ESTE TRABALHO BUSCA MAPEAR E PROBLEMATIZAR A PRODUÇÃO DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, CONSIDERANDO AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS FEMINISTAS NESTE CAMPO. PARA TANTO PARTE DE UM DESENHO DE PESQUISA QUE SE VALE DA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA PARA LEVANTAR E ANALISAR AS INFLUÊNCIAS FEMINISTAS NA PRODUÇÃO BRASILEIRA DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. PARA ISSO, SERÃO LEVANTADOS EM BASES DA DADOS DIGITAIS ON-LINE (SCIELO, CAPES, GOOGLE SCHOOLAR, BDTD) E ANALISADOS OS ARTIGOS DE PERIÓDICOS BRASILEIROS, DISSERTAÇÕES E TESES DA ÁREA DE PSICOLOGIA E, ESPECIALMENTE, DA ÁREA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO A PARTIR DO CRUZAMENTO DE DESCRITORES COMO PSICOLOGIA, PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, GÊNERO E SEXUALIDADE, AINDA PODENDO SE VALER DE OUTROS TERMOS REFERENTES A MARCADORES ETÁRIOS (CRIANÇA, ADOLESCENTE, JUVENTUDE, INFÂNCIA). NA ANÁLISE PROCEDEREMOS À IDENTIFICAÇÃO DOS TEMAS, OBJETIVOS, MÉTODOS, RESULTADOS, CONCEITOS DE GÊNERO UTILIZADOS. BUSCAREMOS IDENTIFICAR, COMO SEXO E GÊNERO SÃO REFERENDADOS E CONCEITUADOS PELAS AUTORIAS, SUAS RELAÇÕES COM OS PROCESSOS DE MUDANÇA, SUA INCORPORAÇÃO OU NÃO DE AUTORIAS FEMINISTAS. NA ANÁLISE DO MATERIAL COLETADO, ESTABELECEREMOS DIÁLOGOS COM A PRODUÇÃO DO TEMA NA PSICOLOGIA E NAS IDEIAS FORMULADAS POR AUTORIAS FEMINISTAS, EM SUAS POSSIBILIDADES DE ALIANÇAS NA PRODUÇÃO DE OUTROS MODOS DE SABER/FAZER PESQUISA EM PSICOLOGIA, ASSUMINDO PERSPECTIVAS POLÍTICAS E ÉTICAS QUE SE APROXIMAM DE DEMANDAS REFERENDADAS TAMBÉM PELOS MARCADORES ETÁRIOS.