS, TENDO COMO BASE, PALESTRAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCN?S).