OS ESTUDOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE, SEMPRE PERMEIAM INTERRELAÇÕES ENTRE OS INDIVÍDUOS, INCLUINDO AS RELAÇÕES DE PODER, AS RELAÇÕES SOCIAIS E DE IDENTIDADE. O CAMPO DE DISCUSSÃO EM TORNO DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NECESSITA VISLUMBRAR AS DIVERSIDADES SEJA DIANTE DOS UNIVERSOS DOS FEMINISMOS, DAS MASCULINIDADES OU NÃO-BINÁRIAS. NESSA ÓPTICA, A FICÇÃO MUITO BEM TEM DIALOGADO SOBRE ESTAS TEMÁTICAS, PERMITINDO COM LEVEZA DAR ASAS A IMAGINAÇÃO E A CONSCIÊNCIA DE QUE A DIFERENÇA EXISTE E CABE CADA UM ACEITÁ-LA NA TENTATIVA DE SER ACEITO. PORTANTO, É OBJETIVO DESTE ENSAIO, DIALOGAR SOBRE OS TEMAS QUE PERMEIAM AS RELAÇÕES DE GÊNERO, UTILIZANDO A METODOLOGIA DAS ARTES CÊNICAS, UMA VEZ QUE A FICÇÃO PERMITE UMA TROCA DE SUBJETIVAÇÃO ENTRE O AUTOR E O ESPECTADOR. COMO RESULTADOS PERCEBEM-SE, VIA CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA, A CONSTRUÇÃO DE IDEOLOGIAS, ALGUMAS AINDA ARRAIGADAS AS SOCIEDADES TRADICIONAIS, DIGAM-SE, AS MACHISTAS. CONTUDO, A VISÃO DA SOCIEDADE TEM SE MODIFICADO. O CAPITALISMO EXIGE A PRODUÇÃO E A MULHER ESTÁ INSERIDA NESTE CONTEXTO. CONCLUI-SE QUE AS IDEIAS, ASSIM COMO AS ARTES, COMO O CINEMA, SÃO IMPORTANTES PARA ENTENDERMOS COMO AS “COISAS” SE REPRODUZEM, TEMOS QUE SABER DAS “COISAS” PARA PODERMOS LUTAR POR TRANSFORMAÇÕES, PARA MUDAR A VIDA DAS MULHERES, DOS HOMENS, OU DE QUALQUER INDIVÍDUO INDEPENDENTE DE ORIENTAÇÃO SEXUAL, A IDENTIDADE SEXUAL OU DE GÊNERO COMO RESULTADO DE FORMAS VARIÁVEIS SOCIALMENTE DE DESEMPENHAR UM OU VÁRIOS PAPÉIS SEXUAIS.