Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: LÚDICO, CRIANÇA, ENSINO E APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64582
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 56
    "inscrito_id" => 444
    "titulo" => "O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ABORDAR A LUDICIDADE COMO PROCESSO E INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM, ASSIM COMO EVIDENCIAR DE FORMA SUCINTA OS DIFERENTES NÍVEIS DE COMPLEXIDADE NA ADOÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA LÚDICA. ESTE ESTUDO ? DE NATUREZA QUALITATIVA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PARA TANTO, FORAM CONSULTADOS LIVROS E PERI?DICOS CIENTÍFICOS, PERTINENTES AO TEMA ABORDADO. ALÉM DISSO, FORAM APRESENTADOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA. ESTES ÚLTIMOS FORAM RELACIONADOS ÀS VIVÊNCIAS PRÁTICAS DA INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA NA ESCOLA MARGARIDA PESSOA COUTINHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI PB, ONDE FORAM APLICADAS, ATRAVÉS DO PROGRAMA PIBID, AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS COM ÊNFASE EM RECURSOS LÚDICOS, PARA PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. O BRINCAR ESTÁ PRESENTE NA VIDA DAS CRIANÇAS EM TODAS AS SITUAÇÕES, PARTINDO DESSA PREMISSA, FOI FEITO UM RECORTE HISTÓRICO DA CRIANÇA E DO BRINCAR, CARACTERIZANDO A CRIANÇA E O BRINCAR NAS MAIS DIFERENTES ÉPOCAS, CONSIDERANDO A ESTRUTURA SOCIAL E POLÍTICA DE CADA PERÍODO, PASSANDO PELA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL QUE CULMINOU NA CENTRALIZAÇÃO DA CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITOS, ATÉ CHEGAR NOS MOLDES ATUAIS, ONDE A BRINCADEIRA ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DEPOIS FORAM APRESENTADAS CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDIOSOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DO LÚDICO.  A LUDICIDADE SE APRESENTA COMO UMA PROPOSTA PRIMORDIAL DO PIBID.  A EQUIPE BUSCOU UTILIZAR COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, A BRINCADEIRA. ATIVIDADES LÚDICAS SÃO PRÁTICAS EXITOSAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES COMO A IMAGINAÇÃO, A INTERAÇÃO, O TRABALHO EM EQUIPE E NOÇÕES DE REGRAS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, CRIANÇA, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID444_09102019141440.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZETE ARA?JO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZETE ARA?JO"
    "autor_email" => "Elizete_virtuosa@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64582
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 56
    "inscrito_id" => 444
    "titulo" => "O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ABORDAR A LUDICIDADE COMO PROCESSO E INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM, ASSIM COMO EVIDENCIAR DE FORMA SUCINTA OS DIFERENTES NÍVEIS DE COMPLEXIDADE NA ADOÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA LÚDICA. ESTE ESTUDO ? DE NATUREZA QUALITATIVA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PARA TANTO, FORAM CONSULTADOS LIVROS E PERI?DICOS CIENTÍFICOS, PERTINENTES AO TEMA ABORDADO. ALÉM DISSO, FORAM APRESENTADOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA. ESTES ÚLTIMOS FORAM RELACIONADOS ÀS VIVÊNCIAS PRÁTICAS DA INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA NA ESCOLA MARGARIDA PESSOA COUTINHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI PB, ONDE FORAM APLICADAS, ATRAVÉS DO PROGRAMA PIBID, AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS COM ÊNFASE EM RECURSOS LÚDICOS, PARA PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. O BRINCAR ESTÁ PRESENTE NA VIDA DAS CRIANÇAS EM TODAS AS SITUAÇÕES, PARTINDO DESSA PREMISSA, FOI FEITO UM RECORTE HISTÓRICO DA CRIANÇA E DO BRINCAR, CARACTERIZANDO A CRIANÇA E O BRINCAR NAS MAIS DIFERENTES ÉPOCAS, CONSIDERANDO A ESTRUTURA SOCIAL E POLÍTICA DE CADA PERÍODO, PASSANDO PELA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL QUE CULMINOU NA CENTRALIZAÇÃO DA CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITOS, ATÉ CHEGAR NOS MOLDES ATUAIS, ONDE A BRINCADEIRA ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DEPOIS FORAM APRESENTADAS CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDIOSOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DO LÚDICO.  A LUDICIDADE SE APRESENTA COMO UMA PROPOSTA PRIMORDIAL DO PIBID.  A EQUIPE BUSCOU UTILIZAR COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, A BRINCADEIRA. ATIVIDADES LÚDICAS SÃO PRÁTICAS EXITOSAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES COMO A IMAGINAÇÃO, A INTERAÇÃO, O TRABALHO EM EQUIPE E NOÇÕES DE REGRAS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, CRIANÇA, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID444_09102019141440.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZETE ARA?JO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZETE ARA?JO"
    "autor_email" => "Elizete_virtuosa@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

RESUMO O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ABORDAR A LUDICIDADE COMO PROCESSO E INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM, ASSIM COMO EVIDENCIAR DE FORMA SUCINTA OS DIFERENTES NÍVEIS DE COMPLEXIDADE NA ADOÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA LÚDICA. ESTE ESTUDO ? DE NATUREZA QUALITATIVA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PARA TANTO, FORAM CONSULTADOS LIVROS E PERI?DICOS CIENTÍFICOS, PERTINENTES AO TEMA ABORDADO. ALÉM DISSO, FORAM APRESENTADOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA. ESTES ÚLTIMOS FORAM RELACIONADOS ÀS VIVÊNCIAS PRÁTICAS DA INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA NA ESCOLA MARGARIDA PESSOA COUTINHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI PB, ONDE FORAM APLICADAS, ATRAVÉS DO PROGRAMA PIBID, AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS COM ÊNFASE EM RECURSOS LÚDICOS, PARA PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. O BRINCAR ESTÁ PRESENTE NA VIDA DAS CRIANÇAS EM TODAS AS SITUAÇÕES, PARTINDO DESSA PREMISSA, FOI FEITO UM RECORTE HISTÓRICO DA CRIANÇA E DO BRINCAR, CARACTERIZANDO A CRIANÇA E O BRINCAR NAS MAIS DIFERENTES ÉPOCAS, CONSIDERANDO A ESTRUTURA SOCIAL E POLÍTICA DE CADA PERÍODO, PASSANDO PELA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL QUE CULMINOU NA CENTRALIZAÇÃO DA CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITOS, ATÉ CHEGAR NOS MOLDES ATUAIS, ONDE A BRINCADEIRA ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DEPOIS FORAM APRESENTADAS CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDIOSOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DO LÚDICO. A LUDICIDADE SE APRESENTA COMO UMA PROPOSTA PRIMORDIAL DO PIBID. A EQUIPE BUSCOU UTILIZAR COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, A BRINCADEIRA. ATIVIDADES LÚDICAS SÃO PRÁTICAS EXITOSAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES COMO A IMAGINAÇÃO, A INTERAÇÃO, O TRABALHO EM EQUIPE E NOÇÕES DE REGRAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.