O PRESENTE TRABALHO VISA APRESENTAR ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DO ESTUDO DOS NOVOS GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS, ESPECIFICAMENTE O BLOG QUE FOI UTILIZADO NA PESQUISA DE
CAMPO EM AULAS DE LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA INSTITUTO DESEMBARGADOR SEVERINO MONTENEGRO/CAIC, ALAGOA GRANDE, PB. OS RECURSOS DIGITAIS APLICADOS PELOS PROFESSORES PODEM DE SOBREMANEIRA AUXILIAR PARA QUE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POSSA ADEQUA-SE A UMA CRESCENTE NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO AO ESTUDO DOS GÊNEROS EMERGENTES ADVINDOS DAS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS NA LINGUAGEM DA SOCIEDADE ATUAL CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE FORMA DINÂMICA E ATRATIVA. ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DE CONCEPÇÕES BIBLIOGRÁFICAS, FUNDAMENTADA EM AUTORES COMO MARCHUSHI (2002), LEVY (1996, 1999), CERTAU (2011) E OUTROS, FORAM PESQUISADOS CONCEITOS SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS. O RESULTADO DA PESQUISA ALCANÇADA ATRAVÉS DOS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS E DA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO E QUESTIONÁRIOS APLICADOS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA DA ESCOLA CAIC NOS FAZ REFLETIR A
IMPORTÂNCIA DO USO DESSES RECURSOS E DOS NOVOS GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O APRIMORAMENTO DE TÉCNICAS DE ENSINO VOLTADAS AO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA QUE RESULTA EM UM MAIOR INTERESSE NA APRENDIZAGEM. COM A CONCEPÇÃO DE IDEIAS ADQUIRIDAS ? POSSÍVEL CONSTRUIR PRÁTICAS DE ENSINO QUE CONSTITUA UM CONJUNTO, DE ENSINO, LINGUAGEM E TECNOLOGIA.