CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA TEORIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64437 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 391 "inscrito_id" => 424 "titulo" => "CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA TEORIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "resumo" => "DESTACAMOS, O CRESCIMENTO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX, REFERENTE A AMPLIAÇÃO E DISCUSSÕES A RESPEITO DA INTER-RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE E PROFISSÃO, EM QUE SE DESTACA A QUESTÃO DA RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO SOCIAL COM A MELHORIA DE VIDA DAS PESSOAS, JUNTAMENTE COM A EXPECTATIVA DE QUE TAIS DIMENSÕES PUDESSEM SER CONTEMPLADAS, JÁ NO PROCESSO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS. O PIBID IMPLANTADO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS, NOS CURSOS DE LICENCIATURA, TRATA DE PROPORCIONAR AOS DISCENTES EM SEU PERÍODO DE FORMAÇÃO, VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO, PERMITINDO A ESTES CONHECER A PRÁTICA DE PROFISSIONAIS QUE SE ENCONTRAM EM EXERCÍCIO. AS AÇÕES PREVISTAS NO PLANO DE AÇÃO, IMPLANTADOS NO PROGRAMA, TÊM POR BASE A INSERÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS, NO COTIDIANO ESCOLAR POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA NAS ATIVIDADES REALIZADAS E SALA DE AULA E NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. ESTE TRABALHO, DESTACAMOS A INTERVENÇÃO DE UM GRUPO DE 10 ALUNOS, QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NO MUNICÍPIO DE ARARUNA - PB. O PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, ? FRUTO DE UMA INTERVENÇÃO VOLTADA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO BÁSICO. A ELABORAÇÃO DESTA SEQUÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DO PIBID, POR SUA VEZ, ? UMA ATIVIDADE SIGNIFICATIVA PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES, POSSIBILITANDO EXPERIÊNCIA E ATUAÇÃO EM SUA ÁREA PROFISSIONAL, SENDO ESTE UM PROCESSO ENRIQUECEDOR EM SEU PERÍODO DE FORMAÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO DE FÍSICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA20_ID424_19102019191430.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORD?NIA CHIRLY ALVES NEVES" "autor_nome_curto" => "JORD?NIA NEVES" "autor_email" => "jchirlyneves@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64437 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 391 "inscrito_id" => 424 "titulo" => "CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA TEORIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "resumo" => "DESTACAMOS, O CRESCIMENTO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX, REFERENTE A AMPLIAÇÃO E DISCUSSÕES A RESPEITO DA INTER-RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE E PROFISSÃO, EM QUE SE DESTACA A QUESTÃO DA RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO SOCIAL COM A MELHORIA DE VIDA DAS PESSOAS, JUNTAMENTE COM A EXPECTATIVA DE QUE TAIS DIMENSÕES PUDESSEM SER CONTEMPLADAS, JÁ NO PROCESSO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS. O PIBID IMPLANTADO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS, NOS CURSOS DE LICENCIATURA, TRATA DE PROPORCIONAR AOS DISCENTES EM SEU PERÍODO DE FORMAÇÃO, VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO, PERMITINDO A ESTES CONHECER A PRÁTICA DE PROFISSIONAIS QUE SE ENCONTRAM EM EXERCÍCIO. AS AÇÕES PREVISTAS NO PLANO DE AÇÃO, IMPLANTADOS NO PROGRAMA, TÊM POR BASE A INSERÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS, NO COTIDIANO ESCOLAR POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA NAS ATIVIDADES REALIZADAS E SALA DE AULA E NAS ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. ESTE TRABALHO, DESTACAMOS A INTERVENÇÃO DE UM GRUPO DE 10 ALUNOS, QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NO MUNICÍPIO DE ARARUNA - PB. O PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, ? FRUTO DE UMA INTERVENÇÃO VOLTADA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO BÁSICO. A ELABORAÇÃO DESTA SEQUÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DO PIBID, POR SUA VEZ, ? UMA ATIVIDADE SIGNIFICATIVA PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES, POSSIBILITANDO EXPERIÊNCIA E ATUAÇÃO EM SUA ÁREA PROFISSIONAL, SENDO ESTE UM PROCESSO ENRIQUECEDOR EM SEU PERÍODO DE FORMAÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO DE FÍSICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA20_ID424_19102019191430.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORD?NIA CHIRLY ALVES NEVES" "autor_nome_curto" => "JORD?NIA NEVES" "autor_email" => "jchirlyneves@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }