O PRESENTE TRABALHO TEM A PROPOSTA DE APRESENTAR O DESENVOLVIMENTO DA APLICAÇÃO DO PROJETO LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO E AÇÃO (LEIA) NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID-2018-2019), NUMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE-PB. A APLICAÇÃO DESTE PROJETO OBJETIVA ABORDAR OS GÊNEROS TEXTUAIS NUMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA E LÚDICA, QUE VISA POTENCIALIZAR O REPERTÓRIO LINGUÍSTICO-DISCURSIVO E DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS QUANTO AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SUA FORMAÇÃO CRÍTICA, LINGUÍSTICA E CIDADÃ, INSERINDO-OS NA COMPREENSÃO DO MUNDO POR MEIO DAQUILO QUE MAIS O REPRESENTA: A LINGUAGEM E O TEXTO. A PARTIR DA EXECUÇÃO DA PROPOSTA DO PROJETO, QUE ESTÁ EM PROCESSO DE APLICAÇÃO, ANALISAMOS, NESTE TRABALHO, AS IMPLICAÇÕES REFERENTES ÀS INTERAÇÕES DOS ALUNOS DESENVOLVIDAS DURANTE A ESPECULAÇÃO DO GÊNERO DEBATE, COM A TEMÁTICA DA DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO DE DROGAS. FUNDAMENTADOS NOS SENTIDOS EXPRESSOS PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS, QUE REGULAMENTAM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, TAIS COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), E EM AUTORES COMO LUIZ ANTÔNIO MARCUSCHI (2010), QUE CONCEBEM UMA ATENÇÃO ESPECIAL ? ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS, O TRABALHO DE APLICAÇÃO DO DEBATE, ENQUANTO GÊNERO, INTENCIONA INSERIR O ALUNADO NO EFETIVO USO DA LÍNGUA, FOMENTANDO INTERAÇÃO NO COMPARTILHAMENTO DE OPINIÕES E NO TRABALHO DE HABILIDADES ARGUMENTATIVAS, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA QUE PROPORCIONE A FORMAÇÃO CONSCIENTE DO ALUNADO NO EMPREGO SATISFATÓRIO DA LÍNGUA.