DESTACAMOS, O CRESCIMENTO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX, REFERENTE A AMPLIAÇÃO E DISCUSSÕES A RESPEITO DA INTER-RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE E PROFISSÃO, EM QUE SE DESTACA A QUESTÃO DA RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO SOCIAL COM A MELHORIA DE VIDA DAS PESSOAS, JUNTAMENTE COM A EXPECTATIVA DE QUE TAIS DIMENSÕES PUDESSEM SER CONTEMPLADAS, JÁ NO PROCESSO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS. O PIBID IMPLANTADO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS, NOS CURSOS DE LICENCIATURA, TRATA DE PROPORCIONAR AOS DISCENTES EM SEU PERÍODO DE FORMAÇÃO, VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO, PERMITINDO A ESTES CONHECER A PRÁTICA DE PROFISSIONAIS QUE SE ENCONTRAM EM EXERCÍCIO. AS AÇÕES PREVISTAS NO PLANO DE AÇÃO, IMPLANTADOS NO PROGRAMA, TÊM POR BASE A INSERÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS, NO COTIDIANO ESCOLAR POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA NAS ATIVIDADES REALIZADAS E SALA DE AULA E NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. ESTE TRABALHO, DESTACAMOS A INTERVENÇÃO DE UM GRUPO DE 10 ALUNOS, QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NO MUNICÍPIO DE ARARUNA - PB. O PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, ? FRUTO DE UMA INTERVENÇÃO VOLTADA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO BÁSICO. A ELABORAÇÃO DESTA SEQUÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DO PIBID, POR SUA VEZ, ? UMA ATIVIDADE SIGNIFICATIVA PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES, POSSIBILITANDO EXPERIÊNCIA E ATUAÇÃO EM SUA ÁREA PROFISSIONAL, SENDO ESTE UM PROCESSO ENRIQUECEDOR EM SEU PERÍODO DE FORMAÇÃO.