O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADO EM 2017 E FOI APRESENTADO COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2017. O MESMO CONFIGURA-SE NA ANÁLISE DE PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO, QUE ATUAVAM EM ECOPORANGA /ES , E O PROCESSO EDUCATIVO ACERCA DA SEXUALIDADE POR MEIO DESTA DISCIPLINA. A PESQUISA EM QUESTÃO TENDE A PERCEBER O ENSINO DA TEMÁTICA TRANSVERSAL DA SEXUALIDADE NA DISCIPLINA ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA. A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES ACONTECEU POR MEIO DA ESTRATÉGIA DE GRUPO FOCAL E UM APORTE TEÓRICO QUE COMPREENDE OS CONCEITOS DE CURRÍCULO, ENSINO ACERCA DA SEXUALIDADE E A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NA VIDA DOS SUJEITOS. É UM TEXTO QUE ENFATIZA AS VIVÊNCIAS DE PROFISSIONAIS DE LÍNGUA MATERNA EM SALA DE AULA AO EXPOR AS ANGÚSTIAS DELES ACERCA DO ENSINO DA SEXUALIDADE NAS ESCOLAS.