O TRABALHO EM QUESTÃO TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS DOCENTES E NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA, ALÉM DE OBSERVAR MECANISMOS RESPONSÁVEIS POR TORNAR A APRENDIZAGEM MAIS INSTIGANTE E EFICIENTE. PARTINDO DE UMA PESQUISA REALIZADA NO CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO, AS VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA CARACTERIZAM-SE COMO OBJETO DA PESQUISA QUE, BUSCA EXPLORAR ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE BOLSISTAS E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ENQUANTO AGENTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM; DISCUTIR MÉTODOS TRADICIONAIS UTILIZADOS POR PROFESSORES, ESPECIALMENTE PELO PROFESSOR DA ESCOLA EM QUESTÃO; E ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID. CONSIDERANDO O CEN?RIO NACIONAL DA EDUCAÇÃO QUE PASSAR POR MOMENTOS DE CRISE, ONDE O ENSINO DE HISTÓRIA ? UM DOS GRANDES PREJUDICADOS, QUE COMO CONSEQUÊNCIA TAMBÉM REFLETE NAS ESCOLAS E NOS NOSSOS PROFISSIONAIS. DIANTE DOS RESULTADOS DA PESQUISA, A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DE AMBOS OS LADOS SÃO SIGNIFICATIVAS E CONFIGURAM-SE EM DIVERSAS PERSPECTIVAS A RESPEITO DO ENSINO DE HISTÓRIA, ENTRETANTO, A DESCONSTRUÇÃO PARA OS DOCENTES EM FORMAÇÃO ? AINDA MAIS PERTINENTE, COMPREENDENDO NA PRÁTICA OS OBSTÁCULOS NO EXERCÍCIO DO EDUCADOR.